Animais marinhos mais venenosos do Brasil

Animais marinhos mais venenosos do Brasil

O Brasil é um país de grande diversidade animal e vegetal, e certamente possui lugares de grande exuberância e beleza natural. Algumas praias e recifes do litoral brasileiro certamente estão entre as mais belas do mundo, porém alguns desses lugares também podem esconder alguns dos animais marinhos mais venenosos do Brasil, e apesar de sua beleza, você certamente não irá querer se deparar com um desses.

Fique ligado aqui no PeritoAnimal para estas curiosidades do reino animal.

Animais marinhos mais perigosos do mundo

Os animais marinhos mais perigosos não são encontrados apenas no Brasil. Veja aqui nesse outro artigo que o PeritoAnimal preparou para você ficar por dentro dos 5 animais marinhos mais perigosos do mundo.

Dentre os animais marinhos mais perigosos do mundo temos:

Tubarão-tigre

O tubarão branco é o tubarão mais temido do mundo marinho devido ao seu tamanho, porém acredite se quiser, ele possui temperamento tão dócil quanto uma baleia, e ataca apenas se provocado. É o Tubarão-tigre que merece destaque em se tratando dos animais marinhos mais perigosos do mundo, já que é uma espécie de tubarão considerada agressiva. Um adulto pode chegar a 8 metros de comprimento e seu alimento preferido são focas, golfinhos, peixes, lulas, podendo se alimentar até de pequenos tubarões.

Peixe pedra

É considerado o animal marinho mais perigoso do mundo por ser o peixe mais venenoso do mundo. Seu veneno pode causar paralisia, e é perigoso por ser um mestre do disfarce para nadadores desatentos. Não é um animal agressivo, visto que prefere manter seu disfarce se alimentando de peixes.

Cobra marinha

Também não é um animal agressivo, porém caso a pessoa não tomar cuidado seu veneno também pode causar paralisia segundos após a mordida. Se alimentam de enguias, mariscos e camarões.

Crocodilo

Crocodilos de água salgada estão entre os animais marinhos mais perigosos do mundo, devido ao seu temperamento agressivo em épocas de reprodução. São conhecidos por seu ataque específico conhecido como "rolo da morte" onde agarram a presa com a boca, rolando sobre ela na água para quebrar os ossos da vítima, e em seguida a arrastando para o fundo. Podem atacar búfalos, macacos e até tubarões.

Animais marinhos venenosos e peçonhentos

Não só no Brasil, como no mundo, é raro que uma pessoa venha a morrer pelo contato com um animal marinho ou peçonhento. Todavia, como estes animais vêm sendo estudados para a realização de um antídoto, são considerados como animais de importância médica, já que alguns possuem veneno tão letal que podem chegar a matar uma pessoa, ou de deixar importantes sequelas caso a pessoa sobreviva ao veneno.

Dentre os animais marinhos venenosos e peçonhentos, que podem ser encontrados no Brasil, temos vários como as:

Esponjas

São animais simples geralmente encontrados em recifes de coral próximos ao solo.

Águas vivas

Pertencem ao grupo dos Cnidários, são animais capazes de injetar veneno, podendo causar choque anafilático e morte caso a pessoa não seja socorrida a tempo. Estão espalhadas pelo mundo todo, e várias espécies podem ser encontradas no Brasil, em especial no verão, que é a época de reprodução destes animais.

Moluscos

Moluscos são espécies de animais marinhos que vivem em conchas e há apenas 2 espécies capazes de matar um ser humano, o Conus geographus e o Conus textile (na imagem em baixo). Ambas as espécies habitam nos oceanos Pacífico e Índico. As outras espécies do gênero Conus, são predadores, e embora possuam veneno que é utilizado para capturarem suas presas, não possuem peçonha, ou seja, veneno suficiente para matarem um ser humano e podem ser encontradas no litoral norte do Brasil.

Alguns peixes também podem ser considerados peçonhentos, como os Bagres e as Arraias. As Arraias possuem um ferrão e algumas espécies podem apresentar até 4 ferrões que produzem um veneno de efeito neurotóxico e proteolítico, ou seja, um veneno com ação proteolítica é aquele que tem potecial para necrosar o tecido do corpo, o que pode fazer com que a pessoa sofra amputação de membros, pois não é reversível. Dentre as espécies em águas brasileiras estão a arraia-lixa, arraia-pintada, arraia-manteiga e arraia-sapo. Os bagres peçonhentos das águas brasileiras possuem ferrões com ação semelhante ao das arraias, porém vivem em lagos e rios.

