Aloe vera para gatos com leucemia

Aloe vera para gatos com leucemia

Os gatos são animais domésticos fortes mas igualmente susceptíveis a várias doenças, algumas delas de caráter muito grave, como é o caso da leucemia felina, uma doença vírica que afeta de forma direta o sistema imunitário e que lamentavelmente ainda não tem cura.

Isto não quer dizer que o tutor de um gato afetado pela conhecida FeLV não tenha nada a fazer, de fato, são muitas as ações que se podem levar a cabo para melhorar a qualidade de vida do nosso pet diante dos transtornos que esta doença causa.

A aloe vera ou babosa é uma boa opção de tratamento natural para FeLV? É sobre isso que falaremos neste artigo do PeritoAnimal. Boa leitura.

Aloe vera para melhorar a qualidade de vida do gato com leucemia

As terapias naturais encontram-se em pleno auge, e isso também acontece no âmbito veterinário, algo que representa benefícios importantes para os nossos pets, sempre e quando usamos estes recursos naturais de uma forma responsável e com a supervisão profissional necessária.

É importante realçar que as terapias naturais, incluse aquelas baseadas unicamente em complementação nutricional, como é o caso das vitaminas para gatos com leucemia, não estão destinadas a substituir o tratamento farmacológico que o veterinário possa ter prescrito.

Também é importante que entenda que as terapias naturais não são uma solução milagrosa, isto significa que o uso de aloe vera ou babosa nos gatos com leucemia está unicamente destinado para melhorar a qualidade de vida do felino. Por favor, não confie em nenhuma informação que afirme rotundamente que o aloe vera é capaz de ser utilizado como tratamento único e curativo em casos de leucemia felina.

Tratamento natural para FeLV com babosa funciona?

Talvez você pense que o aloe vera é tóxico para os gatos, mas a polpa contida nesta planta, a qual se utiliza para fins medicinais, não apresenta nenhuma toxicidade nem perigo se usada em doses adequadas.

Por outro lado, o aloe vera contém componentes ativos que são muito úteis para o gato afetado por FeLV:

  • Aloetina: Este componente ajudará a fazer frente a qualquer infecção bacteriana produzida como consequência da diminuição de resposta do sistema imunitário.
  • Saponinas: Estes componentes são antissépticos, assim sendo, também ajudarão a proteger o organismo do gato diante das infecções oportunistas, que são aquelas que não aconteceriam com um sistema imunológico competente.
  • Aloemodina e aloeoleína: Ambos componentes centram a sua ação protegendo a mucosa gástrica e intestinal, portanto são úteis para prevenir os danos que possam ser produzidos por alguns tratamentos farmacológicos sobre o aparelho digestivo.
  • Carricina: É um dos princípios ativos do aloe vera mais importantes neste caso, uma vez que atua reforçando o sistema imunológico e aumentando as defesas. Esta planta também aporta enzimas, as quais exercem a sua função sobre as defesas, uma ação semelhante à carricina.

Como podemos observar, são vários os componentes químicos presentes no aloe vera que oferecem efeitos farmacológicos muito interessantes para melhorar a qualidade de vida do gato com leucemia, assim sendo, estamos diante de um tratamento complementar de primeira escolha e que não substitui, em hipótese alguma, o tratamento recomendado pelo veterinário.

Como administrar aloe vera em gatos com FeLV

Tendo em conta a debilidade do organismo de um gato afetado por leucemia, é imprescindível que adquira o suco ecológico de aloe vera apto para o consumo humano, uma vez que este apresenta melhor qualidade.

Neste caso o aloe vera deverá ser administrado por via oral, apesar de a dose recomendada ser 1 mililitro por quilograma de peso corporal, no caso dos gatos muito doentes pode ser administrado 2 mililitros por cada quilograma de peso corporal.

Como sempre, recomendamos que conte com o assessoramento de um veterinário holístico ou naturista.

Se o seu gato tem leucemia, você deve também ler o nosso artigo sobre quanto tempo vive um gato com leucemia felina.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Aloe vera para gatos com leucemia, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Doenças virais.