Alimentação do porquinho da Índia

Alimentação do porquinho da Índia

Tal como em todos os outros animais, a alimentação do porquinho da índia varia conforme a idade e estado em que se encontra. Um porquinho da índia recém-nascido não come o mesmo que um adulto ou uma porquinha da índia grávida.

É muito comum os tutores destes animais, sendo eles menos usuais do que o cachorro e o gato, se questionarem sobre as necessidades nutricionais deles e de como alimentar o porquinho da Índia.

Neste artigo do Peritoanimal vamos explicar para você como deve ser uma alimentação balanceada de um porquinho da Índia em todas as suas fazes de vida. Continue lendo!

Alimentação do porquinho da Índia recém-nascido

Você sabia que as porquinhas da índia possuem apenas duas maminhas? É verdade! Por esse motivo, se aconselha que ninhadas de mais de 3 filhotes permaneçam mais tempo com a progenitora antes de serem desmamados.

Se a ninhada tiver apenas dois filhotes, devem permanecer com a mãe até cerca de 21 dias. Caso tenha 3 ou mais filhotes, devem permanecer com a mãe no mínimo 30 dias. É muito importante que você esteja atento ao comportamento dos machos, porque assim que começarem a apresentar tentativas de monta na mãe, devem ser separados dela. Os machos atingem a maturidade sexual deles por volta das 3-5 semanas, pelo que permanecerem com a mãe pode originar uma gravidez indesejada. Por outro lados, as fêmeas atingem a maturidade sexual mais tarde, entre as 4 e 6 semanas.

Pode parecer surpreendente mas, apesar de mamarem, ao segundo dia os porquinhos começam a tentar se alimentar de sólidos, isto é, ração, verduras e feno. Você deve incentivar os filhotes a comerem sólidos desde cedo. Tenha disponível na gaiola para eles irem complementando o leite da mãe. Uma porção de verduras frescas diariamente é o mais importante tanto para os filhotes como para a mamãe! Você deve deixar a ração sempre disponível para os filhotes irem se acostumando e comendo. Quando chegarem na idade adulta, aí sim, será necessário restringir a ração para evitar que eles comam apenas ração e menosprezem o feno.

Alimentar filhotes órfãos

Você jamais deve alimentar à mão os filhotes que estão com a progenitora e ela está amamentando. Porém, se devido a uma complicação no parto a mãe acaba por falecer, ou por algum motivo não os está amamentando, é necessário alimentar os filhotes.

O ideal seria encontrar uma mãe adotiva, ou seja, uma porquinha da índia com filhotes que esteja disposta a amamentar estes bebês. O leite materno é uma parte essencial da alimentação dos filhotes órfãos.

Caso seja impossível encontrar uma mãe adotiva para eles, você pode utilizar uma mistura de ração para filhotes de porquinho da índia. Misture 40 mg de ração para 10 ml de água (pode usar outras medidas, desde que proporcionais). Corte a ponta de uma seringa de 1 ml e use-a para fornecer esta mistura aos filhotes. Ofereça 1 a 2 ml de comida a cada hora ou no máximo de 3 em 3 horas. O mais importante é que o porquinho não aspire essa mistura para os pulmões. Para isso, você jamais pode alimentar os filhotes de barriga para cima. Você deve alimentá-los na posição natural deles.

O ideal é que você consulte um médico veterinário especialista em animais exóticos para garantir que tudo corre bem e caso algo aconteça, tenha o número dele sempre à mão.

Nasceram recentemente filhotinhos de porquinho da Índia na sua casa? Veja o nosso artigo com ideias de nomes para eles.

Alimentação balanceada do porquinho da Índia

Na altura do desmame, ou mesmo antes, os porquinhos já comem de tudo, incluindo feno. Vamos começar por falar no feno porque este é o alimento mais importante e deve ser a base da alimentação do porquinho da índia ao longo de toda a vida dele.

O feno deve ser verde, largo e comprido! Um feno de qualidade garante um aporte de fibra suficiente, permite um correto funcionamento do trato intestinal, para além de ser essencial à prevenção dos problemas dentários do porquinho da índia, que são uma das doenças mais comuns nestes animais. Assim sendo, você deve permitir que o seu porquinho da Índia tenha feno disponível 24 horas por dia e sempre fresco. O ideal é trocar o feno 2 a 3 vezes por dia.