Existem muitos outros animais venenosos no mundo, não apenas animais marinhos. Leia o nosso artigo completo sobre essa matéria.

Animais aquáticos venenosos

Ornitorrinco

O ornitorrinco é um dos poucos mamíferos marinhos que possuem veneno. Ele possui esporões em suas patas traseiras, e mesmo não sendo letal para seres humanos, pode provocar dores muito fortes. Ornitorrincos são encontrados na Austrália e na Tasmânia, e eles só produzem este veneno na época de reprodução, o que leva especialistas a acreditarem que seja para protegerem o território de outros machos. Especialistas analisaram o veneno produzido pelo ornitorrinco e descobriram toxinas semelhantes ao veneno produzido por algumas serpentes e aranhas peçonhentas. Apesar de não ser um veneno capaz de matar um ser humano, a dor pode ser tão lancinante que pode causar alucinações. Leia o nosso artigo completo sobre o veneno do ornitorrinco.

Baiacu

Também conhecido como peixe-balão ou sapo do mar, este pequeno peixe tem a capacidade de inflar seu corpo como um balão quando se sente ameaçado por um predador, algumas espécies possuem espinhos para dificultar a predação, porém, todas as espécies de baiacu conhecidas possuem uma glândula capaz de produzir uma tetradoxina, um veneno que pode ser mil vezes mais mortal que o cianeto. É um peixe bastante apreciado na gastronomia, por isso está ligado à mortes de seres humanos.

Animais marinhos mais venenosos do mundo

Dentre os animais marinhos mais venenosos do mundo temos:

Polvo de anéis azuis

Não é encontrado no Brasil, sendo originário da costa australiana. Seu veneno causa paralisia, podendo levar a parada motora e respiratória, e matar uma pessoa adulta em 15 minutos, apesar do seu pequeno tamanho, que pode chegar a até 20 centímetros de comprimento, é a prova de que tamanho não é documento.

Peixe-leão

Originário da região indo-pacífica, que comporta os oceanos Índico e Pacífico, esta espécie de peixe que vive em recifes de coral. Seu veneno não chega a matar uma pessoa, porém podem produzir dor intensa, seguida de edema, vômitos, náusea, fraqueza muscular e dores de cabeça. É uma espécie que se popularizou como pet e mantida em cativeiro em aquários devido a sua beleza, porém não devemos nos esquecer que é um peixe carnívoro, se alimentando de outros peixes menores que ele.

Irukandji

Esta água viva é prima da Vespa-do-mar, a qual certamente você já deve ter ouvido falar, como sendo o animal mais venenoso do planeta. A Irukandji é originária da Austrália, o que significa que não é encontrada no Brasil, e é extremamente pequena, do tamanho de uma unha, e como é transparente torna-se de difícil detecção. Não existe antídoto para o seu veneno, que pode causar falência de rins e consequente morte.

Caravela portuguesa

Pertence ao grupo dos Cnidários e são animais semelhantes às água-vivas, com a diferença de que a Caravela Portuguesa flutua na superfície das águas e não tem capacidade de se locomoverem sozinhas, dependendo da corrente e dos ventos marítimos. Ela possui tentáculos que podem chegar a até 30 metros de comprimento. Apesar de a Caravela Portuguesa se parecer com um animal, ela é na realidade um ser vivo composto por uma colônia de células inter-relacionadas, e este organismo não possui cérebro. A caravela portuguesa libera uma toxina tanto de ação local quanto sistêmica, e dependendo da área da queimadura a pessoa necessita de socorro, já que o efeito sistêmico da toxina pode causar uma arritmia cardíaca, edema pulmonar e consequente morte. Podem ser encontradas no mundo todo.

Animais perigosos do Brasil

Se você gosta de estar informado e conhecer as espécies perigosas que habitam o Brasil e o resto do mundo, vão lhe interessar com certeza estes nossos artigos do PeritoAnimal:

  • Aranhas mais venenosas do Brasil
  • Tipos de caracois venenosos

Se deseja ler mais artigos parecidos a Animais marinhos mais venenosos do Brasil, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.