Partilhar

Alimentos ricos em taurina para cachorros

 
Por Nelson Ferreira, Redator do Perito Animal. Atualizado: 23 novembro 2017
Alimentos ricos em taurina para cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Se temos em nossa casa um cachorro com problemas de coração e estamos procurando alimentos específicos para isso, encontramos na taurina um complemento muito benéfico.

Além da alimentação também devemos reparar na obesidade, no diagnóstico concreto, no tratamento e no exercício moderado. Cuidas de um cachorro com problemas de coração não é fácil uma vez que deverá dedicar-lhe energia e muito carinho repassando todos os pontos e pautas fixado pelo perito.

Neste artigo do PeritoAnimal mostramos-lhe os alimentos ricos em taurina para cachorros, mas lembre-se que antes de os dar ao seu pet, deverá certificar-se de que é uma boa opção perguntando ao seu veterinário.

Também lhe pode interessar: Alimentos com ômega 3 para cães

A taurina, benefícios para a saúde do cachorro

Oferecer um alimentação adequada a um cachorro com problemas de coração reduz consideravelmente o seu mal-estar e para isso são muitos os alimentos baixos em sal, ricos em proteínas (sempre que não traga danos para o fígado ou rins) assim como ricos em taurina.

Regra geral a taurina já está presente nas rações comerciais de elevada qualidade para cachorro, mas podemos procurar alimentos ricos em taurina para fortalecer o coração do nosso melhor amigo.

Depois de realizarem vários estudos sobre o efeito da taurina nos cachorros, os técnicos de serviço de cardiologia veterinária da universidade de Sacramento chegaram à conclusão que "a carência de taurina pode provocar doenças cardíacas". Assim sendo, garantem que "os cachorros com problemas cardíacos serão beneficiados com um suplemento de taurina".

Alguns benefícios da taurina:

  • Evita a degeneração muscular
  • Fortalece o músculo cardíaco
  • Previne arritmias
  • Melhora a visão
  • Elimina substâncias prejudiciais
Alimentos ricos em taurina para cachorros - A taurina, benefícios para a saúde do cachorro

Alimentos de origem animal

Como já foi comentado no nosso artigo sobre os tipos de alimentação para cães, o cão é um animal que se alimenta principalmente de carne e em menor medida de vegetais, isso é um ponto a favor uma vez que encontramos taurina nos alimentos de origem animal.

O músculo de frango oferece uma quantidade importante de taurina natural especialmente nas patas ou o fígado, onde se encontra em maior quantidade. Outras carnes muito ricas em taurina são a de porco e vaca, podemos utilizar o coração e elaborar dietas caseiras para o nosso cachorro. Outros produtos como ovos (cozidos) ou láteos (queijo) sempre em pequenas doses também oferecem taurina e podem ser de grande ajuda para o nosso pet.

Finalmente e para terminar a lista de alimentos de origem natural devemos ressaltar o polvo (cozido por exemplo) com fonte de taurina.

Alimentos ricos em taurina para cachorros - Alimentos de origem animal

Alimentos de origem vegetal

Do mesmo modo também encontramos taurina em alimentos de origem vegetal embora nem todos eles sejam indicados para cachorros. Podemos dar ao nosso cachorro receitas que contenham levedura de cerveja, vagem ou feijão-verde.

Lembre-se que uns 15% do total da sua alimentação baseada em frutas e verduras é a quantidade recomendada para o nosso pet.

Alimentos ricos em taurina para cachorros - Alimentos de origem vegetal

Produtos artificiais que contêm taurina

Além dos produtos naturais também encontramos preparados de taurina em forma de cápsulas ou em pó. Se decidiu dar taurina ao seu cachorro desta forma deverá consultar primeiro o veterinário sobre que quantidades deve administrar.

Alimentos ricos em taurina para cachorros - Produtos artificiais que contêm taurina

Se deseja ler mais artigos parecidos a Alimentos ricos em taurina para cachorros, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas caseiras.

Escrever comentário sobre Alimentos ricos em taurina para cachorros

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Alimentos ricos em taurina para cachorros
1 de 5
Alimentos ricos em taurina para cachorros

Voltar ao topo da página