Animais da África - Características, curiosidades e fotos

Animais da África - Características, curiosidades e fotos

Você sabe quais são os animais da África? Os animais africanos se destacam por suas incríveis qualidades, pois este vasto continente oferece as condições ideais para o desenvolvimento das mais incríveis espécies. O deserto do Saara, a floresta tropical do Parque Nacional de Salonga (Congo) ou a savana do Parque Nacional de Amboseli (Quênia) são alguns dos muitos exemplos da variedade de ecossistemas, que abrigam uma grande parcela dos animais da savana africana.

Quando falamos em África, na verdade nos referimos aos 54 países que fazem parte deste continente, que está dividido em cinco regiões: África Oriental, África Ocidental, África Central, África Meridional e África Setentrional.

E neste artigo do PeritoAnimal, falaremos em detalhes sobre os animais da áfrica - características, curiosidades e fotos, mostrando a riqueza da fauna do terceiro maior continente do mundo. Boa leitura.

Os 5 grandes da África

Os Cinco Grandes da África, mais conhecidos em inglês como "The Big Five", referem-se a cinco espécies de animais africanos: o leão, o leopardo, o búfalo marrom, o rinoceronte preto e o elefante. Atualmente o termo aparece regularmente nos guias turísticos de safári, no entanto, o termo nasceu entre os entusiastas da caça, que os chamavam assim por causa do perigo que supostamente representavam.

Os 5 Grandes da África são:

  • Elefante
  • Búfalo-africano
  • Leopardo
  • Rinoceronte-negro
  • Leão

Em que parte da África estão os Big 5? Podemos encontrá-los nos seguintes países:

  • Angola
  • Botsuana
  • Etiópia
  • Quênia
  • Malauí
  • Namíbia
  • R. D. do Congo
  • Ruanda
  • África do Sul
  • Tanzânia
  • Uganda
  • Zâmbia
  • Zimbábue

Para mais detalhes sobre esses cinco animais africanos, não perca nosso artigo sobre os cinco grandes da África. E, a seguir, iniciamos a relação dos animais da África:

1. Elefante

O elefante africano (Loxodonta africana) é considerado o maior mamífero terrestre do mundo. Pode atingir até 5 metros de altura, 7 metros de comprimento e cerca de 6.000 quilos. As fêmeas são um pouco menores, porém, estes animais têm um sistema social matriarcal e é uma fêmea "Alfa" que mantém o rebanho unido.

Além de seu tamanho, é a tromba que a diferencia de outras espécies herbívoras. O elefante macho adulto se distingue por orelhas altamente desenvolvidas, um tronco longo e grandes presas de marfim. As presas das fêmeas são muito menores. A tromba é usada pelos elefantes para retirar a grama e as folhas e colocá-las na boca. Também é utilizada para beber. As enormes orelhas são usadas para resfriar o corpo deste parquiderme por meio de seu movimento tipo ventilador.

Embora estejamos bem conscientes de sua inteligência e capacidades emocionais que o tornam um animal muito sensível, a verdade é que um elefante selvagem é um animal muito perigoso, pois se se sentir ameaçado, pode reagir com movimentos muito bruscos e com impulsos que podem ser fatais para um humano. Atualmente, o elefante é considerado uma espécie vulnerável de acordo com a Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN).

2. Búfalo-africano

O búfalo-africano ou também chamado de búfalo-cafre (Syncerus caffer) é provavelmente um dos animais mais temidos, tanto pelos animais quanto pelas pessoas. É um animal gregário que passa toda sua vida se movimentando na companhia de uma grande manada. É também muito corajoso, portanto não hesitará em defender seus semelhantes sem medo, podendo provocar uma debandada diante de qualquer ameaça.

Por esta razão, o búfalo sempre foi um animal altamente respeitado pelas populações nativas. Os habitantes e guias das rotas africanas geralmente usam coleiras que emitem um som característico, muito reconhecido pelos búfalos, assim, por associação, tentam minimizar a sensação de risco para estes animais. Finalmente, enfatizamos que é uma espécie quase ameaçada de extinção, de acordo com a lista da IUCN.

3. Leopardo-africano

O leopardo-africano (Panthera pardus pardus pardus) é encontrado em toda a África subsaariana, preferindo ambientes de savana e pastagem. É a maior subespécie de leopardo, pesando entre 24 e 53 quilos, embora alguns indivíduos maiores tenham sido registrados. É mais ativo ao amanhecer e ao entardecer, pois é um animal crepuscular.

