Animais que dormem com um olho aberto

Animais que dormem com um olho aberto

O sono profundo e reparador como nós, mamíferos, conhecemos, não é para todos os animais, não. A quantidade e qualidade de sono varia bastante de acordo com o animal e entre os fatores que influenciam isso estão sua fisiologia, anatomia e adaptação ao ambiente em que vive.

Muitos não dormem profundamente pois se tornariam presas fáceis para predadores e, portanto, criaram mecanismos para descansar o corpo e deixar o cérebro em alerta. É o chamado descanso unilateral do cérebro, ou seja, enquanto o corpo descansa, uma parte do cérebro fica ativo. Isso possibilita as aves dormirem equilibradas em galhos de árvore, faz com que alguns cetáceos não se afoguem enquanto dormem (pois precisam subir à superfície para respirar vez ou outra) e também que alguns animais não se percam de seus grupos.

Neste artigo do PeritoAnimal falaremos, portanto, de uma das possíveis consequências desta capacidade que podemos observar na natureza: os animais que dormem com um olho aberto. Boa leitura.

Quanto tempo os animais dormem?

Os gatos são conhecidos por serem bastante dorminhocos. Enquanto filhotes, podem dormir até 20 horas por dia. Mas como vimos, a quantidade e qualidade do sono varia bastante de acordo com a espécie. Você sabe quanto tempo os animais dormem? E quais são os animais que dormem muito?

De acordo com um levantamento da Universidade de Washington, que organizou uma tabela a partir de diferentes estudos já realizados sobre o tema, o animal que mais dorme é o morcego-marrom (Myotis lucifugus), que pode passar até 82,9% do dia dormindo, cerca de 20 horas, seguido pelo tatu-canastra (75,4%). Confira a tabela a seguir levando em consideração que, a nível de comparação, o ser humano dorme cerca de 30% do dia na fase adulta:

Animais que dormem com um olho aberto

Entre os animais que dormem com um olho aberto estão, principalmente, aves, cetáceos e répteis. A explicação para os peixes que, na verdade, dormem com os dois olhos abertos, é fácil: porque eles simplesmente não possuem pálpebras. Mas e no caso de outros animais, por que dormir com um olho aberto?

Isso acontece porque eles possuem o chamado sono unihemisférico, o que permite que um lado do cérebro descanse enquanto o outro fique em estado de vigília, mantendo o animal em segurança e atento a possíveis predadores. Caso uma ameaça se aproxime, a fuga é, portanto, facilitada. O descanso unilateral do cérebro também auxilia os animais a se manter equilibrados enquanto dormem, como as aves, e impede golfinhos e baleias de se sufocarem, já que precisam ir à superfície vez ou outra para respirar. A seguir apresentamos alguns desses animais:

1. Crocodilos

Os crocodilos são uma das descobertas mais recentes deste grupo de animais que dormem com um olho aberto. De acordo com um estudo divulgado na publicação especializada Journal of Experimental Biology [1], os crocodilos possivelmente dormem com um hemisfério cerebral por vez, deixando o outro atento a possíveis perigos. No entanto, ainda não se sabe ao certo as razões para este comportamento, já que o crocodilo tem poucos predadores.

2. Pássaros

A maioria das aves são presas fáceis para uma grande diversidade de animais. Os pássaros, por serem animais que dormem com um olho aberto, conseguem, assim, se proteger contra possíveis predadores, além de equilibrar-se em galhos, fios e em outros lugares que, para os humanos, certamente seriam bastante desconfortáveis para relaxar.

A descoberta desta habilidade dos pássaros é recente: foi identificada por cientistas Universidade Estadual de Indiana, em Terre Haute, nos Estados Unidos, em 1999. À época, o coordenador da pesquisa, Niles Rattenborg, explicou que os pássaros são capazes de tomar decisões comportamentais e manter metade do cérebro atento, ou seja, que alguns animais podem controlar o sono e a vigília ao mesmo tempo, em diferentes partes do cérebro e de forma consciente. [2]

Imagem: Reprodução/Leonardo Mosqueira

3. Pinguins

Além de serem animais que dormem com um olho aberto, os pinguins também dormem de pé. O sono unihemisférico é um importante mecanismo para que estes animais não sofram ataques de predadores enquanto descansam.

