Animais onívoros - Exemplos, fotos e curiosidades

Animais onívoros - Exemplos, fotos e curiosidades

Está buscando um exemplo de animal onívoro? Nós amamos descobrir tudo o que é relacionado com o mundo animal, por isso, adoramos conhecer as necessidades alimentares de todos os seres vivos.

Se já conhece exemplos de animais carnívoros e herbívoros e está procurando conhecer outros animais que se alimentem de ambos os tipos de dieta, veio ao sítio certo.

Neste artigo de PeritoAnimal, revelamos os animais onívoros com exemplos, fotos e curiosidades mais conhecidas. Continue lendo e descubra!

Como é um animal omnívoro?

Um animal onívoro é aquele que se alimenta de plantas e de outros animais na sua vida diária. O seu organismo não está adaptado nem para comer carne nem plantas ou vegetais exclusivamente, pelo que o seu corpo está preparado para digerir tanto uma coisa como outra. Na verdade, a sua mandíbula combina diferentes tipos de dentes para mastigar tanto uma classe de alimentos como outra. Possuem dentes molares fortes que oferecem muito espaço para mastigar como os herbívoros e, além disso, contam com molares e caninos com uma forma perfeita para rasgar ou arrancar, algo característico dos carnívoros.

Deve ter em conta que existem herbívoros que comem carne de vez em quando e carnívoros que por vezes comem plantas, mas esses animais não são considerados onívoros. Para que um animal seja onívoro, tem que ter como fonte principal de alimento um animal e uma planta de forma regular na sua dieta diária.

Exemplos de mamíferos onívoros

  • Porco: é provável que seja o animal onívoro mais conhecido de todos. Além disso podemos vê-lo cada vez mais em casas, uma vez que o porco se converteu em um animal de estimação cada vez mais comum.

  • Urso: o urso pode ser um dos animais mais oportunistas que existem, uma vez que se adapta perfeitamente ao lugar onde vive. Se na sua zona houver muita fruta, irá se alimentar dela e, se na zona existir um rio com muitos peixes, poderá pescá-los durante o dia para comer. Assim, embora não acredite, o urso panda também se considera um animal onívoro, pois de vez em quando gosta de pegar algum roedor ou aves pequenas para "condimentar" a sua habitual dieta de bambu. A única excepção é o urso polar, que é carnívoro, mas isto é devido ao seu habitat natural que não conta com vegetais que possa consumir.

  • Ouriço: outro animal que cada vez mais se está convertendo em um animal de estimação habitual. Muitos acreditam que o ouriço apenas se alimenta de insetos e pequenos invertebrados, mas estes animais gostam de comer de vez em quando frutas e verduras. Se você quiser oferecer, é bom que seja com moderação.

  • Ser humano: sim, é bom lembrar que também somos animais! O ser humano se carateriza por seguir uma dieta onívora e, no caso das pessoas que decidam eliminar a carne animal, é bom referir que não são denominadas de herbívoras, mas sim vegetarianos ou veganos.

  • Outros mamíferos omnívoros: além destes quatro, que são os mais conhecidos, outros omnívoros são os quatis, algumas classes de guaxinins, os ratos, os esquilos e os gambás.

Você já pensou se existe cachorro vegetariano ou vegano? Veja os prós e contras nesse artigo do PeritoAnimal.

Exemplos de aves onívoras

  • Corvo: se dissemos que o urso é oportunista, o corvo consegue superá-lo e muito. Como já deve ter visto em vários filmes, estes animais andam sempre rondando em busca de restos de animais mortos, mas além disso também costumam comer vegetais, se em torno deles não existir uma fonte de alimentação desse tipo.

  • Galinha: as galinhas, ao contrário das crianças, comem de tudo. Qualquer coisa que você der, ela vai pegar logo sem qualquer hesitação. E, embora se acredite no contrário, oferecer pão a galinhas não é benéfico porque botam menos ovos.

  • Avestruz: apesar da base principal da sua alimentação serem os vegetais e plantas, as avestruzes são fãs incondicionais dos insetos e cada vez que podem levam um no estômago.

  • Pega-rabuda (Pica Pica): estas pequenas aves também comem de tudo, embora normalmente sejam alimentadas com comida para papagaios ou até mesmo para cachorros.

Outros animais onívoros

Além dos mamíferos e aves, vale referir que entre os répteis e os peixes também existem animais onívoros, como as famosas piranhas e alguns tipos de tartarugas. É bom lembrar que as piranhas são peixes predadores que se alimentam de outros peixes pequenos, crustáceos, moluscos, répteis e carcaças deixadas por outros animais.

E você, conhece mais animais onívoros que não estejam neste lista? Se sim, então faça um comentário para adicionarmos todas as suas sugestões!

Agora que já conhece vários exemplos de animais omnívoros veja também os seguintes artigos com outros exemplos:

  • Animais herbívoros;
  • Animais carnívoros;
  • Animais ruminantes;
  • Animais vivíparos;
  • Animais frugívoros.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Animais onívoros - Exemplos, fotos e curiosidades, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.