Graças à sua versatilidade, que lhe permite subir em árvores, correr e nadar, o leopardo-africano é capaz de caçar gnus, chacais, javalis, antílopes e até mesmo girafas filhotes. Como curiosidade, podemos salientar que quando é completamente preto, como resultado do melanismo, o leopardo é chamado de "pantera-negra". Finalmente, gostaríamos de ressaltar que, segundo a UICN, esta espécie de leopardo é um dos animais africanos em situação vulnerável em seu habitat e sua população está atualmente em declínio.

4. Rinoceronte-negro

O rinoceronte-negro (Diceros bicornis), que na verdade tem uma coloração que varia do marrom ao cinza, é um dos maiores animais da África, atingindo até dois metros de altura e 1.500 quilos. Ele habita Angola, Quênia, Moçambique, Namíbia, África do Sul, Tanzânia e Zimbábue, e foi reintroduzido com sucesso em países como Botsuana, Eswatini, Malawi e Zâmbia.

Este animal extremamente versátil pode se adaptar a áreas desérticas, bem como a áreas mais florestadas, e pode viver entre 15 e 20 anos. No entanto, apesar disso, esta espécie está criticamente ameaçada de extinção, segundo a IUCN, nos Camarões e no Chade, e é suspeita de estar extinta também na Etiópia.

5. Leão

O leão (Panthera leo) é o animal com o qual fechamos a lista dos cinco grandes da África. Este superpredador é o único com dimorfismo sexual, o que nos permite diferenciar os machos, com sua crina densa, das fêmeas, que carecem dela. É considerado o maior felino da África e o segundo maior do mundo, somente atrás do tigre. Os machos podem chegar a 260 kg de peso, enquanto as fêmeas pesam no máximo 180 kg. A altura até a cernelha está entre 100 e 125 cm.

As fêmeas são as encarregadas da caça, para isso, elas coordenam e perseguem a presa escolhida, podendo atingir até 59 km/h em acelerações rápidas. Estes animais africanos podem alimentar-se de zebras, gnus, javalis ou qualquer outro animal. Um detalhe que poucas pessoas sabem é que o leão e as hienas são rivais que lutam entre si pela caça, e embora geralmente se pense que a hiena é um animal necrófago, a verdade é que é o leão que muitas vezes age como um animal oportunista roubando comida das hienas.

O leão é considerado em estado vunerável de acordo com a UICN, pois sua população diminui anualmente, existindo atualmente um total de 23 mil a 39 mil espécimes adultos.

Animais africanos

Além dos cinco grandes animais africanos, há muitos outros animais da África que vale a pena conhecer, tanto por suas incríveis características físicas como por seu comportamento selvagem. A seguir conheceremos mais alguns deles:

6. Gnu

Encontramos duas espécies na África: o gnu-de-cauda-preta (Connochaetes taurinus) e o gnu-de-cauda-branca (Connochaetes gnou). Estamos falando de animais grandes, já que o gnu-de-cauda-preta pode pesar entre 150 e 200 quilos, enquanto o gnu-de-cauda-branca tem um peso médio de 150 kg. Eles são animais gregários, o que significa que vivem em rebanhos de um grande número de indivíduos, que podem chegar a milhares.

Eles também são animais herbívoros, alimentando-se de capim, folhagem e plantas suculentas endêmicas, e seus principais predadores são leões, leopardos, hienas e cães-selvagens-africanos. Eles são particularmente ágeis, podendo atingir 80 km/h, além de serem especialmente agressivos, uma característica comportamental essencial para sua sobrevivência.

7. Facocero

O facocero, também conhecido como javali-africano, apesar de não ser de fato um javali, é o nome que se refere aos animais do gênero Phacochoerus, que inclui duas espécies africanas, o Phacochoerus africanus e o Phacochoerus aethiopicus. Eles habitam savanas e áreas semi-desérticas, onde se alimentam de todo tipo de frutas e vegetais, embora sua dieta também inclua ovos, aves e carniça. Portanto, eles são animais onívoros.

Estes animais africanos também são sociáveis, pois compartilham áreas de descanso, alimentação ou banho com outras espécies. Além disso, estamos falando de um gênero de animais inteligentes, que aproveitam os ninhos de outros animais, tais como os porco-formigueiro (Orycteropus afer) para se refugiarem dos predadores enquanto dormem. Assim como os gnus, os javalis são considerados espécies de menor preocupação pela IUCN por não correrem risco de extinção.