Você talvez possa se interessar por este outro artigo em que mostramos 12 animais que quase não dormem.

4. Golfinhos

Não apenas os golfinhos são animais que dormem com um olho aberto, pois este comportamento é bastante comum entre os animais marinhos. O descanso unilateral do cérebro permite que os golfinhos possam descansar com um sono reparador sem correr o risco de se afogar, já que vez ou outra precisam recorrer à superfície.

Confira 10 curiosidades sobre os golfinhos neste outro artigo.

5. Baleias

Assim como os golfinhos, as baleias são animais que dormem com um olho aberto devido ao seu mecanismo de sono unihemisférico. A parte ativa do cérebro controla as funções respiratórias destes animais, o que permite que recorram à superfície sempre que necessário.

6. Peixe-boi-da-amazônia

O peixe-boi-da-amazônia (Trichechus inunguis) também dorme com um lado do cérebro ativo enquanto o outro descansa pelos mesmos motivos dos anteriores: proteção contra possíveis predadores e para que possam descansar sem se afogar. Este grande animal, que pode ultrapassar os 420 quilos, infelizmente é um dos animais ameaçados de extinção na Amazônia.

7. Leões-marinhos

Os leões-marinhos (Otariinae), grandes animais em que os machos pesam, em média, 300 quilos, enquanto as fêmeas pesam 100 quilos, também são animais que dormem com um olho aberto. Além de ficarem atentos a ataques, isso os ajuda a identificar a aproximação de suas presas, já que se alimentam principalmente de peixes, crustáceos e moluscos.

8. Morcegos-da-fruta

Os morcegos-da-fruta (Pteropodidae) podem ser os primeiros mamíferos não-marinhos a possuir o sono unihemisférico. Essa característica também os protege de predadores. O grupo dos Pteropodidae conta com mais de 140 espécies diferentes de morcegos que se alimentam de frutas e néctar. Estes animais são nativos da Ásia, África e Oceania.

9. Pato-real

O pato-real ou marreco-selvagem (Anas platyrhynchos) também é um dos animais que podem dormir com um olho aberto para ficar em estado de vigília contra predadores ocasionais. Esses patos são originários da América do Norte, Europa e Ásia e são uma espécie com um dimorfismo sexual bastante marcado, sendo a coloração dos machos bem diferente da das fêmeas.

10. Falcão-peregrino

Como já vimos, praticamente todas as aves são animais que podem dormir com um olho aberto para se protegerem de predadores, inclusive o falcão-peregrino (Falco peregrinus), considerado um dos animais mais rápidos do mundo. Esta ave pode voar a uma velocidade média de 96 km/h. No entanto, para alcançar uma presa em um ataque, é capaz de alcançar os 360 km/h!

Agora que você conheceu os animais que dormem com um olho aberto, talvez possa se interessar por este artigo em que explicamos se os peixes dormem.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Animais que dormem com um olho aberto, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Referências
  1. BBC NEWS. Crocodilos dormem com um olho aberto em alerta, mostra estudo. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/10/151022_crocodilos_sono_tg>. Acesso em 10 de setembro de 2021.
  2. Folha de São Paulo. Pássaros dormem com um olho aberto. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/fsp/ciencia/fe04029901.htm>. Acesso em 10 de setembro de 2021.
Bibliografia
  • FIOCRUZ. Todos os animais dormem? Disponível em: <http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=724&sid=2>. Acesso em 10 de setembro de 2021.
  • University of Washington. How much do animals sleep? Disponível em: <http://faculty.washington.edu/chudler/chasleep.html>. Acesso em 10 de setembro de 2021.