Animais que dormem muito

Animais que dormem muito

Você sabia que existem animais capazes de dormir por mais de 20 horas seguidas? Essas longas horas de sono se devem a fatores como sua dieta, a quantidade de atividade que realizam, as necessidades que têm de satisfazer para se manterem saudáveis, sua capacidade de adaptação, etc.

Aqui no PeritoAnimal vamos te mostrar uma lista de 15 animais que dormem muito, assim como os que menos dormem. Descubra os animais que mais dormem!

O quanto os animais dormem?

Como os seres humanos, os animais precisam dormir, embora o tempo de sono varie de espécie para espécie. Alguns descansam durante a noite e outros preferem descansar durante o dia, enquanto outros animais dorminhocos passam a maior parte do tempo nesta atividade.

O sono ajuda a restaurar a energia, assim como a relaxar e equilibrar o metabolismo. Por esta razão, esta é uma função desempenhada por todos os animais, sem exceção!

Lista dos animais mais dorminhocos

Quais são os animais que dormem mais? Embora todos os animais durmam, nem todos fazem isso da mesma maneira. Alguns animais hibernam durante o inverno para sobreviver às altas temperaturas, porém, nesta lista não nos basearemos neste fato, pois os animais incluídos são os que mais dormem durante o dia ao longo de todo o ano. Portanto, os animais mais dorminhocos e dos quais falaremos nos próximos tópicos são:

  1. Coala (Phascolarctos cinereus)
  2. Bicho-preguiça (Folivora)
  3. Pequeno-morcego-marrom (Myotis longipes)
  4. Gambá-da-virgínia (Didelphis virginiana)
  5. Tatu (Dasypodidae)
  6. Furão (Mustela putorius furo)
  7. Gambá-pigmeu-oriental (Burramys parvus)
  8. Lêmure (Lemuriformes)
  9. Tigre (Panthera tigris)
  10. Gato doméstico (Felis catus)
  11. Musaranho (Soricidae)
  12. Tupaia (Tupaia)
  13. Esquilo (Sciuridae)
  14. Leão (Panthera leo)
  15. Cachorro (Canis lupus familiaris)

1. Coala

O coala (Phascolarctos cinereus) é um herbívoro pertencente à família dos marsupiais. Ele vive em árvores a maior parte do tempo, pois encontra dificuldades para se mover no chão e é conhecido por ser um animal que dorme muito.

Quanto tempo dorme um coala? A verdade é que este é o animal que mais dorme, pois passa 22 horas dormindo, usando apenas 2 horas para se alimentar e realizar suas necessidades fisiológicas. Isto se deve principalmente a sua dieta à base de eucalipto, uma planta muito pobre em nutrientes que requer muita energia para ser digerida.

2. Bicho-preguiça

Outro animal que dorme muito é a preguiça ou bicho-preguiça, um mamífero que, em termos de sono, fica atrás apenas do coala. Faz parte da subordem Folivora e é capaz de dormir até 20 horas por dia, o que faz pendurado em galhos de árvores. Quando está ativo, ele vai fazer suas necessidades, procura um companheiro ou simplesmente se muda para outro lugar para continuar dormindo.

Existem preguiças domésticas que podem dormir até 23 horas por dia, pois não precisam fazer esforço para procurar alimentos, nem têm que se mudar para novos locais de abrigo. Para descobrir mais curiosidades sobre o bicho-preguiça, não perca este outro artigo.

3. Pequeno morcego marrom

O pequeno-morcego-marrom (Myotis longipes) deve seu nome ao fato de ter apenas 10 cm de comprimento e pesar 14 kg. A cor do seu pelo é marrom claro no torso, com tons mais escuros no resto do corpo.

É um animal dorminhoco, pois passa 20 horas nesta atividade. Sua expectativa de vida é de 7 anos.

4. Gambá-da-virgínia

O gambá-da-virgínia (superfamília Didelphimorphia) é um marsupial caracterizado por uma cauda de 40 cm de comprimento, um corpo robusto e um focinho alongado. Ele é ágil e rápido para se mover através de seu habitat e tem a capacidade de "se fazer de morto" quando está em perigo.

O gambá-da-virgínia está nesta lista de 15 animais que dormem muito, pois precisa de cerca de 19 horas de sono por dia para recuperar sua energia.

5. Tatu

O tatu (família Dasypodidae) é um mamífero caracterizado por seu casco e sua aparência semelhante à de um rato pré-histórico. Tem um focinho pontiagudo e olhos pequenos, e sua pele tem tons rosados, marrons, cinzas ou amarelados. Vive em climas quentes e úmidos, tais como áreas arborizadas ou pastagens.

Está nesta lista de animais que dormem muito porque são capazes de dormir até 19 horas seguidas.

