Animais com K - Nomes de espécies em português e inglês

Animais com K - Nomes de espécies em português e inglês

Estima-se que existam mais de 8,7 milhões de espécies de animais conhecidas em todo o planeta, segundo o último censo realizado pela Universidade do Havaí, nos Estados Unidos, e publicado em 2011 na revista científica PLoS Biology. No entanto, de acordo com os próprios pesquisadores, podem existir 91% de espécies aquáticas e 86% terrestres que ainda não foram descobertas, descritas e catalogadas.[1]

Resumindo: há uma infinidade de espécies diferentes no reino animal com nomes que se iniciam com todas as letras do alfabeto. Por outro lado, existem poucos animais com a letra K, visto que esta letra não é tipica do alfabeto português: só foi incorporada ao nosso alfabeto em 2009, após implementação do novo acordo da língua Portuguesa.

Mas como apaixonados pelos bichos, nós, do PeritoAnimal, te apresentamos este artigo sobre os animais com K - nomes de espécies em português e inglês. Boa leitura.

Animais com K

Existem poucos animais com a letra K, até mesmo porque muitos desses bichos, nomeados em outros países com esta letra, foram batizados em português com as letras C ou Q, como é o caso do Coala (Phascolarctos cinereus) e o Cudo (Strepsiceros Kudu), e não Koala e Kudu. O animal com K mais popular talvez seja o Krill, por sua grande utilização como alimento de peixes ornamentais no Brasil. A seguir apresentaremos uma lista com sete animais com a letra K e falaremos sobre suas características.

Kakapo

O Kakapo (nome científico: Strigops habroptilus) é um tipo de papagagio noturno encontrado na Nova Zeilândia e, infelizmente, está na lista de aves em perigo crítico de extinção no mundo, segundo a Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN). Seu nome significa papagaio da noite, em maori.

Este primeiro animal com K de nossa lista pode atingir até 60cm de comprimento e pesar entre 3 e 4 quilos. Por possuir asas atrofiadas, ele não é capaz de voar. É uma ave herbívora, alimentando-se de frutos, sementes e pólen. Uma curiosidade sobre o Kakapo é o seu cheiro: muitos dizem que tem um odor de flores com mel.

Imagem: Kakapo/Kimberley Collins

Kea

Também conhecido como papagaio-da-Nova-Zelândia, o Kea (Nestor notabilis) tem uma plumagem verde-oliva e um bico bastante resistente. Adora ficar nas árvores e sua dieta é composta por folhas, brotos e néctar das flores, além de insetos e larvas.

Tem em média 48 cm de comprimento e 900 gramas de peso e os muitos fazendeiros da Nova Zelândia não gostam muito deste animal com K de nossa lista. Isso porque as aves desta espécie atacam rebanhos de carneiros do país para bicar a região lombar e suas costelas, causando feridas nos animais.

Imagem: Kea/Sid Mosdell

Kinguio

Continuando com nossa lista de animais com a letra K, temos o Kinguio, Kingyo ou também conhecido como peixinho-dourado, peixe-japonês ou peixe-vermelho (Carassius auratus). Ele é um pequeno peixe de água doce.

Originário da China e Japão, mede 48cm quando adulto e pode viver mais de 20 anos. Ele foi uma das primeiras espécies de peixe a ser domesticada. Em seu ambiente natural, este outro animal com K de nossa lista se alimenta majoritariamente de plâncton, material vegetal, detritos e invertebrados bentônicos.

Imagem: Kinguio

Kiwi

O Kiwi (Apteryx) é o símbolo nacional da Nova Zelândia. É uma ave que não voa e vive em buracos cavados por ela. Este outro animal com K de nossa lista tem hábitos noturnos e, com um tamanho similar ao das galinhas domésticas, é responsável por colocar um dos maiores ovos de todas as espécies de aves de todo o planeta.

Imagem: Kiwi/David J. Stang

Kookaburra

A Kookaburra(Dacelo spp.) é um tipo de ave endêmica na Nova Guiné e na Austrália. Este outro animal com K que podemos encontrar na natureza possui entre 40cm e 50cm de comprimento e costuma viver em pequenos grupos.

Estas aves se alimentam de animais menores, como peixes, insetos, lagartos e pequenos anfíbios e são conhecidas pelas vocalizações ruidosas que fazem para se comunicar entre si, que nos lembram gargalhadas.[2]

Imagem: Kookaburra

Kowari

Seguimos nossa relação de animais com K falando doKowari (Dasyuroides byrnei), um mamífero marsupial que pode ser encontrado nos desertos rochosos e planícies da Austrália. É outro animal que infelizmente corre perigo de extinção. Também chamado de rato-marsupial-de-rabo-de-pincel, é mais um animal com K de nossa lista.

