Animais do filme O Rei Leão

Animais do filme O Rei Leão

O Rei Leão é um dos filmes mais icônicos da Disney. Muitos de nós crescemos com ela e descobrimos nosso amor pelos animais, desfrutando e sofrendo com seus personagens. Agora, embora sejamos muito claros que Simba é um leão, e os demais personagens? Que animais são Timão e Pumba? E o Zazu?

Neste artigo do PeritoAnimal falamos sobre os animais do filme O Rei Leão e explicamos a que animais eles correspondem no mundo real para conhecer um pouco melhor os intrépidos personagens deste filme. Continue lendo e conheça os bichos do Rei Leão!

Que animal é o Timão?

O personagem Timão representa um suricato (Suricata suricatta) que, por sua vez, é um tipo de mangusto. Os mangustos são excelentes caçadores, pois são animais carnívoros. Eles fazem parte da família Herpestidae e, dentro dela, encontramos o gênero Suricata, onde encontramos os suricatos mencionados, como o Timão de O Rei Leão. Os suricatos são o menor grupo dentro da família, pesando menos de 1 quilo. Eles são sem dúvida animais adoráveis e, portanto, não é surpreendente que tenham sido escolhidos para estrelar em um filme como este.

Os suricatos, também chamados de suricatas ou suricates se alimentam de uma grande variedade de animais que geralmente são menores do que eles mesmos, incluindo cupins, lagartas, aranhas, roedores, lagartos e até mesmo aves. É por isso que vemos o Timão se alimentando de minhocas e cupins no filme. No entanto, eles também podem comer ovos, frutas e tubérculos.

Neste outro artigo falamos sobre o suricata como animal de estimação.

Que animal é o Pumba?

O Pumba do filme O Rei Leão é um Facocero-comum (Phacochoerus africanus), um animal que se parece muito com o javali, mas que na verdade pertence a uma espécie diferente. Tanto o javali como o facoceiro pertencem à mesma família (Suidae), mas a gêneros diferentes. Por causa disso e de sua semelhança física, muitas pessoas acreditam que Pumba é um javali, porém, como você acabou de ver, este não é o caso.

Os facoeiros habitam a savana africana e são considerados animais onívoros, alimentando-se de gramíneas e raízes, bem como de animais menores, como pássaros e répteis. Eles adoram chafurdar na lama, uma característica também vista em Pumba.

Os javalis são menos robustos que os javalis e têm um focinho muito distinto e uma crista de pelo que vai da cabeça à cauda. Entretanto, eles também são animais muito pesados, pesando até 100 kg.

A relação entre o suricato e o facoeiro (Timão e Pumba)

A verdade é que no mundo real também é possível ver um suricato e um facoceiro juntos, portanto não é coincidência que no filme O Rei Leão Timoão e Pumba sejam melhores amigos. Na natureza, o suricato muitas vezes se ocupa da higiene e da desparasitação do javali, de modo que um encontra comida e o outro se livra de parasitas.

A relação simbiótica entre estes animais é muito benéfica para ambos, e o mundo do cinema aproveitou para trazê-lo para a tela grande e criar dois personagens tão carismáticos e inseparáveis como estes.

Que animal é o Zazu?

O Zazu, ave de cor azul que sempre acompanha Simba e Nala, é na verdade um calau-de-bico-vermelho (Tockus erythorhynchus). É uma ave nativa da África e se caracteriza principalmente por seu bico vermelho longo e brilhante, uma característica que certamente se nota no Zazu, bem como sua longa cauda.

O calau-de-bico-vermelho é um pássaro onívoro e tende a formar bandos, portanto não é uma ave solitária como aparece no filme.

Neste outro artigo falamos sobre os diferentes tipos de aves.

Que animal é o Rafiki?

Já se perguntou sobre que animal é o macaco de O Rei Leão? Rafiki, o babuíno que sempre aconselha o Simba e que vive na árvore conhecida como baobá, é um babuíno (Esfinge Mandrillus). Os babuínos são primatas classificados na família Cercopithecidae e no gênero Mandrilus, portanto, estão entre os chamados "macacos do velho mundo". Eles pesam cerca de 50 kg e estão entre os maiores macacos que existem.

Como vemos no caráter de Rafiki, os babuínos são caracterizados pelas cores marcantes de seu rosto, vermelho e azul, assim como pela combinação de cinza e branco de seu pelo. Sua expressão transmite sabedoria, que é exatamente o que o personagem representa no filme. Como os outros, o babuíno é um animal endêmico da África.

Outros animais do filme O Rei Leão

Os animais mencionados acima não são os únicos que aparecem no filme O Rei Leão, mas são os mais difíceis de identificar. Abaixo, nomeamos mais animais de O Rei Leão para que você possa conhecer cada uma das espécies que aparecem:

  • Leões. Não é segredo que Simba, Nala, Scar e o resto do grupo são leões. Na vida real, e no filme, as alcaterias de leões são compostas por várias fêmeas e um único macho.
  • Hienas. Os cúmplices animais de Scar no filme O Rei Leão são as hienas Shenzi, Banzai e Ed. Estes animais são notáveis por seus rostos e expressões distintas, que parecem estar sempre sorrindo. Eles são carnívoros e necrófagos.
  • Gnus. Se você está se perguntando que animais debandam em O Rei Leão, a resposta é o gnu. São animais que vivem em grandes grupos para melhor se defenderem de seus predadores, neste caso os leões.

No filme também encontramos outros animais que não incorporam nenhum personagem em particular, mas que aparecem como parte das cenas. Estamos falando de zebras, rinocerontes, flamingos, girafas, elefantes, chitas, hipopótamos, cabras, avestruzes, crocodilos, etc.

Como você pode ver, há muitos animais no filme O Rei Leão, mas os mais representativos correspondem a espécies que também são surpreendentes no mundo real. Você já conhecia todos eles?

No vídeo a seguir, apresentamos 10 animais da África:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Animais do filme O Rei Leão, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.