6. Furão

O furão (Mustela putorius furo) é um mamífero carnívoro caracterizado por um corpo alongado, pernas e orelhas curtas, um focinho perfilado e olhos pequenos. Sua pelagem varia entre branco, preto e prateado.

Este animal dorme 18 horas por dia. Quando acordado, ele é muito ativo e extremamente curioso, além de muito sociável e brincalhão. Além de ser um dos animais que mais dorme, está se tornando cada vez mais popular como animal de estimação em alguns países.

7. Gambá-pigmeu-oriental

O gambá-pigmeu-oriental (Burramys parvus) é um marsupial nativo da América do Sul. Ele passa cerca de 18 horas por dia dormindo e por isso é considerado um animal que dorme muito. Entretanto, uma vez acordado, ele se alimenta de qualquer coisa que possa encontrar em seu caminho, pois é um animal onívoro. Sua dieta é composta de plantas, folhas, frutas, insetos, sapos, cobras, pequenos pássaros, etc.

8. Lêmure

O lêmure (superfamília Lemuroidea) é um mamífero endêmico da ilha de Madagascar. Pertence à família dos primatas e vive a maior parte do tempo em árvores, em grupos de vários membros. Seu pelo é cinzento, com manchas pretas ao redor do rabo e dos olhos, que apresentam tons amarelados.

O lêmure é outro animal dorminhoco, pois dorme até 16 horas por dia, dedicando o resto do tempo à alimentação, socializando com seus conspecíficos, etc.

9. Tigre

O tigre (Panthera tigris) é um dos maiores e mais temíveis animais do mundo. Um grande caçador, está no topo da cadeia alimentar nas áreas em que habita e, apesar disso, é um animal que dorme muito.

Este mamífero dorme até 16 horas, principalmente durante o dia, já que à noite ele se dedica principalmente à caça e à procura de uma companheira. Faz este último durante o período de acasalamento, já que o resto do tempo é bastante solitário.

10. Gato doméstico

O gato doméstico (Felis silvestris catus) provavelmente é o animal doméstico mais famoso depois do cachorro. Além da atratividade da sua pelagem e agradável companhia, ele se caracteriza por longas horas de sono.

Um gato doméstico comum pode dormir 16 horas por dia, enquanto passa o resto do seu tempo comendo, brincando ou realizando suas necessidades fisiológicas. Você quer saber mais detalhes sobre este comportamento? Não perca este outro artigo: "Quantas horas um gato dorme por dia?".

11. Musaranho

O musaranho (subfamília Soricidae) é um mamífero que se alimenta de insetos e pequenos invertebrados. Mede entre 5 e 8 cm e se caracteriza por um focinho pontiagudo, olhos pequenos, pelo curto e uma cauda muito longa.

Dorme 16 horas por dia e tem uma expectativa de vida de 4 anos, embora normalmente viva apenas 2 anos.

12. Tupaia

Os tupaias, pertencentes à ordem Scandentia e também conhecidos como scandentia ou musaranhos-arborícolas, são pequenos mamíferos nativos do continente asiático. Alimentam-se de insetos, tais como formigas, gafanhotos, borboletas, etc.

Estes animais dormem até 15 horas por dia, muito parecido com o tempo gasto pelos tigres. A razão deste prolongado sono parece se dever ao esforço que eles fazem para adquirir seus alimentos.

13. Esquilo

Os esquilos (subfamília Ratufinae) são roedores encontrados em todo o mundo. Eles vivem em árvores, com exceção dos esquilos terrestres, que escavam suas tocas no solo, e também são animais que dormem muito, isso porque podem passar até 14 horas descansando, enquanto em seu tempo livre eles se dedicam à busca de alimentos e à mudança de abrigo.

14. Leão

O leão (Panthera leo) é o rei da savana. Seu tamanho imponente e sua crina, assim como seus hábitos carnívoros, fazem dele um animal inigualável. Você sabe o quanto um leão dorme por dia?

Enquanto as fêmeas cuidam dos filhotes e procuram alimento para o bando, o leão macho é um dos animais que dormem muito durante o dia, passando entre 13 e 20 horas nesta atividade. Quando estão acordados, passam seu tempo se alimentando, acasalando ou protegendo as fêmeas e filhotes de outros leões.

15. Cachorro

O cachorro (Canis lupus familiaris) também ocupa um lugar nesta lista de animais que dormem muito, especialmente porque estão entre os que mais dormem durante o dia. Embora seja verdade que eles permanecem acordados e atentos a qualquer ameaça, eles precisam de cerca de 13 horas por dia de sono. Este tempo é distribuído em períodos de 8 ou 9 horas durante a noite, mais cochilos pela manhã.

