Alimentação do tubarão-baleia

Alimentação do tubarão-baleia

O tubarão-baleia é um dos peixes que mais preocupações apresenta. Por exemplo, trata-se de um tubarão ou de uma baleia? Sem sombra de dúvidas, trata-se de um tubarão e possui a fisiologia de qualquer outro peixe, no entanto, o seu nome foi dado devido ao seu enorme tamanho, uma vez que pode chegar a medir 12 metros de comprimento e pesar mais de 20 toneladas.

O tubarão-baleia habita os oceanos e mares próximos dos trópicos, isto porque necessita de um habitat quente, encontrando-se a uma profundidade aproximada de 700 metros.

Se quer descobrir mais informação sobre esta extraordinária espécie, neste artigo do Perito animal falamos-lhe sobre a alimentação do tubarão-baleia.

O aparelho digestivo do tubarão-baleia

O tubarão-baleia possui uma boca de grandes dimensões, tanto é assim que a sua cavidade bucal pode chegar a medir aproximadamente 1,5 metros de largura, a sua mandíbula é muito forte e robusta e nela encontramos múltiplas filas compostas por pequenos e afiados dentes.

No entanto, o tubarão-baleia de uma forma semelhante às baleias-de-bossas (como por exemplo a baleia-azul), uma vez que a quantidade de dentes que possui não têm um papel determinante na sua alimentação.

O tubarão-baleia suga uma grande quantidade de água e alimento ao fechar a boca, e posteriormente a água é filtrada através das suas branquias e expulsa. Por outro lado, todo o alimento que supere os 3 milímetros de diâmetro, fica preso na sua cavidade bucal e posteriormente é engolido.

O que come o tubarão-baleia?

A cavidade bucal de um tubarão-baleia é tão grande que poderia caber dentro dela uma foca, apesar disso, esta espécie de peixe alimenta-se de pequenas formas de vida, sobretudo de krill, fitoplâncton e algas, embora também possa consumir pequenos crustáceos, como lulas e larvas de caranguejo, e pequenos peixes, como por exemplo sardinhas, cavala, atum e anchovas pequenas.

O tubarão-baleia consume cada dia uma quantidade de alimento igual a 2% da sua massa corporal. No entanto, também pode passar alguns períodos sem comer, uma vez que possui um sistema de reserva de energia.

Como caça o tubarão-baleia?

O tubarão-baleia localiza o seu alimento através de sinais olfativos, isto em parte deve-se ao diminuto tamanho dos seus olhos e à má localização dos mesmos.

Para ingerir o seu alimento o tubarão-baleia situa-se em posição vertical, mantendo a sua cavidade bucal próxima da superfície, e em ver de ingerir água constantemente, é capaz de bombear a água através das suas guelras, filtrando, como já mencionamos anteriormente, o alimento.

O tubarão-baleia, uma espécie vulnerável

Segundo a UICN (União Internacional para a Conservação da Natureza), o tubarão-baleia é uma espécie vulnerável em risco de extinção, motivo pelo qual a pesca e venda desta espécie está proibida e é punida por lei.

Alguns tubarões-baleia permanecem em cativeiro no Japão e Atlanta, onde são estudados e se espera melhorar a sua reprodução, a qual deve ser objeto principal de estudo uma vez que se conhece muito pouco sobre o processo reprodutivo do tubarão-baleia.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Alimentação do tubarão-baleia, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.