Animais com a letra D

Animais com a letra D

Existem muitos animais que começam com a letra D, por isso, nessa lista do PeritoAnimal, escolhemos alguns dos mais populares e outros menos conhecidos para que você descubra novas espécies. Além disso, aqui você encontrará animais com a letra D em inglês e português, já que com este tipo de vocabulário é mais fácil aprender um novo idioma como o inglês.

Você quer descobrir novas espécies e, ao mesmo tempo, aprender um idioma? Descubra a lista de animais com a letra D que te mostramos abaixo!

Animais com D

Existem muitos animais com a letra D, como você deve imaginar, mas por vezes pode ficar difícil lembrar de algum ou ate de mais que um. Confira essa lista de animais com D para conhecê-los:

  • Dragão de Komodo;
  • Diabo-da-tasmânia;
  • Diamante-de-Gould;
  • Dugongo;
  • Dingo;
  • Dourada;
  • Dik-dik;
  • Doninha;
  • Dromedário;
  • Damão-do-cabo.

Continue lendo para saber mais sobre cada uma dessas espécies de animais que começam por D.

1. Dragão de Komodo (Varanus komodoensis)

O primeiro dos animais com a letra D, e um dos mais populares, é o dragão de Komodo. Esta espécie de lagarto é a maior do planeta, alcançando uns incríveis 2,5 metros de comprimento e pesando 70 kg. O Komodo habita zonas abertas com vegetação suficiente, embora também possa ser encontrado em zonas costeiras e montanhas.

O dragão de Komodo é um animal carnívoro que se alimenta de pequenos mamíferos, aves e invertebrados. Possui uma cabeça plana e um focinho de tamanho grande, pele escamosa e uma língua bifurcada que permite captar os odores à sua volta.

2. Diabo-da-tasmânia (Sarcophilus harrisii)

O diabo-da-tasmânia é um marsupial originário da ilha de Tasmânia (Austrália). Possui uma cabeça larga e cauda grossa. O seu pelo é negro e áspero.

O nome dessa espécie teve origem nos ruídos intensos que usa para comunicar ou intimidar os seus predadores. Infelizmente, é uma espécie que se encontra ameaçada devido à perda do seu habitat e à caça furtiva.

3. Diamante-de-Gould

Outro dos exemplos de animais com a letra D é o diamante-de-Gould, um pássaro exótico pequeno de origem australiana com uma plumagem composta por diferentes cores vivas.

Embora a sua criação em cativeiro seja muito popular em todo o mundo, o diamante-de-Gould encontra-se em ameaça de extinção no seu estado selvagem.

4. Dugongo (Dugong dugon)

O dugongo é um mamífero marinho semelhante ao peixe-boi, uma vez que possui um corpo longo que supera os 3 metros de comprimento e alcança os 200 kg de peso. Possui dois pequenos olhos e ouvidos sem protuberâncias. Além disso, não possui dentes molares, pelo que "mastiga" os alimentos usando os seus lábios.

Segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza[1], o dugongo foi classificado como "vulnerável" devido à caça furtiva que sofre para obter a sua gordura e carne.

5. Dingo (Canis lupus dingo)

O dingo é uma espécie de lobo que vive na Austrália e na Ásia. Pode ser encontrado em zonas muito variadas, como bosques montanhosos e frios, áreas áridas, bosques tropicais, entre outros.

O dingo é carnívoro e os seus hábitos são muito sociais. Se organiza em manadas que se estabelecem em territórios definidos. Estes animais com D comunicam através de uivos e gemidos, especialmente durante a época de reprodução.

6. Dourada (Sparus aurata)

A dourada é uma espécie de peixe que mede 1 metro e pesa 7 kg. Possui uma cabeça grande e redonda, lábios grossos, fortes mandíbulas e uma linha dourada que se encontra entre os olhos.

A dieta deste peixe é baseada em crustáceos, moluscos e outros peixes, embora em alguns momentos também se alimente de algas e plantas marinhas.

7. Dik-Dik (Madoqua kirkii)

O dik-dik é um antílope que mede 70 cm e pesa 8 kg. É nativo de África, onde pode ser encontrado em zonas secas, mas com suficiente vegetação para alimentar-se. A sua dieta é rica em arbustos, ervas, frutas.

Quanto à sua aparência, apresenta uma coloração variada, desde cinza amarelado até marrom avermelhado nas costas. No abdômen, por sua parte, é cinza ou branco. Os machos têm cornos sobre as cabeças.

8. Doninha (Mustela)

A doninha é um pequeno animal mamífero que pode ser encontrado em qualquer continente, exceto Antártica e Oceânia. Possui pelagem marrom que, em algumas das espécies de doninha, vira branca durante o Inverno.

São excelentes caçadoras solitárias noturnas que se alimentem de peixes, sapos, camundongos e ratos, maioritariamente.

9. Dromedário (Camelus dromedarius)

O dromedário é um animal mamífero da família Camelidae semelhante ao camelo. Ao contrário desse último, possui apenas uma corcova. É nativo do ocidente asiático e do nordeste africano.

Possui uma pelagem suave e esparsa, em tons que variam do branco-sujo ao castanho-escuro, que permite que que se refrigere em altas temperaturas.

10. Damão-do-cabo (Procavia capensis)

O damão-do-cabo é outro exemplar de animais com a letra D. É um mamífero que vive em grande parte do continente africano, em zonas áridas, penhascos e bosques.

