Animais que respiram pela pele

Animais que respiram pela pele

São muitos os animais que respiram pela pele, apesar de alguns deles, devido ao tamanho, combinarem com outro tipo de respiração ou modifiquem a forma do corpo para aumentar a relação superfície/volume.

Além disso, os animais que respiram pela pele têm uma baganha ou tecido epidérmico extremamente fino para que possam produzir o intercambio gasoso. Devem ser aquáticos, estar muito ligados à água ou viver em ambientes extremamente úmidos.

Alguma vez você se perguntou como os animais respiram pela pele? Nesse artigo do PeritoAnimal falaremos sobre os animais que respiram pela pele, quais os mecanismos de respiração que existem e outras curiosidades sobre o mundo animal. Continue lendo!

Tipos de respiração dos animais

No reino animal existem muitos tipos de respiração. O fato de um animal possuir um tipo ou outro depende de muitos fatores, entre eles se vive em um meio terrestre ou aquático, se é um animal pequeno ou grande, se voa ou se realiza metamorfose.

Um dos principais tipos de respiração é o que se dá através de braquias. As braquias são uma estrutura que podem estar dentro ou fora do animal e permitem tomar oxigênio e liberar dióxido de carbono. O grupo animal no qual existe mais diversidade de braquias é o dos invertebrados aquáticos, por exemplo:

  • Os poliquetas tiram os tentáculos que usam como braquias e para se alimentar quando não estão em perigo.
  • As estrelas do mar tem pápulas branquiais que atuam como braquias. Além disso, os pés ambulacrais também funcionam como braquias.
  • O pepino-do-mar tem uma árvore respiratória que flui para a boca (pulmão aquático).
  • O límulo apresenta as braquias cobertas pela carapaça na qual o animal de move ritmicamente.
  • Gastrópodes apresentam braquias que se desenvolvem a partir da cavidade do manto (cavidade especial que apresentam os moluscos).
  • Os bivalves têm braquias laminadas com projeções para misturar com o meio.
  • Os cefalópodes têm braquias laminadas sem cílios. O manto é o que vai contrair para mover o meio.

Outros animais que respiram através das braquias são os peixes. Se você quiser saber mais, confira nosso artigo sobre como os peixes respiram.

Outro tipo de respiração é a respiração traqueal que acontece, principalmente, em insetos. Os animais que apresentam essa respiração têm uma estrutura no corpo chamado espiráculo pelo qual pegam o ar e o distribuem através do corpo.

Outro mecanismo respiratório é o que usa os pulmões. Esse tipo é muito comum entre os vertebrados, exceto os peixes. Nos répteis, por exemplo, existem pulmões unicamerais e multicamerais. Nos animais pequenos como as serpentes, são usados pulmões unicamerais e, em animais maiores como os crocodilos, multicamerais. Possuem um brônquio que recorre todo o pulmão, é um brônquio cartilaginoso reforçado. Em aves, existe um pulmão bronquial que consiste em um conjunto de brônquios colocados em forma quadricular com uma série de sacos aéreos. Os mamíferos apresentam pulmões que podem estar divididos em lóbulos.

Animais com respiração cutânea

A respiração cutânea, como forma exclusiva de respiração, se dá em animais pequenos pois têm poucos requisitos metabólicos e, por serem pequenos, a distância da difusão é pequena. Quando esses animais crescem, aumentam os requisitos metabólicos e o volume, pelo que a difusão não é suficiente, assim que se vêem obrigados a criar outro tipo de respiração.

Os animais de tamanho um pouco maior têm outro mecanismo para respirar ou adquirem uma forma alargada. Os lumbricidae, por ter uma forma alargada, aumentam a relação entre superfície-volume, podendo continuar com esse tipo de respiração. Contudo, precisam estar em ambientes úmidos e em uma superfície fina e permeável.

Os anfíbios, por exemplo, têm vários tipos de respiração ao longo da vida. Ao sair do ovo, respiram através de braquias e da pele, e as braquias perdem total funcionalidade quando o animal se torna adulto. Quando são girinos, a pele serve tanto para captar o oxigênio como para liberar dióxido de carbono. Quando chegam na fase adulta, a função de captação de oxigênio se reduz e a liberação de dióxido de carbono aumenta.

Animais que respiram pela pele: exemplos

Para conhecer um pouco mais sobre animais que respiram pela pele, listamos alguns animais com respiração cutânea permanente ou em algum período da vida.

  1. Lumbricus terrestris. Todas as lombrigas da terra respiram através da pele ao longo de toda a vida.
  2. Hirudo medicinalis. Também possuem respiração cutânea permanente.
  3. Cryptobranchus alleganiensis. É uma salamandra gigante americana que respira através dos pulmões e da pele.
  4. Desmognathus fuscus. Tem respiração exclusiva cutânea.
  5. Lissotriton boscai. Também conhecido com tritão ibérico, respira através de pulmões e da pele.
  6. Alytes obstetricans. Também conhecido como sapo-parteiro e, como todos os sapos e rãs, tem uma respiração braquial quando é girinos e pulmonar quando adulto. A respiração cutânea se mantem por toda a vida mas, na fase adulta, a liberação de dióxido de carbono se torna importante.
  7. Pelobates cultripes. Ou sapo-de-unha-negra.
  8. Pelophylax perezi. Rã comum.
  9. Phyllobates terribilis. É considerado o vertebrado mais venenoso do mundo.
  10. Oophaga pumilio.
  11. Paracentrotus lividus. Ou ouriço-do-mar, possui braquias e realiza respiração cutânea.
  12. Sminthopsis douglasi. O metabolismo e tamanho não permitem que os mamíferos possuam respiração cutânea, mas foi descoberto que os recém nascidos dessa espécie de marsupial dependem exclusivamente da respiração cutânea durante os primeiros dias de vida.

Como curiosidade, o ser humano possui respiração cutânea mas apenas no tecido corneal dos olhos.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Animais que respiram pela pele, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Boutilier, R. G., & Toews, D. P. (1981). Respiratory, circulatory and acid-base adjustments to hypercapnia in a strictly aquatic and predominantly skin-breathing urodelle, Cryptobranchus alleganiensis. Respiration physiology, 46(2), 177-192.
  • Gatz, R. N., Crawford Jr, E. C., & Piiper, J. (1975). Kinetics of inert gas equilibration in an exclusively skin-breathing salamander, Desmognathus fuscus. Respiration Physiology, 24(1), 15-29.
  • Mortola, J. P., Frappell, P. B., & Woolley, P. A. (1999). Breathing through skin in a newborn mammal. Nature, 397(6721), 660.