8. Chita

A chita ou guepardo (Acinonyx jubatus), se destaca por ser o animal terrestre mais rápido na corrida, graças a sua incrível velocidade de 115 km/h alcançada em distâncias entre 400 e 500 metros. Assim, faz parte de nossa lista dos 10 animais mais rápidos do mundo. A chita é esbelta, com uma pelagem amarelo-ouro, coberta com manchas pretas de forma oval.

É muito leve, pois ao contrário de outros grandes felinos com os quais compartilha seu habitat, pesa entre 40 e 65 quilos, razão pela qual escolhe presas pequenas, como impalas, gazelas, lebres e jovens ungulados. Após a espreita, a chita começa sua perseguição, que dura apenas 30 segundos. De acordo com a UICN, este animal está numa situação vulnerável e corre risco de extinção, pois sua população está diminuindo a cada dia, atualmente existem menos de 7 mil indivíduos adultos.

9. Mangusto

O mangusto-listrado (Mungos mungo) vive em diferentes países do continente africano. Este pequeno animal carnívoro não ultrapassa um quilograma de peso, porém, são animais muito violentos, com várias agressões entre diferentes grupos causando mortes e feridas entreeles. No entanto, suspeita-se que eles mantêm uma relação simbiótica com os babuínos hamadryas (Papio hamadryas).

Eles vivem em comunidades de entre 10 e 40 indivíduos, que se comunicam constantemente uns com os outros, grunhindo para se manterem conectados. Eles dormem juntos e têm hierarquias baseadas na idade, com as fêmeas gerenciando o controle do grupo. Eles se alimentam de insetos, répteis e aves. De acordo com a IUCN, é uma espécie que não corre risco de extinção.

10. Cupim

O cupim da savana africana (Macrotermes natalensis) passa muitas vezes despercebido, mas desempenha um papel fundamental no equilíbrio e na biodiversidade da savana africana. Estes animais são particularmente avançados, pois cultivam fungos Termitomyces para consumo e possuem um sistema de castas estruturado, com um rei e uma rainha no topo da hierarquia. Estima-se que seus ninhos, onde vivem milhões de insetos, ajudam a aumentar os nutrientes no solo e promovem a canalização da água, portanto não é surpreendente que eles estejam sempre cercados de plantas e outros animais.

Animais da savana africana

A savana africana é uma zona de transição entre a floresta e os desertos, nela encontramos um substrato rico em ferro, de cor vermelha intensa, assim como pouca vegetação. Normalmente tem uma temperatura média entre 20ºC e 30ºC, além disso, durante cerca de 6 meses há uma seca intensa, enquanto nos 6 meses restantes chove. Quais são os animais da savana africana? Continue lendo para saber.

11. Rinoceronte-branco

O rinoceronte-branco (Ceratotherium simum) habita na África do Sul, Botsuana, Quênia e Zâmbia, entre outros. Tem duas subespécies, o rinoceronte-branco-do-sul e o rinoceronte-branco-do-norte, extinto na natureza desde 2018. Mesmo assim, ainda há dois indivíduos do sexo feminino em cativeiro. É particularmente grande, pois um indivíduo adulto masculino pode ultrapassar 180 cm de altura e 2.500 kg de peso.

É um animal herbívoro que vive na savana e no campo. Quando em uma corrida, pode atingir até 50 km/h. É também um animal gregário, vivendo em comunidades de 10 a 20 indivíduos, que atingem a maturidade sexual tardiamente, por volta dos 7 anos de idade. Segundo a IUCN, é considerada uma espécie quase ameaçada de extinção, dado que existe um interesse internacional pelas espécies para a caça e a fabricação de artesanato e jóias.

12. Zebra

Entre os animais da África há três espécies de zebra: a zebra-comum (Equus quagga), a zebra-do-grevy (Equus grevyi) e a zebra-da-montanha (Equus zebra). De acordo com a UICN, estes animais africanos estão listados como com menor preocupação, ameaçados de extinção e em situação vulnerável, respectivamente. Estes animais, pertencentes à família dos equídeos, nunca foram domesticados e estão presentes apenas no continente africano.

As zebras são animais herbívoros, alimentando-se de capim, folhas e brotos, mas também de casca de árvore ou galhos. Com exceção das zebras-de-grevy, as outras espécies são muito sociáveis, criando grupos conhecidos como "haréns", onde um macho, várias fêmeas e seus potros vivem juntos.

