Animais brasileiros: nativos, endêmicos e em risco de extinção

Animais brasileiros: nativos, endêmicos e em risco de extinção

Fauna quer dizer o conjunto de espécies que vivem em uma determinada região. Por isso, é importante saber diferenciar que quando falamos sobre a fauna brasileira, estamos falando sobre todas as espécies que habitam o Brasil, mas não necessariamente apenas de espécies endêmicas ou nativas, já que alguns animais são considerados espécies invasoras e/ou foram introduzidos pela pessoa humana.

Para te mostrar um pouco da nossa incrível fauna, neste post do PeritoAnimal nos focamos em listar aqueles animais brasileiros: nativos e endêmicos que são icônicos na nossa história, além dos animais que só existem no Brasil. Continue lendo e encante-se com a magnitude de cada um deles!

Fauna brasileira

De acordo com o Instituto Chico Mendes,[1] o Brasil administra o maior patrimônio de biodiversidade do mundo. Em números isso se traduz em 120 mil espécies de invertebrados e 8930 espécies de vertebrados, aproximadamente, dentre eles são:

  • 734 espécies de mamíferos;
  • 1982 espécies de aves;
  • 732 espécies de répteis;
  • 973 espécies de anfíbios;
  • 3150 peixes continentais;
  • 1358 peixes marinhos.

Dentre essas, aproximadamente 1173 estão ameaçadas de extinção. Todas as espécies registradas podem ser consultadas na lista de Espécies Ameaçadas (2014) disponibilizada pelo ICMBio[2]ou na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN).[3]

Animais brasileiros

O que não faltam são espécies e mais espécies para fazer listas de animais nativos do Brasil, mas é certo que alguns deles são mais conhecidos e chamam a atenção pelas suas características inconfundíveis. Alguns deles são:

Anta (Tapirus terrestris)

Aparece em diferentes biomas brasileiros e é sempre reconhecida pela sua tromba flexível e porte que lembra um porco. Também pode ser encontrada em outros países da América do Sul.

Peixe-boi da Amazônia (Trichegus Inunguis)

O peixe-boi-Amazônico, como o próprio nome diz, pode ser encontrado apenas nas águas doces das bacias Amazônicas e no Rio Orinoco, que tem afluentes do Amazonas. O peixe-boi da-Amazônia se alimenta de capim, macrófitas e plantas aquáticas. E de plantinha em plantinha, ele pode passar até 8 horas por dia comendo

Boto-cor-de-rosa

Ou boto vermelho, esse nome faz referência a 3 espécies de golfinhos fluviais que podem ser encontrados nas águas dos rios Amazonas, Solimões, Araguaia e sub-bacia boliviana e são alguns dos animais brasileiros mais populares e icônicos.

Ariranha (Pteronura brasiliensis)

O apelido desse mamífero é onça-d'água pelos seus hábitos carnívoros e ela pode ser encontrada nas águas do Pantanal e na bacia do Rio Amazonas.

Gato-maracajá (Leopardus wiedii)

Esse felino é nativo do Brasil, mas também de outras partes da América do Sul e Central. Lembra muito a jaguatirica, só que menor.

Lobo-guará (Chrysocyon brachyurus)

Dentre os animais brasileiros, esse canídeo pode ser encontrado no Cerrado brasileiro e seus hábitos e características físicas fazem dele uma espécie única e muito especial.

Onça-parda-da-Caatinga, Suçuarana (Puma concolor)

Apesar de ser um dos animais nativos do Brasil, essa espécie de onça tem uma aparição cada vez mais rara na fauna brasileira devido à caça ilegal e destruição do seu habitat.

Jiboia-constritora (Boa constrictor)

Essa serpente é um dos animais nativos do Brasil mas também pode ser encontrada em zonas tropicais de todo o continente americano. Ela pode chegar a medir 2 metros de comprimento e é considerada uma serpente-peixe.

Capivara (Hydrochoerus hydrochaeris)

Ela são considerados os maiores roedores do mundo e fazem parte da fauna brasileira e também de outras partes da América do Sul.

Tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla)

Esse comedor de formigas pode comer até 30 mil delas por dia nas regiões em que habita: o Cerrado brasileiro e outras regiões América do Sul e Central. São considerados ums dos animais brasileiros mais populares também.

Animais que só existem no Brasil

Sempre que você quiser procurar alguma espécie que só existe em determinado lugar, procure por fauna endêmica. As espécies endêmicas de determinada região são aquelas que só existem em algum lugar. O endemismo é válido para espécies animais e vegetais e sua causa é a limitação por barreiras físicas, geográficas, biológicas e/ou climáticas. Animais que só existem no Brasil, são espécies nativas ou endêmicas que também podem ocorrer apenas em certas regiões do país.

Algunas animais que só existem no Brasil são:

Arara-azul-de-Lear (Anodorhynchus lear)

Dentre os animais que só existem no Brasil, essa é uma espécie endêmica da Caatinga baiana que, infelizmente, se encontra em perigo de extinção.

Mico-leão-dourado (Leontopithecus rosalia)

Essa é uma das espécies mais representativas da fauna brasileira e, hoje em dia, uma das mais raras. O mico-leão-dourado está em perigo de extinção e é uma espécie endêmica da Mata Atlântica.

Periquito-da-Caatinga (Eupsittula cactorum)

Como o nome anuncia, essa espécie só é encontrada no sertão brasileiro. Pode até parecer um periquito comum, não fosse o fato de ser uma espécie que também está ameaçada pelo comércio ilegal.

Pica-pau-amarelo (Celeus flavus subflavus)

A espécie homônima dos sítio das histórias de Monteiro Lobato é um dos animais que só existem no Brasil, mais especificamente no alto de florestas de matas fechadas. O desmatamento do seu habitat é uma das causas do risco de extinção dessa espécie de animais brasileiros.

Tatu-bola-da-caatinga (Tolypeutes tricinctus)

Você não vai encontrar esse tatu-bola em nenhuma outra parte do mundo. Ele é um dos animais que só existem no Brasil, mais especificamente na Caatinga e suas regiões mais secas do Brasil.

8 cachorros brasileiros

Apesar dos cachorros brasileiros pertencerem à mesma espécie, algumas raças específicas podem ser consideradas animais que só existem no Brasil. Falamos sobre elas neste vídeo no canal do PeritoAnimal:

Outros animais da fauna brasileira

Como vimos, são milhares de espécies de animais nativos do Brasil ou endêmicos. Sugerimos a leitura destes outros posts para que você possa conhecê-los a fundo:

  • 15 animais ameaçados de extinção no Brasil
  • Sapos mais venenosos do Brasil
  • Aranhas mais venenosas do Brasil

Se deseja ler mais artigos parecidos a Animais brasileiros: nativos, endêmicos e em risco de extinção, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Animais em perigo de extinção.

Referências
  1. INSTITUTO CHICO MENDES, Fauna Brasileira. Disponível em: <https://www.icmbio.gov.br/portal/faunabrasileira/>. Acesso em 21 de julho de 2020.
  2. INSTITUTO CHICO MENDES, Espécies Ameaçadas - Lista 2014. Disponível em: <https://www.icmbio.gov.br/portal/faunabrasileira/lista-de-especies/>. Acesso em 21 de julho de 2020.
  3. THE IUCN RED LIST OF THREATNED SPECIES. Disponível em: <www.iucnredlist.org/>. Acesso em 20 de julho de 2020.