Para além disso, o porquinho da índia deve comer ração (prefira as rações uniformes, para evitar que o porquinho escolha apenas alguns cereais) e uma porção de frutas e verduras! Evite as rações que indicam ser para várias espécies (porquinhos, ratos e coelhos). Cada espécie animal tem necessidades diferentes, por isso, as rações também devem ter composições diferentes. Elija uma ração especificamente formulada para porquinhos da índia e para idade deles.

Geralmente, as rações para porquinhos vêm suplementadas com Vitamina C. Esta vitamina é essencial na alimentação do porquinho da Índia, já que tal como os humanos, eles não produzem a própria vitamina C e precisam de a ingerir. Você deve evitar comprar suplementos desta vitamina. Uma ração própria para porquinhos da Índia conjugada com frutas e verduras frescas ricas nesta vitamina, é o suficiente!

Para saber quais as frutas mais indicadas para porquinhos leia a nossa lista completa de frutas e verduras boas para os Porquinhos da Índia.

Resumindo, o essencial para a alimentação do porquinho da Índia ser balanceada é:

  • Feno ilimitado
  • Ração específica (limitada)
  • Vegetais e frutas frescas (limitados)
  • Água fresca sempre disponível

Quantas vezes ao dia alimentar o porquinho da Índia?

A quantidade de ração tem de ser limitada para evitar o risco de obesidade e que o porquinho coma mais ração do que feno, porque como já referimos, isso promove o aparecimento de doenças dentárias. Os dentes destes animais estão em constante crescimento e o feno permite que se desgastem. Assim, a ração deve constituir apenas cerca de 20% da dieta do porquinho da Índia.

O ideal é dar ração apenas duas vezes por dia aos seus porquinhos e em pouca quantidade. Uma vez que diferentes rações possuem constituições diferentes, o aporte calórico pode variar. Assim sendo, o ideal é seguir a indicação da embalagem em termos de gramas.

Alimentos que porquinho da Índia não pode comer

Existem diferentes alimentos proibidos para porquinhos da Índia. Entre eles estão:

  • Produtos de origem animal: os porquinhos da Índia são herbívoros e este tipo de alimentos podem ser muito prejudiciais à saúde deles;
  • Milho e derivados: Muito calóricos e alguns porquinhos podem ser alérgicos;
  • Sementes e nozes: Não são naturais da dieta do porquinho e costumam estar em rações que não são específicas para eles;
  • Adoçantes: sucrose, xarope de milho, nitrato de sódio, etc. Todo o tipo de adoçantes, corantes e conservantes devem ser evitados na dieta do porquinho da Índia.

Alimentação do porquinho da Índia grávida

A gestação dos porquinhos da Índia dura entre 60 e 75 dias. O mais habitual é durar cerca de 65 dias. Esta é uma etapa muito sensível da fêmea e requer cuidados extras. Durante toda a gravidez da porquinha da Índia, você jamais pode descuidar nas frutas e nas verduras! O aporte de cálcio e vitamina C são essencial para que a gravidez decorra sem problemas. Durante esta fase a fêmea vai consumir mais água do que o normal, por isso tenha isto em conta para garantir que existe sempre água fresca à disposição dela.

Assim sendo, a alimentação da porquinha da índia grávida deve incluir alimentos ricos em vitamina C, como por exemplo estes vegetais:

  • Abóbora
  • Agrião
  • Aipo
  • Brócolis
  • Cenoura
  • Coentros
  • Couve
  • Espinafres
  • Pimentão verde e vermelho
  • Pepino

Estas frutas também são ricas em vitamina C:

  • Abacaxi
  • Amoras
  • Banana
  • Cereja
  • Kiwi
  • Laranja
  • Manga
  • Mamão

O importante é variar na alimentação do porquinho da Índia, independentemente da fase de vida em que ele se encontrar. Como em tudo na vida, é importante existir moderação. Ofereça sempre pequenas quantidades, principalmente se é a primeira vez que o seu porquinho está provando determinada fruta ou verdura. Observe as fezes dele depois do consumo desse alimento, se não existirem alterações, pode continuar dando. Cada porquinho é um mundo diferente. Alguns porquinhos são sensíveis a determinados alimentos enquanto outros não são. Para além disso, nem todos os porquinhos gostam das mesmas coisas. Tente ir conhecendo as reações intestinais do seu porquinho e os gostos dele para escolher as melhores frutas e verduras para ele.

Leia também o nosso artigo sobre como pegar corretamente num porquinho da Índia, de modo a evitar acidentes e lesões.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Alimentação do porquinho da Índia, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas equilibradas.