13. Gazela

Chamamos gazela as mais de 40 espécies de animais do gênero Gazella, a maioria delas extinta atualmente. Estes animais vivem principalmente na savana africana, mas também em certas áreas do sudoeste asiático. São animais muito esbeltos, com patas longas e faces alongadas. As gazelas também são muito ágeis, podendo alcançar os 97 km/h. Eles dormem por curtos períodos de tempo, nunca mais que uma hora, sempre acompanhados pelos outros membros de seu grupo, que podem chegar a milhares de indivíduos.

14. Avestruz

O avestruz (Struthio camelus) é a maior ave do mundo, alcançando uma altura de mais de 250 cm e pesando 150 kg. Está perfeitamente adaptado às zonas áridas e semi-áridas, razão pela qual pode ser encontrado na África e na Arábia. É considerado um animal africano onívoro, pois se alimenta de plantas, artrópodes e carniça.

Apresenta dimorfismo sexual, sendo os machos negros e as fêmeas marrons ou cinzas. Como curiosidade, enfatizamos que seus ovos são incrivelmente grandes, pesando entre 1 e 2 quilos. De acordo com a UICN, está em uma situação de menor preocupação quando falamos em risco de extinção.

15. Girafa

A girafa (Giraffa camelopardalis) habita a savana africana, mas também pastagens e florestas abertas. É considerado o animal terrestre mais alto do mundo, atingindo 580 cm e pesando entre 700 e 1.600 kg. Este ruminante gigantesco se alimenta de arbustos, gramíneas e frutas, de fato, estima-se que um espécime adulto consuma cerca de 34 kg de folhagem por dia.

Estes animais africanos são animais gregários, vivendo em grupos de mais de 30 indivíduos, criando relações sociais muito fortes e duradouras. Eles geralmente têm apenas uma prole, embora algumas girafas tenham tido gêmeos, atingindo a maturidade sexual por volta dos 3 ou 4 anos de idade. De acordo com a IUCN, a girafa é uma espécie vulnerável em relação ao risco de extinção, já que sua população está atualmente em declínio.

Animais da Floresta Africana

A floresta tropical africana é um vasto território que se estende pela África Central e Austral. É uma área úmida, graças às chuvas abundantes, com uma temperatura mais fria que a da savana, com uma temperatura que varia entre 10ºC e 27ºC, aproximadamente. Nele encontramos uma grande variedade de animais, como os que lhe mostramos abaixo:

16. Hipopótamo

O hipopótamo-comum (Hippopotamus anfíbio) é o terceiro maior animal terrestre do mundo. Pode pesar entre 1.300 e 1.500 kg e pode atingir velocidades de até 30 km/h. Vive em rios, manguezais e lagos, onde se refresca durante as horas mais quentes do dia. O hipopótamo-comum pode ser encontrado do Egito a Moçambique, embora existam quatro outras espécies que, juntas, povoam um grande número de países africanos.

Eles são animais particularmente agressivos, em relação a outros animais e outros da mesma espécie. Precisamente por esta razão, muitas pessoas se perguntam por que os hipopótamos atacam. Eles são vulneráveis no quesito risco de extinção, de acordo com a IUCN, principalmente devido à venda internacional de suas presas de marfim e ao consumo de sua carne pela população local.

17. Crocodilo

Existem três espécies de crocodilos que habitam as áreas de florestas da África: o crocodilo-do-oeste-africano (Crocodylus suchus), o crocodilo-de-focinho-delgado (Mecistops cataphractus) e o crocodilo-do-nilo (Crocodylus niloticus). Estamos falando de grandes répteis que habitam vários tipos de rios, lagoas e pântanos. Podem ultrapassar 6 metros de comprimento e 1.500 quilos.

Dependendo da espécie, estes animais da África também podem viver em água salgada. A dieta dos crocodilos é baseada no consumo de vertebrados e invertebrados, embora possa variar de acordo com a espécie. Eles têm uma pele dura, cheia de escamas, e sua expectativa de vida pode exceder 80 anos. É importante conhecer as diferenças entre crocodilos e jacarés, para não confundi-los. Algumas espécies, como o crocodilo-de-focinho-delgado, estão criticamente ameaçadas de extinção.

18. Gorila

Existem duas espécies de gorilas, com suas respectivas subespécies, que habitam as florestas africanas: o gorila-ocidental-das-terras-baixas (Gorilla gorilla gorilla) e o gorila-do-oriente (Gorilla beringei). A dieta dos gorilas é principalmente herbívora e é baseada no consumo de folhagem. Eles têm uma estrutura social bem definida, na qual se destacam o macho prateado, suas fêmeas e filhotes. Seu principal predador é o leopardo.