O damão tem uma aparência semelhante ao porquinho-da-Índia, sendo que as principais diferenças são encontradas nas orelhas e na cauda, que é muito mais curta. A espécie alcança os 4 kg.

Animais que começam com a letra D em inglês

Se você ficou com vontade de conhecer mais animais com D, em seguida te mostramos uma lista dos animais que começam com a letra D em inglês. Você conhece algum deles?

Darwin's frog (Rhinoderma darwinii)

O sapo de Darwin é um pequeno anfíbio que deve o seu nome ao fato de ter sido localizado por Charles Darwin durante as suas viagens de exploração. Esta espécie apresenta dimorfismo sexual, uma vez que as fêmeas são maiores que os machos. A cor da pele varia, embora o mais comum se apresente em tons de verde. Pode ser encontrado em países da América do Sul, especialmente no Chile e na Argentina.

Deer (Cervus elaphus)

A palavra deer é usada para denominar o veado, mamífero que pode ser encontrado em grande parte da América do Norte e Europa. Se caracteriza pelo seu pelo pardo ou avermelhado, acompanhado de cornos nos machos.

O veado é um animal herbívoro, pelo que se alimenta unicamente de ervas, folhas e arbustos.

Discus (Symphysodon aequifasciatus)

O peixe disco é uma espécie de peixe que habita em água tranquilas com vegetação abundante que, embora em português não seja um dos animais com a letra D, em inglês sim. Pode ser encontrado nos afluentes do rio Amazonas.

A espécie distingue-se pelo formato do seu corpo de tamanho grande e apresenta uma superfície lisa na pele. A cor varia entre verde, marrom e azul.

Donkey (Equus asinus)

A palavra donkey é usada para denominar o asno. Este animal fa família Equidae pode ser encontrado em quase todo o mundo e com frequência é usado como animal de carga. A espécie possui orelhas longas e focinho proeminente. A cor da pelagem varia entre o cinza, branco ou pardo. Alcança os 130 cm de altura na cernelha.

Dormouse (Eliomys quercinus)

Dormouse é o término usado em inglês para dar nome ao leirão, sendo por isso outros dos animais com a letra D em inglês. Se trata de um roedor de 17 cm e 150 gramas, distinguindo-se pelo seu tamanho pequeno. O leirão habita zonas rochosas, bosques de coníferas e ambientes urbanos da Europa e da África.

Desert tortoise (Gopherus agassizii)

A tartaruga do deserto é uma espécie nativa da América do Norte. Em inglês é conhecida por desert tortoise, já que se encontra no deserto de Mojave (Estados Unidos). A espécie alimenta-se de plantas e ervas que encontra no seu caminho. Mede 36 cm e pesa até 7 kg.

Dusky rattlesnake (Crotalus durissus)

A cobra-do-riso, também conhecida como cascavel-de-quatro-ventas, é uma espécie de cobra que se caracteriza pelo som da cascavel que se encontra na sua cauda.

A espécie é originária do continente americano, no qual se encontra desde o Canadá até a Argentina. A sua mordida é venenosa.

Dung beetle (Scarabaeus laticollis)

O último dos animais com a letra D em inglês é o dung beetle, escaravelho bosteiro ou simplesmente "rola-bosta". O seu se explica pelo fato de que esses animais recolhem o esterco de outras espécies e formam uma bola que utilizam para botar os seus ovos. Esta espécie é coprófaga, ou seja, se alimenta de esterco. Pode ser encontrado em quase todo o mundo, excepto na zona antártica.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Animais com a letra D, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Referências
  1. Marsh, H. & Sobtzick, S. (2015). Dugong dugon. The IUCN Red List of Threatened Species 2015: e.T6909A43792211.
Bibliografia
  • Wells, R.S., Natoli, A. & Braulik, G. (2019). Tursiops truncatus. The IUCN Red List of Threatened Species 2019: e.T22563A50377908.
  • World Conservation Monitoring Centre. (1996). Varanus komodoensis. The IUCN Red List of Threatened Species 1996: e.T22884A9396736.
  • Hawkins, C.E., McCallum, H., Mooney, N., Jones, M. & Holdsworth, M. (2008). Sarcophilus harrisii. The IUCN Red List of Threatened Species 2008: e.T40540A10331066.
  • Lizcano, D.J., Amanzo, J., Castellanos, A., Tapia, A. & Lopez-Malaga, C.M. (2016). Tapirus pinchaque. The IUCN Red List of Threatened Species 2016: e.T21473A45173922.
  • Russell, B., Carpenter, K.E. & Pollard, D. (2014). Sparus aurata. The IUCN Red List of Threatened Species 2014: e.T170253A1302459.
  • IUCN SSC Antelope Specialist Group. (2016). Madoqua kirkii. The IUCN Red List of Threatened Species 2016: e.T12670A50190709.
  • IUCN SSC Amphibian Specialist Group. (2018). Rhinoderma darwinii. The IUCN Red List of Threatened Species 2018: e.T19513A79809372.
  • Bertolino, S., Amori, G., Henttonen, H., Zagorodnyuk, I., Zima, J., Juškaitis, R., Meinig, H. & Kryštufek, B. (2008). Eliomys quercinus. The IUCN Red List of Threatened Species 2008: e.T7618A12835766.