Animais do Polo Norte

Animais do Polo Norte

O Polo Norte é uma das áreas mais misteriosas e inóspitas do planeta Terra, com um clima e geografia realmente extremos. Da mesma forma, a fauna do Polo Norte é realmente surpreendente, pois está perfeitamente adaptada às condições frias de vida de seu ambiente.

Neste artigo do PeritoAnimal, falaremos sobre os também chamados de animais do gelo, como esses animais se adaptam ao seu habitat e as características que tornam isso possível. Mostraremos também algumas curiosidades sobre alguns animais do Polo Norte, que você com certeza gostará de conhecer.

Habitat dos animais do Polo Norte

O Polo Norte está localizado no Oceano Ártico, formando uma enorme camada de gelo flutuante sem qualquer massa de terra firme. Descrito geograficamente entre os paralelos 66º - 99º de latitude norte, este lugar é o único no planeta onde todas as direções indicam o sul. No entanto, os humanos desconhecem uma grande quantidade de dados sobre este lugar, porque dadas a nossa biologia e as condições do Ártico, viver no Polo Norte é praticamente impossível, algo que poucos ousados ​​conseguem realizar.

Dada a sua localização no planeta Terra, na zona ártica há 6 meses de luz solar contínua seguidos por outros 6 meses de noite total. Durante o inverno e o outono, a temperatura do Polo Norte oscila entre -43ºC e -26ºC, sendo a época mais difícil do ano e, embora seja difícil de acreditar, é uma época "quente" em comparação com o Polo Sul, onde a temperatura pode atingir -65ºC no inverno.

Nas estações de luz, ou seja, a primavera e o verão, as temperaturas rondam os 0ºC. Mas é precisamente nesta época que é possível ver um grande número de seres vivos lutando para sobreviver. No entanto, é também o período em que se observa a maior perda de gelo.

O problema do derretimento das geleiras no Polo Norte é uma das questões mais preocupantes do mundo atualmente. Embora a espessura do gelo marinho do Ártico seja de cerca de 2 a 3 metros, isso nem sempre é verdade. Estudos mostram que a espessura média diminuiu consideravelmente nos últimos anos e que é muito provável que os verões no Polo Norte não tenham mais gelo nas próximas décadas.

O aquecimento global está se acelerando, ameaçando a existência dos animais que vivem nos dois polos, e até mesmo a nossa sobrevivência. A perda dos polos acarretaria complicações muito graves para a saúde do planeta, seu clima em geral e a subsistência dos ecossistemas.

A seguir comentaremos um pouco mais sobre as características dos animais do Polo Norte.

Características dos animais do Polo Norte

Em comparação ao Polo Sul, onde as condições climáticas são ainda mais severas, o Polo Norte possui a maior biodiversidade dos dois polos. Contudo, a vida por lá não é como estamos acostumados a ver nas florestas e selvas, pois há muito menos diversidade. Existem pouquíssimas espécies de animais e apenas algumas plantas.

Os animais endêmicos do Polo norte se destacam, em geral, e entre muitas outras características, pelo seguinte:

  • Camada de gordura sob a pele: os animais do Polo Norte contam com essa camada para isolar o frio e manter o corpo quente;
  • Pelagem densa: essa característica faz com que eles se protejam e possam se adaptar ao frio intenso;
  • Pelo branco: os chamados animais do gelo, principalmente os mamíferos do ártico, se aproveitem de seu pelo branco para se camuflar, defender ou atacar as presas.
  • Poucas espécies de aves: quase não existem espécies de aves entre os animais do ártico , e as existentes costumam migrar para o sul durante o inverno para buscar áreas mais quentes.

A seguir, você conhecerá melhor 17 animais do Polo Norte. Alguns deles estão também na nossa seleção com as melhores imagens engraçadas de animais.

1. Urso Polar

Entre os animais do Polo Norte que mais se destacam, sobressai o famoso urso-polar (Ursus maritimus). Esses preciosos "ursinhos", que parecem bichos de pelúcia, são na verdade uns dos animais mais fortes de todo o polo. Esta espécie em particular só é visível nas regiões árticas, ao menos em estado selvagem, e são animais solitários, inteligentes e muito protetores com seus filhotes, que nascem durante o período de hibernação de seus pais.

Esses animais carnívoros do Polo Norte se alimentam de uma grande variedade de mamíferos, como filhotes de foca ou renas. Infelizmente, o animal mais icônico do Polo Norte também é uma das espécies em risco de desaparecer. Devemos saber que o urso-polar está em perigo de extinção devido à mudança climática, a subsequente destruição de seu hábitat (o desgelo) e a caça.

2. Foca-harpa

As focas também são abundantes nesses lugares, assim como no resto do mundo. São animais gregários que vivem em grupos e se alimentam de peixes e moluscos. Além disso, esses mamíferos do Polo Norte, categorizados dentro do grupo dos pinípedes, podem mergulhar até 60 metros de profundidade e permanecer submersos por até 15 minutos sem respirar.

