Alimentos proibidos para gatos

Alimentos proibidos para gatos

Se você tem um gato, é importante que conheça todos os alimentos que são bons para o seu organismo e evite oferecer produtos que não pode digerir corretamente. Quando um gato come algum alimento que não é adequado para ele, pode sentir indigestões, ter vômitos, diarreia, ou até desenvolver alguma doença. Por isso, é essencial que o tutor conheça os alimentos proibidos para gatos e que saiba, assim, o que pode e o que não pode dar ao seu pet.

PeritoAnimal indica quais são esses alimentos que é melhor manter longe do focinho do seu gato: tome nota!

O que um gato NÃO pode comer

  • Alimentos salgados

O sal não é bom para os gatos porque, se ingerido em excesso, pode acabar acumulando no rim e isso vai criar problemas na hora de drenar e eliminar toxinas; além disso, o excesso de sal também, pode provocar hipertensão. Por esse motivo, alimentos que contenham muito sal como os embutidos, por exemplo, não são recomendados para esses animais. O presunto ou o peru baixos em sal podem ser oferecidos ao seu pet ocasionalmente.

  • Leite e produtos lácteos

Depois de passar a fase de amamentação, o gato não deve voltar a tomar mais leite porque se torna intolerante à lactose. Se o tutor oferecer leite ao animal, ele pode sofrer transtornos digestivos como vômitos, diarreias, etc.

  • Limão e vinagre

O ácido do limão e do vinagre pode prejudicar o seu melhor amigo e causar dores no seu pequeno estômago, além de vômitos e mal-estar.

  • Cebola, alho poró e alho

Estes alimentos são muito tóxicos para os gatos (e também para os cachorros). Isso acontece porque eles contêm uma propriedade que consegue destruir os glóbulos vermelhos e provocar anemia no sangue. Dessa forma, é essencial que nunca ofereça esses ingredientes ao seu gato assim como restos de comida que os incluam.

  • Chocolate

É outro dos alimentos proibidos para gatos e cachorros porque contem uma substância que é tóxica para certos animais (conhecida como "teobromina"). O chocolate pode acelerar o ritmo cardíaco do seu gato, provocar vômitos e diarreias, falhas no seu organismo e até chegar a provocar a morte do animal.

  • Abacate

É uma fruta muito rica em gordura e não deve ser oferecida ao seu gato pois pode provocar problemas no estômago e até pancreatite. Em geral, não deve dar alimentos gordurosos ao seus pets pois eles não serão capazes de digeri-los bem, desenvolvendo sérios problemas intestinas (doces, pastelaria, frituras, molhos, etc)

  • Frutos secos

São ingredientes que também são gordurosos e, além de não serem bem assimilados pelo estômago do animal, também podem provocar falhas renais, diarreias e problemas digestivos.

  • Peixe cru

Tártaros, Sushi ou qualquer receita que inclua peixe cru nunca deve ser oferecida a um gato pois contem uma enzima que provoca uma deficiência de vitamina B n organismo do animal. A falta dessa vitamina pode provocar problemas graves como convulsões e até causar um estado de coma. Além disso, também pode conter bactérias que provocam intoxicaçoes alimentares.

  • Doces

Já foi mencionado que os alimentos com gordura não devem ser oferecidos aos gatos, e os doces estão incluídos. Além disso, não se aconselha que essa comida seja oferecida pois pode fazer com que o animal sofra de insuficiência hepática.

  • Uvas e passas

São muito prejudiciais aos gatos poque podem chegar a provocar falhas no rim e até insuficiência renal. Nem sequer é necessário que o animal coma uma grande quantidade porque as doses pequenas também o afetam negativamente.

Outras considerações sobre a alimentação dos gatos

Além dos alimentos proibidos para gatos listados acima, deve ter em conta outros aspetos em relação à alimentação para que nunca prejudique o seu pet dessa forma.

  • Nunca ofereça ossos nem espinhas de peixe: pode asfixiar e até machucar os seus órgãos, perfurando o intestino ou bloqueando o trato intestinal. Assim, tenha muita atenção ao que oferece ao seu gato.

  • Plantas como os lírios, a flor-da-Páscoa (planta de Natal), hera ou oleandro são plantas tóxicas para os gatos, opor isso evite te-las em casa porque o animal será atraído por elas e comê-las.
  • Não alimente o seu gato com comida para cachorros pois as necessidades nutritivas dos dois animais são muito diferentes. Os gatos necessitam de um aminoácido que é conhecido como taurina e que, se não for ingerido nas doses necessárias, pode doenças graves de coração.
  • O atum que as pessoas comem não é bom para os gatos. Não se trata de um alimento tóxico, mas carece de taurina por isso não alimente o seu gato com esse produto, ele não estará recebendo os nutrientes essenciais que necessita para estar forte e são.

Nesse artigo de PeritoAnimal, pode consultar ainda mais informações sobre a alimentação do gato.

Leia também o nosso artigo: Gato vomita depois de comer, o que pode ser.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Alimentos proibidos para gatos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de alimentação.