Animais que hibernam

Animais que hibernam

Por muitos anos a chegada do inverno representou um desafio para muitas espécies. A escassez de alimentos somada às mudanças radicais de temperatura ameaçava a sobrevivência dos animais de climas frios e temperados.

Como a natureza sempre demonstra sua sabedoria, estes animais desenvolveram uma capacidade adaptativa para conservar o equilíbrio de seu organismo e sobreviver ao frio mais árduo. Denominamos hibernação esta faculdade determinante para a conservação de diversas espécies. Para entender melhor o que é a hibernação e quais são os animais que hibernam, te convidamos a seguir lendo este artigo do PeritoAnimal.

O que é hibernação

Como dissemos, a hibernação consiste em uma faculdade adaptativa desenvolvida por certas espécies durante sua evolução, para sobrevier ao frio e às mudanças climáticas que se produzem durante o inverno.

Os animais que hibernam experimentam um período de hipotermia controlada, por isso, sua temperatura corporal se conserva estável e abaixo do normal. Durante os meses de hibernação, seu organismo se mantém em um estado de letargia, diminuindo radicalmente seu gasto energético, seu ritmo cardíaco e respiratório.

A adaptação é tão impressionante que, muitas vezes, o animal parece estar morto. Sua pele se mostra fria ao tato, sua digestão praticamente se detém, as necessidades fisiológicas são momentaneamente suspendidas e é difícil perceber sua respiração. Com a chegada da primavera, o animal desperta, recupera sua atividade metabólica normal e se prepara para o período de acasalamento.

Como se preparam os animais que hibernam

Logicamente, a hibernação traz consigo a incapacidade de buscar e consumir os nutrientes necessários para sua sobrevivência. Por isso, os animais que hibernam devem preparar-se adequadamente para sobreviver durante este período.

Algumas semanas ou dias antes de começar a hibernação, estas espécies aumentam a ingestão de comida diária. Este comportamento é fundamental para criar uma reserva de gordura e nutrientes que permitam o animal a sobreviver durante a redução metabólica.

Além disso, os animais que hibernam costumam modificar sua pelagem ou preparar os ninhos nos quais se refugiam com materiais isolantes para ajudar a manter a temperatura corporal. Com a chegada do inverno, se refugiam e permanecem imóveis em uma posição que lhes permita economizar energia corporal.

Animais que hibernam - Exemplos

A hibernação é mais frequente nas espécies de sangue quente, mas também é realizada por alguns répteis, como os crocodilos, algumas espécies de lagartos e cobras. Também se verificou que certas espécies como as lombrigas que vivem em baixo da terra em regiões mais frias experimentam uma importante redução de sua temperatura corporal e atividades metabólicas.

Entre os animais que hibernam, se destacam diferentes espécies de:

  • Marmotas;
  • Esquilos terrestres;
  • Arganazes;
  • Hamsters;
  • Ouriços;
  • Rãs.
  • Morcegos.

Urso hiberna?

Durante muito tempo prevaleceu a crença de que os ursos hibernavam. Inclusive, ainda hoje em dia é comum que estes animais estejam associados a hibernação em filmes, livros e outras obras de ficção. Mas, afinal, urso hiberna?

Muitos especialistas afirmam que os ursos não experimentam uma autêntica hibernação como os demais animais mencionados. Para estes mamíferos tão grandes e pesados, este processo requereria um enorme gasto energético para estabilizar sua temperatura corporal com a chegada da primavera. O custo metabólico seria insustentável para o animal, colocando em risco a sua sobrevivência.

Na realidade, os ursos entram um estado chamado de sono invernal. A principal diferença é que sua temperatura corporal desce apenas alguns graus enquanto dormem por grandes períodos de tempo em suas cavernas. Os processos são tão parecidos que muitos estudiosos mencionam o sono invernal como sinônimo de hibernação, mas não são exatamente iguais.

Independentemente do ponto de vista dos estudiosos que chamem ou não o processo de hibernação, ele tem características diferentes quando se tratam dos ursos[1], já que eles não perdem a capacidade de perceber seu entorno, como outras espécies de animais que hibernam. Vale ressaltar também que não são todos os ursos que necessitam ou podem realizar este processo.

O urso panda, por exemplo, não tem essa necessidade já que sua dieta, baseada na ingestão de bambu, não o permite contar com a força necessária para entrar neste estado de inatividade. Há ainda os ursos que podem realizar o processo, mas que não necessariamente o fazem, como o urso-negro-asiático, tudo vai depender da quantidade de alimento que ele tenha disponível durante o ano.

Conte para gente se você já sabia desta diferença entre sono invernal e a hibernação, no caso dos ursos. E, se você quer saber mais sobre os ursos e o inverno, descubra no Perito Animal como o urso polar sobrevive no frio, onde te mostramos várias teorias e curiosidades, você não pode perder.

Outras técnicas naturais de adaptação ao frio

A hibernação não é a única conduta adaptativa que os animais desenvolvem para sobreviver a variações climáticas e escassez de alimentos. Alguns insetos, por exemplo, experimentam uma espécie de temporada letárgica, conhecida como diapausa, que os prepara para situações adversas como a falta de comida ou água.

Muitos parasitas apresentam uma inibição de seu crescimento, chamada hipobiose, a qual é ativada durante as estações mais frias ou de seca extrema. Já as aves e as baleias desenvolvem comportamentos migratórios que lhes permitem encontrar alimentos e ambientes favoráveis a sua sobrevivência durante todo o ano.

Se o processo de hibernação te deixou com curiosidade em relação a adaptação dos seres vivos ao ambiente em que vivem, não deixe de conferir nosso outro artigo sobre este tema.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Animais que hibernam, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Referências
  1. EXPERTO ANIMAL. ¿Los oso hibernan?. Disponível em: <https://www.expertoanimal.com/los-osos-hibernan-24352.html> Acesso em: 10 de março de 2021.