As focas-harpa (Pagophilus groenlandicus) são abundantes no Ártico e se destacam por terem uma bonita pelagem branca e amarelada ao nascer, que se torna cinza prateada com a idade. Na fase adulta podem pesar entre 400 e 800 kg e atingir, apesar de seu peso, velocidades superiores a 50 km/h.

Apesar de ser presa de alguns dos animais do Polo Norte, esta espécie é especialmente longeva e alguns exemplares já chegaram aos 50 anos de idade.

3. Baleia-jubarte

Entre os animais aquáticos do Polo Norte, podemos destacar as baleias ou rorquais, os maiores animais aquáticos do Polo Norte. Infelizmente, as colossais baleias também foram gravemente afetadas pela ação humana, e por isso são animais ameaçados de extinção. Atualmente, elas se encontram em estado de vulnerabilidade ou ameaça segundo a lista Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN).

A baleia-jubarte (Megaptera novaeangliae) é um dos maiores mamíferos aquáticos. Tem aproximadamente 14 metros de comprimento e pesa cerca de 36 toneladas, embora as espécies típicas das águas árticas possam pesar até 50 toneladas.

Esta espécie em particular pode ser reconhecida por sua "corcova" característica localizada na nadadeira dorsal. Além disso, é muito sociável, tem um canto geralmente mais agudo do que o restante das baleias e tendem a dar cambalhotas e realizar na água movimentos extraordinários e dignos de atenção.

4. Morsa

Este outro animal carnívoro e semi-aquático vive nos mares e costas árticas. A morsa (Odobenus rosmarus) pertence à família dos pinípedes e tem uma aparência muito especial, com enormes presas presentes em ambos os sexos, que podem medir até 1 metro de comprimento.

Assim como outros animais do Polo Norte, apresenta pele extremamente grossa e tem grande porte, pesando entre 800 kg e 1.700 kg entre os machos e as fêmeas, por sua vez, pesam entre 400 gk e 1.250 kg.

5. Raposa-do-ártico

Este canídeo se destaca por sua beleza singular, graças à pelagem branca e suas personalidade sociável. A raposa-do-ártico (Alopex lagopus) possui focinho e orelhas pontiagudas e largas. Como é um animal noturno, seu olfato e audição são muito desenvolvidos. Esses sentidos lhes permitem localizar suas presas sob o gelo e caçá-las.

Assim, sua dieta é baseada em lemingues, focas (que os ursos polares costumam caçar, embora não as devorem totalmente) e peixes. Dessa forma, apesar de ser um animal do Polo Norte de pequeno porte, entre 3 kg e 9,5 kg, é um predador natural nessa área tão inóspita.

6. Narval

O narval (Monodon monoceros) é um tipo de baleia dentada e também está ameaçada de extinção principalmente devido às alterações climáticas.

A partir de aqui, vamos apresentar os nomes, nomes científicos e fotos dos próximos animais do Polo Norte de nossa lista.

7. Leão-marinho

Nome científico: Otariinae

8. Elefante-marinho

Nome científico: Mirounga

9. Beluga ou baleia-branca

Nome científico: Delphinapterus leucas

10. Rena

Nome científico: Rangifer tarandus

11. Lobo-do-ártico

Nome científico: Canis lupus arctos

12. Andorinha-do-ártico

Nome científico: Sterna paradisaea

13. Lebre-ártica

Nome científico: Lepus arcticus

14. Água-viva-cabeluda

Nome científico: Cyanea capillata

15. Coruja-das-neves

Nome científico: Bubo scandiacus

16. Boi-almiscarado

Nome científico: Ovibos moschatus

17. Lemingue-norueguês

Nome científico: Lemmus lemmus

Há pinguins no Polo Norte?

Um dos equívocos mais comuns sobre os animais que vivem nos polos deve ser esclarecido: não há pinguins no Polo Norte. Embora possamos observar outros tipos de aves do Polo Norte, como a andorinha-do-ártico, os pinguins são típicos da região costeira da Antártica, assim como os ursos polares vivem somente na zona ártica.

E como já falamos, os animais do Polo Norte estão sendo severamente afetados pelas mudanças climáticas. Por isso, não deixe de assistir ao vídeo a seguir sobre este tema:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Animais do Polo Norte, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • RED LIST. The IUCN red list of threatened species. Disponível em: <https://www.iucnredlist.org/>. Acesso em 11 de março de 2021.
  • KING, Richard. Narrative of a Journey to the Shores of the Arctic Ocean. Disponível em: <https://books.google.es/books?id=kLLGssORMlYC&redir_esc=y>. Acesso em 11 de março de 2021.
  • SUPERINTERESSSANTE. Por que não existe urso no Pólo Sul e pinguim no Pólo Norte?. Disponível em: <https://super.abril.com.br/mundo-estranho/por-que-nao-existe-urso-no-polo-sul-e-pinguim-no-polo-norte/>. Acesso em 11 de março de 2021.