Alimentos saudáveis para cães

Alimentos saudáveis para cães

Encontrar uma alimentação equilibrada que atenda às necessidades dos cães em todas as fases de sua vida e se ajuste às demandas dos tutores pode ser um desafio. Há cada vez mais opções disponíveis, mas tanta variedade acaba criando confusão se você não souber bem o que um alimento deve conter para ser considerado saudável.

Neste artigo do PeritoAnimal vamos revisar os pontos-chave para a melhor nutrição canina e apresentar, assim, os alimentos saudáveis para cães. Boa leitura.

A alimentação dos cachorros

Embora os cães sejam capazes de comer de tudo, a realidade é que são animais mamíferos e carnívoros. Isso significa que durante as primeiras semanas de vida se alimentarão exclusivamente do leite materno. Devem permanecer com ela e o resto da ninhada durante no mínimo oito semanas, mas aproximadamente a partir do primeiro mês de vida, começarão a mostrar interesse pelos alimentos sólidos ao seu alcance.

Esse é o momento de iniciar o desmame, oferecendo a eles um alimento de qualidade, formulado especialmente para filhotes e que leve em consideração suas necessidades como carnívoros e como animais em fase de rápido crescimento.

Assim, o ingrediente básico de seu menu deve ser a proteína de origem animal. Embora ao longo da vida do cachorro mudemos sua alimentação para adaptá-la às exigências da fase adulta, que acontece por volta de um ano de vida; da fase idosa, aproximadamente a partir dos sete anos; ou após a castração, a proteína animal deve permanecer sendo a base da dieta saudável do seu cachorrinho. Basta lembrar que, quando falamos em alimentos saudáveis para cães, não estamos falando apenas sobre o conceito etéreo de "saúde", mas também sobre a aparência externa, dentes e pelagem dos cachorros.

Os ingredientes da ração para cachorros

A proteína de origem animal procedente de carne ou peixe é o componente fundamental da dieta dos cães. Se você optar por comprar sua ração, deve verificar a lista de ingredientes na embalagem. Eles devem ser produtos naturais e o primeiro da lista, ou seja, aquele que está presente em maior percentual, deverá ser carne fresca ou, no caso da ração, desidratada.

Posteriormente, a receita pode ser completada com carboidratos de cereais ou leguminosas e vitaminas e minerais fornecidos por frutas e vegetais. Alimentos saudáveis para cães não podem conter açúcar ou sal. Também é necessário evitar conservantes, corantes ou saborizantes artificiais, que serão substituídos por outros naturais, como a vitamina E.

No caso da ração, sua forma de produção é um diferencial, uma vez que ajuda a preservar todos os nutrientes. Em outras palavras, uma alimentação saudável para nossos cachorros é aquela elaborada com ingredientes que são facilmente reconhecíveis por nós, como frango, óleo de salmão, cordeiro, arroz, ervilhas ou abóbora.

Quais ingredientes evitar na comida dos cachorros

Em geral, devemos evitar alimentos cuja lista de ingredientes seja baseada em subprodutos animais ou vegetais, substâncias artificiais, açúcares, bem como aqueles cujo ingrediente principal não seja a proteína animal. Por outro lado, as intolerâncias e alergias alimentares são um problema relativamente comum em cães.

Embora cada indivíduo possa reagir mal a um ingrediente diferente, alguns são conhecidos por desencadear esses tipos de distúrbios com maior probabilidade. Alguns exemplos são o trigo, laticínios ou soja. Por isso, para cães mais sensíveis é aconselhável evitar esses tipos de ingredientes ou mesmo recorrer a rações conhecidas como hipoalergênicos. Lembre-se de que sempre que seu cachorro tiver uma reação alérgica, você deve ir a um veterinário, e recomendamos ter uma kit de primeiros-socorros para reações alérgicas. Lembre-se de que existem frutas e vegetais que você não deve dar ao seu animal de estimação em hipótese alguma, porque podem afetar seriamente sua saúde.

Benefícios dos alimentos saudáveis para cães

Alimentos saudáveis para cães vão garantir que seu pet receba todos os nutrientes necessários para suprir as necessidades de funcionamento de seu organismo. Além disso, uma boa alimentação também contribui para preservar sua saúde e, consequentemente, melhorar sua expectativa de vida. O resultado será um espécime cheio de vitalidade, com pelagem brilhante e um bom trânsito digestivo.

Além disso, o melhor aproveitamento dos alimentos gera menos desperdício, o que significa que as fezes serão menos volumosas e odoríferas. Portanto, independentemente de sua escolha, você deve sempre optar pela qualidade, de acordo com as premissas que apontamos. Este ponto é especialmente importante no caso da ração, uma vez que se trata de um alimento muito popular, mas nem todas as marcas são iguais.

Assim, para aproveitar os benefícios que a ração pode oferecer aos cães, é importante escolher uma marca que você já conhece e, se acaba de adotar um cachorro, não deixe de ler este outro artigo em que falamos sobre como escolher a melhor ração para cachorro.

Outros artigos sobre alimentos saudáveis para cães

Aqui no PeritoAnimal temos uma série de conteúdos em que falamos sobre boas opções de alimentos para cachorros:

  • Alimentação de filhotes de cachorros
  • Alimentos com cálcio para cachorros
  • Alimentação do cachorro: tipos e benefícios
  • Alimentos proibidos para cães

Se deseja ler mais artigos parecidos a Alimentos saudáveis para cães, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas equilibradas.

Bibliografia
  • MAZON, Marcia da Silva; MOURA, Wandgleisom Garcia de. Cachorros e humanos: mercado de rações pet em perspectiva sociológica. Civitas-Revista de Ciências Sociais, 2017, vol. 17, p. 138-158. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/civitas/a/TxNF7zHdkykBgdQjHKBtzCn/?lang=pt&format=html>. Acesso em 19 de julho de 2021.