O Kowari é um animal carnívoro, alimentando-se basicamente de pequenos vertebrados como mamíferos, répteis e aves, além de insetos e aracnídeos. Possui em média 17cm de comprimento e pesa entre 70g e 130g. Seu pelo costuma ser cinza grisalho e tem pelos da cor de um pincel negro na ponta da cauda.

Imagem: Kowari

Krill

Finalizamos esta relação de animais com a letra K com o Krill (Euphausiacea), um crustáceo similar ao camarão. É um animal bastante importante para o ciclo de vida marinho, pois serve de alimento para tubarões-baleia, jamantas e baleias, além de ser bastante utilizado como alimento de peixes ornamentais e, por isso, talvez seja o animal com K mais popular de nossa lista.

Boa parte das espécies de krill realizam grandes migrações diariamente desde o fundo do mar até a superfície e por isso são alvos fáceis de focas, pinguins, lulas, peixes e vários outros predadores.

Imagem: Krill

Subespécies de animais com K

Como você viu, existem poucos animais com K na língua portuguesa e a maioria deles é endêmico da Austrália e Nova Zelândia e, portanto, seus nomes têm origem no idioma maori. A seguir, destacamos algumas subespécies de animais com a letra K:

  • Kinguio bolha
  • Kinguio cometa
  • Kinguio oranda
  • Kinguio telescópio
  • Kinguio cabeça-de-leão
  • Krill antártico
  • Krill do pacífico
  • Krill do norte
Imagem: Kinguio bolha/peixesaquarismo.com

Animais com a letra K em inglês

Agora vamos listar alguns dos animais com a letra K em inglês. Repare que há muitos deles que, em português, substituímos o K pelo C ou Q.

Animais com K em inglês

  • Kangaroo (Canguru em português)
  • Koala (Coala em português)
  • Komodo Dragon (Dragão-de-Komodo)
  • King Cobra (Cobra real)
  • Keel-Billed Toucan (Tucano-de-bico-arco-íris)
  • Killer Whale (Orca)
  • King Crab (Caranguejo-real)
  • King Penquin (Pinguim-rei)
  • Kingfisher (Martim-pescador)

E agora que você já sabe uma série de animais com K, seja por curiosidade ou para jogar adedonha (ou Stop), talvez você se interesse em saber nomes de pássaros de A a Z.

Imagem: Coala, em inglês, é Koala

Se deseja ler mais artigos parecidos a Animais com K - Nomes de espécies em português e inglês, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Referências
  1. G1. Planeta tem 8,7 milhões de espécies conhecidas, aponta levantamento. Disponível em: <http://g1.globo.com/natureza/noticia/2011/08/planeta-tem-87-milhoes-de-especies-conhecidas-aponta-levantamento.html>. Acesso em 5 de fevereiro de 2021.
  2. YOUTUBE. Kookaburra call (Two Laughing Kookaburra Laughing) SO LOUD!. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=TqdRQxgtZtI>. Acesso em 5 de fevereiro de 2021.
Bibliografia
  • TERRA. Quantas espécies existem no planeta?. Diponível em: <https://www.terra.com.br/noticias/educacao/voce-sabia/quantas-especies-existem-no-planeta,a208aaccde6da310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html>. Acesso em 5 de fevereiro de 2021.
  • MUSEU LÍNGUA PORTUGUESA. Animais com K. Disponível em: <https://museulinguaportuguesa.org.br/animais-com-k/>. Acesso em 5 de fevereiro de 2021.
  • MICHAELIS. Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa. Disponível em: <https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/>. Acesso em 5 de fevereiro de 2021.
  • PRIBERAM. Dicionário da Língua Portuguesa. Disponível em: <https://dicionario.priberam.org/>. Acesso em 5 de fevereiro de 2021.
  • BirdLife International. 2018. Strigops habroptila. The IUCN Red List of Threatened Species 2018: e.T22685245A129751169. Disponível em: <https://dx.doi.org/10.2305/IUCN.UK.2018-2.RLTS.T22685245A129751169>. Acesso em 5 de fevereiro de 2021.
  • DISCOVERY UK - YOUTUBE. The Strangest Parrot in the World | Modern Dinosaurs. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=hV6-oNRSqCk>. Acesso em 5 de fevereiro de 2021.
  • EOL. Kea. Disponível em: <https://eol.org/pages/45517886%7Ct%C3%ADtulo=Kea%7Cautor=>. Acesso em 5 de fevereiro de 2021.
  • AQUARISMO PAULISTA. Kinguio (Carassius auratus). Disponível em: <http://www.aquarismopaulista.com/kinguio-carassius-auratus/>. Acesso em 5 de fevereiro de 2021.