Animais com escamas - Nomes, fotos e curiosidades

Animais com escamas - Nomes, fotos e curiosidades

No mundo existem animais com todos os tipos de características físicas. Asas, farpas, olhos grandes, garras e caudas preênsis. Escamas, pelos e penas, só para mencionar alguns, são mecanismos que cada espécie deve desenvolver em seu ambiente e que, por sua vez, os diferencia de outros espécimes.

Você conhece os animais com escamas? Muitas vezes se pensa erroneamente que apenas os peixes as possuem, por isso o PeritoAnimal apresenta esta lista com nomes e curiosidades sobre diferentes espécies com escamas. Continue lendo!

O que são as escamas

Quando você pensa em escamas, certamente a primeira coisa que se lembra são os peixes, certo? No entanto, eles não são os únicos animais que têm escamas. Mas, antes de falar neles, o que são as escamas? Cada escama é uma estrutura rígida que cresce sobre a pele do animal para cumprir diferentes funções. De acordo com o tipo de animal a que pertencem, têm formas diferentes e cobrem todo o corpo ou apenas algumas áreas.

As escamas são constituídas de diferentes compostos e tecidos orgânicos e inorgânicos, como dentina, vitrodentina, cosmina, ganoína, sais de cálcio, colágeno, queratina, entre outros. As formas que adotam variam, desde circulares, similares a diamantes ou espátulas, dentadas, pequenas e grandes, etc.

Peixes, répteis, artrópodes, aves e mamíferos podem apresentar escamas. A seguir, contamos quais são as características dos animais com escamas.

Características dos animais com escamas

Dependendo da família a que pertencem, as características dos animais com escamas são diferentes:

Escamas de peixes

Os peixes são animais com escamas dérmicas, que são formadas na mesoderme, uma das camadas celulares que formam os embriões. Os peixes com escamas precisam delas para cumprir a função de oferecer resistência às correntes de água e servir de proteção. Nos peixes, a principal característica das escamas é proteger todo o corpo, e elas são flexíveis ao invés de duras. Graças a isso, são capazes de se mover facilmente.

Répteis com escamas

Os répteis têm escamas? Sim, são animais com escamas epidérmicas que cobrem todo o corpo. Uma das diferenças em relação aos peixes é que as escamas dos répteis são mais rígidas e também apresentam escamas ósseas sob as epidérmicas, chamadas osteodermas. Graças a essas características, a pele dos répteis é dura e resistente.

Aves com escamas

Embora possa parecer estranho, os pássaros também têm escamas, mas elas não cobrem todo o corpo. Como você sabe, a principal característica das aves é a presença de penas, mas existe uma área do corpo livre delas: as patas. Nas aves, as escamas são feitas de queratina, o mesmo componente que seus bicos, esporas e garras. Dependendo da espécie, podem ser encontradas nos dedos e tarsos, ou se estendem até a articulação do tornozelo, com a qual a pata inteira é recoberta de escamas.

Mamíferos com escamas

Existem poucas espécies de mamíferos com escamas, mas aqueles que têm escamas estão entre os animais com escamas terrestres. Entre os mamíferos que as possuem, os mais conhecidos são os pangolins (gênero Manis), que apresentam uma pele coberta por escamas grandes e duras. Além disso, o rato-canguru-almiscarado (Hypsiprymnodon moschatus) e os falsos esquilos voadores (família Anomaluridae) apresentam escamas na cauda.

Artrópodes com escamas

Embora sejam imperceptíveis a olho nu, os artrópodes da ordem Lepidoptera (como borboleta e mariposas) apresentam pequenas escamas cobrindo suas asas. Essas escamas dão a cor das asas e permitem isolar do frio ou regular o efeito dos raios solares.

Como você pode ver, várias espécies possuem essas estruturas protetoras em sua pele. Pensando nisso, cabe se perguntar: os anfíbios têm escamas? A resposta é não, pois a principal característica da pele dos anfíbios é sua textura viscosa.

A seguir, apresentamos diferentes animais com escamas, exemplos e características.

Nomes e exemplos de animais com escamas - Com imagens!

A seguir mostramos uma lista completa de 10 animais com escamas e, para que você aprenda a reconhecê-los, mostraremos suas fotos:

1. Tubarão-branco

O tubarão branco (Carcharodon carcharias) é um dos animais com escamas e barbatanas. É um dos tipos de tubarões mais populares graças aos filmes de terror. Distingue-se por seu grande tamanho e uma potente mandíbula que contém duas fileiras de dentes serrilhados e afiados.

As escamas do tubarão-branco são duras e afiadas, proporcionando uma excelente proteção. As barbatanas, por sua vez, estão localizadas nas laterais do corpo, duas menores na cauda e a conhecida barbatana que se projeta no dorso.

2. Pangolim

Sob o nome de pangolim, existem várias espécies que pertencem à ordem dos folidotos (Pholidota). São mamíferos encontrados na África e Ásia, portanto são animais com escamas e pulmões. Os pangolins são animais insetívoros que se alimentam de formigas e cupins, que capturam com sua língua pegajosa, como os tamanduás.

O corpo dos membros desta espécie é caracterizado por apresentar escamas grossas e duras que cobrem quase toda a superfície, exceto o focinho, as patas e o abdômen. Essas escamas são compostas de queratina e servem como proteção, pois se enrolam sobre seu próprio corpo diante da ameaça dos predadores.

