Animais do Cerrado brasileiro

Animais do Cerrado brasileiro

O Cerrado é uma das regiões do planeta que engloba a maior biodiversidade de fauna e de flora do mundo. Estima-se que cerca de 10 a 15% das espécies mundiais sejam encontradas no território brasileiro.

Neste artigo do PeritoAnimal, vamos apresentar apresentar uma lista de alguns dos principais animais do Cerrado brasileiro. Se você tem curiosidade para saber mais sobre a fauna selvagem do Brasil, não deixe de ler este artigo.

O que é o Cerrado e onde se localiza?

"Cerrado" significa "fechado" em espanhol, designação dada pelo aspeto da vegetação densa e numerosa que apresenta. O Cerrado é um tipo de savana tropical que cobre cerca de 25% do território brasileiro central, no qual habitam mais de 6.000 espécies de plantas. Pela sua localização central, possui influência do bioma da floresta Amazônica e da floresta Atlântica, sendo conhecido pela sua riqueza biológica.

Infelizmente, devido às ações humanas e às consequências dessas ações, a paisagem e o território do Cerrado tem sido cada vez mais fragmentado e destruído. A destruição de habitats para construção de estradas, a sobre exploração de recursos naturais, expansão de território agrícola e caça furtiva levaram à extinção de inúmeras espécies e à decadência dos ecossistemas.

Nos tópicos seguintes vamos falar sobre alguns dos animais do bioma Cerrado e também sobre os animais em extinção no Cerrado.

Animais invertebrados do Cerrado

Apesar de ser muito comum associar os animais que vivem no Cerrado a animais de grande porte, os invertebrados (onde se incluem as borboletas, abelhas, formigas, aranhas, etc.) são um grupo muito importante no bioma do Cerrado e, muitas vezes, é ignorado. Além disso, os insectos apresentam funções importantes no ecossistema, tais como:

  • Aceleram o processo e decomposição do material vegetal;
  • Fazem reaproveitamento de nutrientes;
  • Servem de fonte de alimento a uma grande percentagem de animais;
  • Polinizam muitas plantas, contribuindo para a fecundação das flores e produção de frutos.

Nunca se esqueça que cada ser vivo é importante para o ciclo. Até mesmo a falta do menor pequeno animal pode afetar todo o ecossistema e causar desequilíbrios irreversíveis.

Animais anfíbios do Cerrado

O grupo de animais que vivem no Cerrado classificados como anfíbios são:

  • Rãs;
  • Sapos;
  • Pererecas.

Eles são muito sensíveis às alterações físico-químicas da água onde vivem e por isso das cerca de 150 espécies que existem no Cerrado, 52 estão seriamente ameaçadas de extinção.

Animais répteis do Cerrado

Entre os bichos do Cerrado estão os répteis e, os mais conhecidos, são:

Jacaré-de-papo-amarelo (Caiman latirostris)

Os jacarés apresentam uma função importante especialmente a regulação da quantidade de piranhas que existem nas regiões aquáticas. A diminuição do número de jacarés ou mesmo a sua extinção pode desencadear o aumento da população de piranhas que pode levar à extinção de outras espécies de peixes e, até mesmo, ataques a seres humanos.

O Jacaré-de-papo-amarelo pode atingir os 2 metros de comprimento e toma esta designação devido à coloração amarela característica que adquire na época de acasalamento, quando está pronto a se reproduzir. O seu focinho é largo e curto permitindo-o se alimentar de pequenos pequenos, moluscos, crustáceos e répteis.

Teiú (Salvator merianae)

Esse animal do Cerrado parece um lagarto grande com corpo robusto listrado de preto e branco alternado. Pode medir até 1,4m de comprimento e pesar até 5kg.

Outros répteis do Cerrado brasileiro:

  • Lagarto-do-ipê (Tropidurus guarani);
  • Iguana (Iguana iguana);
  • Jibóia-constritora (Boa constritor);
  • Tartaruga da Amazônia (Podocnemis expansa);
  • Tracajá (Podocnemis unifilis).
Imagem: Jacaré-de-papo-amarelo
Imagem: Reprodução/Wikipedia - Teiú (Salvator merianae)
Imagem: Reprodução/FlickrEdenFontes - Lagarto-do-ipê (Tropidurus guarani)
Imagem: Reprodução/Wikipedia - Iguana (Iguana iguana)
Imagem: Reprodução/FlickrGuilhermejofili - Jibóia-constritora (Boa constritor)
Imagem: Reprodução/wikipedia -Tartaruga da Amazônia (Podocnemis expansa)
Imagem: Reprodução/InstitutoChicoSá - Tracajá (Podocnemis unifilis)

Peixes do Cerrado brasileiro

Os peixes mais comuns do Cerrado são:

Piracanbuja (Brycon orbignyanus)

Peixe de água doce que vive junto às margens dos rios.

Traíra (Hoplias malabaricus)

Peixe de água doce que vive em regiões de água parada.

