Alimentos proibidos para gatos

Alimentos proibidos para gatos

Você sabe o que gato não pode comer? Se você vive com um felino, é importante que conheça todos os alimentos que são bons para o seu organismo e evite oferecer produtos que não pode digerir corretamente. Quando um gato come algum alimento que não é adequado para ele, pode sentir indigestões, ter vômitos, diarreia, ou até desenvolver alguma doença. Por isso, é essencial que o tutor conheça os alimentos proibidos para gatos e que saiba, assim, o que pode e o que não pode dar ao seu pet.

Neste artigo do PeritoAnimal indicamos quais são esses alimentos que devem ser mantidos bem longe do gato. Boa leitura.

O que um gato NÃO pode comer

Há diferentes alimentos proibidos para gatos. Cada um deles pode provocar problemas como indigestão, alergia, podem ser tóxicos e causar dores, por exemplo. A seguir, apresentamos uma lista de alimentos que gatos não podem comer:

  • Abacate
  • Alho
  • Alho poró
  • Amêndoa
  • Bolo
  • Castanha
  • Cebola
  • Chocolate
  • Cogumelos
  • Doces
  • Frutos Secos
  • Leite
  • Limão
  • Passas
  • Peixe cru
  • Sal
  • Uva
  • Vinagre

Abaixo, explicamos os motivos para você não oferecer estes alimentos aos felinos:

1. Alimentos salgados

O sal não é bom para os gatos porque, se ingerido em excesso, pode acabar acumulando no rim e isso vai criar problemas na hora de drenar e eliminar toxinas; além disso, o excesso de sal também, pode provocar hipertensão. Por esse motivo, alimentos que contenham muito sal como os embutidos, por exemplo, não são recomendados para esses animais. O presunto ou o peru baixos em sal podem ser oferecidos ao seu pet ocasionalmente.

2. Leite e produtos lácteos

Depois de passar a fase de amamentação, o gato não deve voltar a tomar mais leite porque se torna intolerante à lactose. Se o tutor oferecer leite ao animal, ele pode sofrer transtornos digestivos como vômitos, diarreias, etc.

3. Limão e vinagre

O ácido do limão e do vinagre pode prejudicar o seu melhor amigo e causar dores no seu pequeno estômago, além de vômitos e mal-estar.

4. Cebola, alho poró e alho

Estes alimentos são muito tóxicos para os gatos (e também para os cachorros). Isso acontece porque eles contêm uma propriedade que consegue destruir os glóbulos vermelhos e provocar anemia no sangue. Dessa forma, é essencial que nunca ofereça esses ingredientes ao seu gato assim como restos de comida que os incluam.

5. Chocolate

É outro dos alimentos proibidos para gatos e cachorros porque contem uma substância que é tóxica para certos animais (conhecida como "teobromina"). O chocolate pode acelerar o ritmo cardíaco do seu gato, provocar vômitos e diarreias, falhas no seu organismo e até chegar a provocar a morte do animal.

6. Abacate

É uma fruta muito rica em gordura e não deve ser oferecida ao gato pois pode provocar problemas no estômago e até pancreatite. Em geral, não deve dar alimentos gordurosos ao seus pets pois eles não serão capazes de digeri-los bem, desenvolvendo sérios problemas intestinas (doces, pastelaria, frituras, molhos, etc)

7. Frutos secos

São ingredientes que também são gordurosos e, além de não serem bem assimilados pelo estômago do animal, também podem provocar falhas renais, diarreias e problemas digestivos.

8. Peixe cru

Tártaros, Sushi ou qualquer receita que inclua peixe cru nunca deve ser oferecida a um gato pois contem uma enzima que provoca uma deficiência de vitamina B n organismo do animal. A falta dessa vitamina pode provocar problemas graves como convulsões e até causar um estado de coma. Além disso, também pode conter bactérias que provocam intoxicaçoes alimentares.

9. Doces

Já foi mencionado que os alimentos com gordura não devem ser oferecidos aos gatos, e os doces estão incluídos. Além disso, não se aconselha que essa comida seja oferecida pois pode fazer com que o animal sofra de insuficiência hepática.

10. Uvas e passas

São muito prejudiciais aos gatos poque podem chegar a provocar falhas no rim e até insuficiência renal. Nem sequer é necessário que o animal coma uma grande quantidade porque as doses pequenas também o afetam negativamente.

Outras considerações sobre a alimentação dos gatos

Agora que você viu o que gato não pode comer, destacamos que, além dos alimentos proibidos para gatos listados acima, você deve ter em conta outros aspetos em relação à alimentação para que nunca prejudique o pet dessa forma.

  • Nunca ofereça ossos nem espinhas de peixe: pode asfixiar e até machucar os seus órgãos, perfurando o intestino ou bloqueando o trato intestinal. Assim, tenha muita atenção ao que oferece ao seu gato.
  • Plantas como os lírios, a flor-da-Páscoa (planta de Natal), hera ou oleandro são plantas tóxicas para os gatos, opor isso evite te-las em casa porque o animal será atraído por elas e comê-las.
  • Não alimente o gato com ração para cachorro pois as necessidades nutritivas dos dois animais são muito diferentes. Os gatos necessitam de um aminoácido que é conhecido como taurina e que, se não for ingerido nas doses necessárias, pode doenças graves de coração.
  • O atum que as pessoas comem não é bom para os gatos. Não se trata de um alimento tóxico, mas carece de taurina por isso não alimente o seu gato com esse produto, ele não estará recebendo os nutrientes essenciais que necessita para estar forte e são.

Nesse artigo de PeritoAnimal, pode consultar ainda mais informações sobre a alimentação dos gatos.

Leia também o nosso artigo: Gato vomita depois de comer, o que pode ser.

Você já sabe o que gato não pode comer para oferecer uma melhor qualidade de vida para o felino. E nessa linha, te recomendamos o vídeo a seguir em que mostramos como cuidar de um gato para que ele viva mais:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Alimentos proibidos para gatos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de alimentação.

Bibliografia
  • ASPCA. People Foods to Avoid Feeding Your Pets. Disponível em: <https://www.aspca.org/pet-care/animal-poison-control/people-foods-avoid-feeding-your-pets>. Acesso em 13 de abril de 2022.