3. Serpente

As serpentes pertencem à ordem dos ofídios. São caracterizadas por possuir um corpo alongado e sem patas, uma língua bifurcada, cabeça achatada (na maioria das espécies) e grandes olhos. Existem quase 3.500 espécies e estão distribuídas por todo o planeta, exceto nas áreas árticas e antárticas.

Toda a pele das serpentes é coberta por escamas, as quais podem apresentar colorações variadas que as ajudam a se camuflar com o ambiente. Além disso, a própria dureza das escamas ajuda a se movimentarem pelo solo.

4. Borboleta

As borboletas pertencem à ordem dos lepidópteros (Lepidoptera) e são populares pela multiplicidade de combinações de cores que suas asas apresentam. O que poucas pessoas sabem é que essas asas são formadas por pequenas e finas placas, por isso estão entre os animais que têm escamas e asas, além de serem insetos.

Cada escama mede um milésimo de um milímetro. Assumem diversas funções, entre elas: proporcionar a coloração característica de cada espécie ao refletir a luz, servem como elemento chamativo durante o acasalamento ou como camuflagem diante dos predadores, e regulam a temperatura.

Descubra também no PeritoAnimal quais são os tipos de borboletas.

5. Crocodilo

Entre os répteis com escamas estão os crocodilos (Crocodylidae), que habitam os rios da América, Ásia, África e as costas de parte da Austrália. É uma espécie que habita o planeta Terra há muito tempo, pois apareceu pela primeira vez durante o Eoceno e são poucas as modificações que sua morfologia sofreu.

A pele do crocodilo é coberta por escamas duras e ásperas. Graças a elas, é capaz de acumular calor durante o dia, por isso é comum vê-los deitados ao sol. Quando a temperatura cai à noite, eles entram no ambiente aquático para aproveitar o calor armazenado.

6. Pica-pau

Sob o nome de pica-paus, várias espécies de aves da ordem dos Piciformes estão incluídas. Podem ser encontrados em quase todo o mundo e sua característica distintiva é a forma como atingem o tronco das árvores com o bico, ação que realizam com o objetivo de se alimentar. Como outras aves, as patas dos pica-paus são cobertas de escamas de forma sobreposta.

7. Iguana

A iguana pertence ao gênero dos répteis e da família Iguanidae. É um dos animais com escamas mais populares do mundo. Encontra-se distribuída em quase toda a América Latina, incluindo a América Central e parte do Caribe. A pele das iguanas pode apresentar colorações variadas, de diferentes tons de verde até castanho e cinza chumbo.

As diferentes espécies têm em comum, entretanto, a presença de escamas de diferentes tipos. A pele da iguana é coberta por pequenas escamas duras e ásperas. Da mesma forma, apresentam cristas ou picos de diferentes tamanhos no dorso, que são classificadas como escamas tuberculares.

8. Águia-marinha-de-steller

A águia-marinha-de-Steller (Haliaeetus pelagicus) é uma ave encontrada nas costas dos lagos e rios do Japão, Coreia, China, Taiwan e parte da Rússia. É uma ave de rapina e é caracterizada por apresentar uma plumagem preta com listras no peito, na cabeça e no dorso, enquanto as penas e parte das patas se destacam pela cor branca.

Quanto às escamas, elas são encontradas nas patas e precedem as potentes garras. Chamam a atenção por sua cor amarela intensa, a mesma que a águia ostenta em seu bico.

9. Peixe-abacaxi

O peixe-abacaxi (Cleidopus gloriamaris) é um peixe único em seu gênero que habita as águas ao redor da Austrália e seus territórios insulares, onde vive nos recifes. As escamas do peixe-abacaxi são as que lhe dão seu nome, pois cada uma delas é grande, além de dura e afiada na ponta. Além disso, a espécie apresenta um corpo de cor amarelo com padrão castanho.

10. Mariposa

Terminamos a lista de animais com escamas com as mariposas, lepidópteros muito comuns de se ver à noite, momento em que realizam a maioria das atividades do seu ciclo de vida. Estão distribuídas nas cidades de todo o mundo. Como as borboletas, as mariposas possuem minúsculas escamas em suas asas, flexíveis e frágeis. Essas escamas lhes dão sua cor característica e, ao mesmo tempo, lhes permitem regular sua temperatura corporal para sobreviver.

Agora que você conhece melhor os animais que têm escamas, não deixe de conferir este outro artigo sobre animais azuis.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Animais com escamas - Nomes, fotos e curiosidades, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Proctor, N.S. and P.J. Lynch. (1993). Manual of ornithology: avian structure and function. Yale Univ. Press, New Haven.
  • Peter R. (2000). "The integumentary morphology of modern birds—An overview". American Zoologist 2000 40(4):461-477.
  • Scoble, M. J. (1995). The lepidoptera, form, function and diversity. London: The Natural history Museum & Oxford University Press.
  • Wing, Leonard W. (1956). Natural history of birds. The Ronald Press Company.
  • Martin, Samuel. (18 de diciembre de 2007). “Global diversity of crocodiles (Crocodilia, Reptilia) in freshwater”. Hydrobiologia 595(1): 587-591.
  • “Steller´s sea-eagle”. The IUCN Red List of Threatenes Species. Disponível em: <https://www.iucnredlist.org/es/species/22695147/93492859#taxonomy>. Acesso em 8 de abril de 2021.