Animais que vivem debaixo da terra

Animais que vivem debaixo da terra

A fauna edáfica, nome científico que engloba os animais que vivem debaixo da terra e/ou solo, se sente à vontade com seu mundo subterrâneo. É um grupo de criaturas muito interessantes que após milhares de anos de evolução continuam preferindo viver sob o solo em vez de subir à superfície.

Neste ecossistema subterrâneo vivem desde animais microscópicos, fungos e bactérias até répteis, insetos e mamíferos. Há muitos metros de profundidade na terra há esta vida que cresce, é muito mutável, ativa e, ao mesmo tempo, equilibrada.

Se este mundo escuro, úmido e marrom sob o solo que pisamos chama sua atenção, continue lendo este artigo do PeritoAnimal, onde você aprenderá sobre alguns dos animais que vivem debaixo da terra.

animais que vivem na terra 1,6k

animais que vivem no solo 1,3k

Toupeira

Entre os animais que vivem no solo, é claro que não deixaríamos de falar das famosas toupeiras. Se fizéssemos uma experiência na qual uma máquina de escavação e uma toupeira competissem de forma proporcional, não seria surpreendente se a toupeira ganhasse a disputa. Estes animais são os escavadores mais experientes da natureza - não há ninguém melhor para cavar túneis longos sob o solo.

As toupeiras têm olhos pequenos em comparação com seus corpos devido ao simples fato de que, evolutivamente, elas não precisaram de um sentido de visão para se sentirem confortáveis naquele ambiente escuro. Estes animais que vivem debaixo da terra e de unhas longas vivem especialmente na América do Norte e no continente eurasiático.

Lesma

As lesmas são animais da sub-ordem Stylommatophora e suas principais características são a forma de seu corpo, sua consistência e até mesmo sua cor. Eles são criaturas que podem parecer estranhas por serem escorregadias e até mesmo viscosas.

As lesmas terrestres são moluscos gastrópodes que não têm conchas, como seu amigo próximo o caracol, que carrega seu próprio abrigo. Elas só saem à noite e por pouco tempo, e nas estações secas se refugiam praticamente 24 horas por dia no subsolo, enquanto esperam que as chuvas cheguem.

Aranha-camelo

A aranha-camelo recebe seu nome pela forma alongada de suas pernas, que são muito parecidas com as pernas de um camelo. Eles têm 8 membros e cada um deles pode medir até 15 cm de comprimento.

Dizem que elas são um tanto agressivas e, embora seu veneno não seja mortal, ele arde muito e pode ser bastante desagradável. Correm com bastante agilidade, chegando a atingir 15 km/h. Gostam de passar muito tempo debaixo de pedras, também em buracos e habitam áreas secas, como savanas, estepes e desertos.

Escorpião

Considerado um dos animais mais mortíferos do mundo, não há como negar que os escorpiões têm uma beleza muito excêntrica, mas não deixa de ser um tipo de beleza. Essas criaturas são verdadeiros sobreviventes do planeta Terra, já que existem há milhões de anos.

Os escorpiões são verdadeiros guerreiros que podem habitar os lugares mais extremos do mundo. Eles estão presentes em quase todos os países, da floresta amazônica ao Himalaia e têm a capacidade de se enterrar em solo congelado ou grama espessa.

Embora algumas pessoas mantenham escorpiões como animais de estimação, a verdade é que devemos ter cuidado ao lidar com várias das espécies conhecidas. Além disso, algumas delas são protegidas, por isso é essencial ter certeza de sua origem.

Morcego

Os morcegos são os únicos mamíferos que podem voar. E embora eles gostem de abrir as asas, passam muito tempo no debaixo da terra, além de também serem noturnos.

Estes mamíferos alados fazem sua casa em praticamente todos os continentes, exceto na Antártica. Os morcegos vivem em ambientes subterrâneos quando estão em um local selvagem, mas também podem habitar qualquer rocha ou fenda de árvore que encontrem.

Formiga

Quem não sabe o quanto as formigas gostam de ficar debaixo da terra? Elas são especialistas em arquitetura subterrânea, tanto que podem até mesmo construir cidades complexas no subsolo.

Quando você caminha por aí, imagine que sob nossos passos estão milhões de formigas trabalhando para proteger suas espécies e para fortalecer seu precioso habitat Elas são um verdadeiro exército!

Pichiciego-menor

O pichiciego-menor (Chlamyphorus truncatus), chamando também de tatu-rosa, é um dos mamíferos mais raros do mundo e um dos mais fofos também. Vale mencionar que é também uma das menores espécies, medindo entre 7 a 10 cm, ou seja, cabe na palma de uma mão humana.

São frágeis mas, ao mesmo tempo, fortes como um bebê humano recém-nascido. Eles são muito ativos à noite e passam a maior parte de seu tempo vagando pelo submundo onde podem se mover com grande agilidade. Este tipo de tatu é endêmico na América do Sul, especificamente na região central da Argentina e claro que deveria estar na nossa lista de animais que vivem debaixo da terra.

Minhoca

Estes anelídeos possuem o corpo cilíndrico e vivem em solos úmidos de todo o planeta. Enquanto algumas têm poucos centímetros, outras são bem maiores, podendo ultrapassar os 2,5 metros de comprimento.

No Brasil, existem cerca de 30 famílias de minhocas, sendo que o maior deles é o minhocuçu Rhinodrilus alatus, que possui cerca de 60cm de comprimento.

E agora que você conheceu vários animais que vivem debaixo da terra, não perca este outro artigo do PeritoAnimal sobre animais azuis.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Animais que vivem debaixo da terra, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • MANHÃES, Carmen Maria Coimbra. Caracterização da fauna edáfica de diferentes coberturas vegetais no norte do estado do Rio de Janeiro, Brasil. Disponível em: <http://www.uenf.br/Uenf/Downloads/PRODVEGETAL_3434_1303332500.pdf>. Acesso em 9 de julho de 2021.