A marmota é um animal que dorme muito?

O termo marmota se refere a um grupo de roedores pertencentes à família Sciuridae, portanto, não estamos falando apenas de uma única espécie. Na verdade, existem 14 espécies de marmota. Muitas pessoas estão familiarizadas com a expressão "dormir como uma marmota", e é por isso que estes animais estão associados a dormir muito ou muito profundamente. Bem, as marmotas estão entre os animais que hibernam, ou seja, eles passam o inverno dormindo, o que significa que podem dormir por até 7 meses.

Assim, levando em conta os detalhes da hibernação, poderíamos dizer que a marmota também é um dos animais que dormem muito, embora seria mais exato dizer que é um dos animais que dorme mais horas seguidas. Ao concentrar os animais que dormem durante todo o ano o mesmo número de horas por dia, o coala é o vencedor absoluto.

E quanto tempo dorme um arganaz?

Com o arganaz acontece o mesmo que com a marmota, devido à popular expressão "dormir como um arganaz", muitas pessoas acreditam que ela está relacionada com o ato de dormir muito profundamente. Certamente, ambas as expressões estão corretas, pois estes animais dormem muito profundamente durante a hibernação. Em geral, os arganazes costumam dormir por cerca de 8 meses consecutivos, o que corresponde aos meses mais frios do ano.

Animais que menos dormem

Existe algum animal que nunca dorme? A resposta é não. Todos os animais dormem, de uma forma ou de outra, un mais, outros menos. Neste outro artigo falamos sobre os animais que dormem com um olho aberto, por exemplo. Aqui apresentaremos alguns dos animais que menos dormem:

1. Girafa

A girafa (Giraffa camelopardalis) é um dos mamíferos mais bonitos e impressionantes da África, devido ao seu tamanho e pelagem. Além disso, as girafas levam o prêmio quando se trata de não dormir, pois só descansam por 2 horas diárias em intervalos de 10 minutos.

2. Elefante

O elefante (família Elephantidae), também conhecido como o maior mamífero terrestre do mundo, é nativo da Ásia e da África. Sua alimentação é abundante, comendo até 200 quilos de alimentos por dia. Apesar de sua dieta pesada e tamanho impressionante, dorme por apenas 3-4 horas.

3. Vaca

As vacas (família Bovidae) são ruminantes que vivem no campo, onde dormem 4 horas por dia. Elas só chegam ao sono profundo quando deitadas, especialmente à noite. A qualidade do sono das vacas tem um impacto direto na qualidade do leite.

4. Cavalo

Os cavalos (Equus ferus caballus) passam a maior parte do tempo em pé, mesmo quando dormem, pois isso lhes permite fugir em caso de perigo. Além disso, como os humanos, os cavalos são capazes de sonhar. No total, eles dormem 3 horas por dia.

5. Cabra

As cabras (Capra aegagrus hircus) também são membros importantes de nossa lista, pois dormem no máximo 5 horas por dia, por isso estão entre os animais que dormem menos. O resto de seu tempo é dedicado a pastar e brincar com seus companheiros, pois eles são animais muito sociáveis.

Neste artigo apresentamos 12 animais que quase não dormem.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Animais que dormem muito, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Woinarski, J. & Burbidge, A.A. 2016. Phascolarctos cinereus. The IUCN Red List of Threatened Species 2016: e.T16892A21960344. .
  • Bauer, H.; Packer, C.; Funston, P.F.; Henschel, P. & Nowell, K. (2016). Panthera leo (errata version published in 2017). The IUCN Red List of Threatened Species 2016: e.T15951A115130419.
  • Muller, Z.; Bercovitch, F.; Brand, R.; Brown, D.; Brown, M.; Bolger, D.; Carter, K.; Deacon, F.; Doherty, J.B.; Fennessy, J.; Fennessy, S.; Hussein, A.; Lee, D.; Marais, A.; Strauss, M.; Tutchings, A. & Wube, T. (2018). Giraffa camelopardalis (amended version of 2016 assessment). The IUCN Red List of Threatened Species 2018: e.T9194A136266699.
  • Menkhorst, P.; Broome, L. & Driessen, M. (2008). Burramys parvus. The IUCN Red List of Threatened Species 2008: e.T3339A9775825.
  • Kruskop, S.V. (2016). Myotis longipes. The IUCN Red List of Threatened Species 2016: e.T14175A22056206.
  • Goodrich, J.; Lynam, A.; Miquelle, D.; Wibisono, H.; Kawanishi, K.; Pattanavibool, A.; Htun, S.; Tempa, T.; Karki, J.; Jhala, Y. & Karanth, U. (2015). Panthera tigris. The IUCN Red List of Threatened Species 2015: e.T15955A50659951.