Acredita-se que estes animais africanos usam ferramentas para se alimentarem e que fazem seus próprios ninhos para dormir. A força dos gorilas é um dos assuntos que gera mais curiosidade entre as pessoas. Apesar de tudo isso, ambas as espécies estão criticamente ameaçadas de extinção, de acordo com a UICN.

19. Papagaio-cinzento

O papagaio-cinzento (Psittacus erithacus) é encontrado em várias partes da África e é considerado como uma espécie particularmente antiga. Mede cerca de 30 cm de comprimento e pesa entre 350 e 400 gramas. Sua expectativa de vida é prodigiosa, pois pode exceder 60 anos. Eles são animais muito sociáveis, que se destacam por sua inteligência e sensibilidade, o que lhes permite ter a capacidade de falar. De acordo com a UICN, infezlimente é um animal em perigo de extinção.

20. Píton-africana

Encerramos esta parte de animais da floresta africana com a píton-africana (Python sebae), considerada uma das maiores cobras do mundo. Pode ser encontrada em diferentes áreas da África subsaariana e também é considerada presente na Flórida, nos Estados Unidos, devido ao comércio ilegal de animais. Esta espécie de constritor é um dos animais africanos que podem ultrapassar 5 metros de comprimento e 100 quilos de peso.

Outros animais africanos

Como você já viu até agora, o continente africano é lar de um grande número de animais e alguns dos mais lindos do planeta. A seguir vamos apresentar algos dos animais exóticos da África:

21. Hiena

Popularmente conhecido por um som que emite semelhante ao do riso, os animais da família Hyaenidea são mamíferos que se alimentam de carne, cuja aparência se assemelha um pouco aos cães, mas também aos felinos. É um animal necrófago (come carniça) que vive principalmente na África e Europa, e é também um eterno rival de felinos maiores, como o leão e o leopardo.

22. Poupa-euroasiática

Esta é uma ave pequena quando comparamos com os demais animais africanos desta lista. A Upupa epops tem hábitos migratórios, portanto não é encontrada apenas na África. Medindo menos de 50 centímetros, distingue-se por uma pluma em sua cabeça, adornada com as cores do resto de sua plumagem, que variam do rosa velho ao marrom, com áreas em preto e branco.

23. Cobra-real

Existem várias espécies de cobra na África, mas a mais famosa delas é a cobra-real (Ophiophaqus hannah). É um réptil extremamente perigoso que atinge quase 2 metros e é capaz de levantar seu corpo para parecer ainda mais intimidadora a ameaças e presas potenciais. Seu veneno é letal, pois ataca diretamente o sistema nervoso, causando paralisia.

24. Lêmure-de-cauda-anelada

O lêmure-de-cauda-anelada (Lemur catta) é uma espécie de pequeno primata nativo da ilha de Madagascar, que está atualmente em perigo de extinção. Não apenas a aparência externa do lêmure é peculiar, mas também os sons que ele emite e a fosforescência de suas pupilas são características marcantes de sua morfologia. Eles são herbívoros e seus polegares são oponíveis, permitindo-lhes agarrar objetos.

25. Rã-golias

A rã-golias (Goliath Conraua) é o maior anuro do mundo, pesando até 3 quilos. Sua capacidade reprodutiva também é surpreendente, com um único indivíduo capaz de pôr até 10.000 ovos. No entanto, a destruição dos ecossistemas que habita, na Guiné e nos Camarões, colocaram este animal africano em perigo de extinção.

26. Gafanhoto-do-deserto

O gafanhoto-do-deserto (Schistocerca gregaria) deve ter sido a espécie que invadiu o Egito como uma das sete pragas que conhecemos da Bíblia. Ainda hoje é considerado um perigo potencial tanto na África quanto na Ásia por causa de sua capacidade de reprodução, pois os enxames de gafanhotos são capazes de "atacar" e exterminar campos inteiros de culturas.