Outros peixes do Cerrado brasileiro:

  • Baiacu (Colomesus tocantinensis);
  • Pirapitinga (Brycon nattereri);
  • Pirarucu (Arapaima gigas).
Imagem: Reprodução/AquarismoPaulista - Piracanbuja (Brycon orbignyanus)
Imagem: Reprodução/AquarismoPaulista - Traíra (Hoplias malabaricus)

Animais mamíferos do Cerrado

Para continuar nossa lista de bichos do Cerrado, chegou o momento da lista de mamíferos do Cerrado brasileiro. Entre eles, os mais conhecidos são:

Onça pintada (Panthera onca)

Também conhecido como jaguar, é o terceiro maior felino do mundo. É um nadador exímio e vive em zonas de perto de rios e lagos. O seu poder de mordida é tão forte que pode quebrar crânios só com uma dentada.

Está ameaçada de extinção devido às consequências da ação do Homem (caça furtiva, destruição de habitat, sobre exploração de recursos, etc.).

Jaguatirica (Leopardus pardalis)

Também conhecido como gato-do-mato, é mais encontrado na Mata Atlântica. É parecido com a onça-pintada, no entanto é bem menor (25 a 40 cm).

Gato-maracajá (Leopardus wiedii)

Nativo da América Central e do Sul, faz com que seja encontrado em vários locais, Amazônia, Mata Atlântica e Pantanal. Semelhante à jaguatirica, mas de menores dimensões.

Lobo-guará (Chrysocyon brachyurus)

Pelagem de cor laranja, patas longas e orelhas grandes fazem desde lobo uma espécie muito característica.

Capivara (Hydrochoerus hydrochaeris)

As capivaras são os maiores roedores do mundo, são também ótimas nadadoras e costumam viver em grupo de 40 ou mais animais.

Tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla)

O conhecido papa-formigas, apresenta pelagem grossa e marrom-acinzentada com uma faixa diagonal preta com bordas brancas. O seu longo focinho e as garras grandes são ótimas para escavar e ingerir, através da sua língua comprida, formigas e cupins. Pode ingerir 30 mil formigas diariamente.

Anta (Tapirus terrestris)

Ou também conhecida como tapir, apresenta uma tromba flexível (probóscide) e um porte forte com membros curtos, se assemelhando a um porco. A sua dieta inclui raízes, frutos, folhas de árvores e arbustos.

Ariranha (Pteronura brasiliensis)

As ariranhas, conhecidas como as onças-d’água e as lontras são mamíferos carnívoros que se alimentam de peixes, pequenos anfíbios, mamíferos e aves. As ariranhas são mais sociais e vivem em grande grupos, no entanto se encontram vulneráveis segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN).

Outros mamíferos:

  • Bugio-preto (Alouatta caraya);
  • Cachorro do mato (Cerdocyon thous);
  • Gambá (Didelphis albiventris);
  • Gato-palheiro (Leopardus colocolo);
  • Macaco-prego (Sapajus cay);
  • Veado-mateiro (Mazama americana);
  • Tatu-canastra (Priodontes maximus).

Para saber mais sobre as lontras, confira nosso vídeo no YouTube:

Imagem: Reprodução/Wikipedia - Onça pintada (Panthera onca)

Image:Reprodução/Wikipedia - Jaguatirica (Leopardus pardalis)

Imagem: Lobo-guará (Chrysocyon brachyurus)
Imagem: Reprodução/Wikipedia - Capivara (Hydrochoerus hydrochaeris)
Imagem: Reprodução/Wikipedia - Tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla)
Imagem: Reprodução/Wikipedia - Anta (Tapirus terrestris)

Aves do Cerrado brasileiro

Para finalizar a nossa lista de animais típicos do Cerrado apresentamos as aves mais populares:

Seriema (Cariama cristata)

A Seriema (Cariama cristata) apresenta pernas longas e cauda e crista plumosas. Se alimenta de verme, insectos e pequenos roedores.

Galito (Alectrutus tricolor)

Habita o Cerrado junto a pântanos e regiões húmidas. Mede cerca de 20 cm de comprimento (cauda incluída) e devido à desflorestação ele está ameaçado de extinção.

Soldadinho (Antilophia galeata)

Conhecida pelas suas cores exuberantes e características, esta ave preta de crista vermelha pode ser encontrado em diversas regiões do Brasil.

Outras aves:

  • João-bobo (Nystalus chacuru);
  • Gavião-carijó (Rupornis magnirostris);
  • Marreca-de-bico-roxo (Oxyura dominica);
  • Pato-mergulhão (Mergus octosetaceus);
  • Pica-pau-do-campo (Colaptes camprestris);

Estas são algumas das espécies de animais que vivem no Cerrado, não podemos esquecer todos os outros répteis, aves, mamíferos, peixes, anfíbios e insetos que não foram referidos aqui mas que constituem o bioma do cerrado, também os outros biomas do Brasil e são que essenciais ao ecossistema.

Imagem: Reprodução/Wikipedia - Seriema (Cariama cristata)
Imagem: Reprodução/Wikipedia - Galito (Alectrutus tricolor)
Imagem: Reprodução/Wikipedia - Soldadinho (Antilophia galeata)

Se deseja ler mais artigos parecidos a Animais do Cerrado brasileiro, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Animais em perigo de extinção.

Bibliografia
  • Ministério do Meio Ambiente. Cerrado e Pantanal: áreas e Ações Prioritárias para Conservação da Biodiversidade. Brasília: MMA, 2007. 540 p.: il. color. (Série Biodiversidade 17). Disponível em: https://www.mma.gov.br/estruturas/chm/_arquivos/cerrado_pantanal.pdf