Animais africanos em perigo de extinção

Como você já viu, há muitos animais da África em perigo de extinção. Abaixo organizamos pontualmente alguns que infelizmente podem desaparecer num futuro se medidas de proteção efetivas não forem tomadas:

  • Rinoceronte-negro (Diceros bicornis).
  • Abutre-de-rabadilha-branca (Gyps africanus)
  • Crocodilo-de-focinho-delgado (Mecistops cataphractus)
  • Rinoceronte-branco (Ceratotherium simum)
  • Asno-selvagem-africano (Equus africanus)
  • Pinguim-africano (Spheniscus demersus)
  • Mabeco (Lycaon pictus)
  • Morcego-africano (Kerivoula africana)
  • Sapo Heleophryne hewitti
  • Roedor Dendromus kahuziensis
  • Coruja-do-Congo (Phodilus prigoginei)
  • Golfinho-corcunda-do-atlântico (Sousa teuszii)
  • Sapo Petropedetes perreti
  • Tartaruga Cycloderma frenatum
  • Sapo-de-cana (Hyperolius pickersgilli)
  • Sapo-São-Tomé (Hyperolius thomensis)
  • Sapo-do-Quênia (Hyperolius rubrovermiculatus)
  • Pata-roxa-africana (Holohalaelurus punctatus)
  • Toupeira-dourada-de-Juliana (Neamblysomus julianae)
  • Afrixalus clarkei
  • Rato-gigante (Hypogeomys antimena)
  • Tartaruga-geométrica (Psammobates geometricus)
  • Rinoceronte-branco-do-norte (Ceratotherium simum cottoni)
  • Zebra-de-grevy (Equus grevyi)
  • Gorila-do-ocidente (Gorilla gorilla)
  • Gorila-do-oriente (Gorilla beringei)
  • Papagaio-cinzento (Psittacus erithacus)

Mais animais da África

Existem muitos outros animais da África, no entanto, para não estendê-los ainda mais, nós os listaremos para você, para que você possa descobrir mais por conta própria. Confira a relação destes animais com seus nomes científicos:

  • Chacal (Canis adustus)
  • Arrui (Ammotragus lervia)
  • Chimpanzé (Pan)
  • Flamingo (Phoenicopterus)
  • Impala (Aepyceros melampus)
  • Grous (Gruidae)
  • Pelicano (Pelecanus)
  • Porco-espinho-de-crista-africano (Hystrix cristata)
  • Camelo (Camelus)
  • Veado-vermelho (Cervus elaphus)
  • Rato-de-crista-africano (Lophiomys imhausi)
  • Orangotango (Pongo)
  • Marabu (Leptoptilos crumenifer)
  • Lebre (Lepus)
  • Mandrill (Mandrillus sphinx)
  • Suricate (Suricata suricatta)
  • Tartaruga-de-esporas-africana (Centrochelys sulcata)
  • Ovelha (Ovis aries)
  • Otócion (Otocyon megalotis)
  • Gerbilo (Gerbillinae)
  • Lagarto-do-nilo (Varanus niloticus)

Para conhecer ainda mais sobre os animais africanos, não deixe de assistir ao seguinte vídeo sobre 10 animais da África que está no canal do PeritoAnimal no YouTube:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Animais da África - Características, curiosidades e fotos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Bauer, H., Packer, C., Funston, PF, Henschel, P. y Nowell, K. 2016. Panthera leo (versión de errata publicada en 2017). La Lista Roja de Especies Amenazadas de la UICN 2016: e.T15951A115130419. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.2305/IUCN.UK.2016-3.RLTS.T15951A107265605.en>. Acesso em 9 de março de 2021.
  • Vrahimis, S., Grobler, P., Brink, J., Viljoen, P. & Schulze, E. 2017. Connochaetes gnou. The IUCN Red List of Threatened Species 2017: e.T5228A50184962. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.2305/IUCN.UK.2017-2.RLTS.T5228A50184962.en>. Acesso em 9 de março de 2021.
  • IUCN SSC Antelope Specialist Group 2016. Connochaetes taurinus. The IUCN Red List of Threatened Species 2016: e.T5229A50185086. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.2305/IUCN.UK.2016-2.RLTS.T5229A50185086.en>. Acesso em 9 de março de 2021.
  • IUCN SSC Antelope Specialist Group 2019. Syncerus caffer. The IUCN Red List of Threatened Species 2019: e.T21251A50195031. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.2305/IUCN.UK.2019-1.RLTS.T21251A50195031.en>. Acesso em 9 de março de 2021.
  • Blanc, J. 2008. Loxodonta africana. The IUCN Red List of Threatened Species 2008: e.T12392A3339343. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.2305/IUCN.UK.2008.RLTS.T12392A3339343.en>. Acesso em 9 de março de 2021.