Alimentação do porquinho-da-índia

Alimentação do porquinho-da-índia

Tal como em todos os outros animais, a alimentação do porquinho-da índia varia conforme a idade e estado em que se encontra. Um porquinho-da-índia recém-nascido não come o mesmo que um adulto ou uma porquinho-da-índia grávida.

É muito comum os tutores destes animais, sendo eles menos usuais do que o cachorro e o gato, se questionarem sobre as necessidades nutricionais deles e de como alimentar o porquinho-da-índia.

Neste artigo do Peritoanimal vamos explicar para você como deve ser uma alimentação do porquinho-da-índia balanceada em todas as suas fazes de vida. Continue lendo!

Alimentação do porquinho-da-índia recém-nascido

Você sabia que as porquinhas-da-índia possuem apenas duas maminhas? É verdade! Por esse motivo, se aconselha que ninhadas de mais de 3 filhotes permaneçam mais tempo com a progenitora antes de serem desmamados.

Se a ninhada tiver apenas dois filhotes, devem permanecer com a mãe até cerca de 21 dias. Caso tenha 3 ou mais filhotes, devem permanecer com a mãe no mínimo 30 dias. É muito importante que você esteja atento ao comportamento dos machos, porque assim que começarem a apresentar tentativas de monta na mãe, devem ser separados dela. Os machos atingem a maturidade sexual deles por volta das 3-5 semanas, pelo que permanecerem com a mãe pode originar uma gravidez indesejada. Por outro lados, as fêmeas atingem a maturidade sexual mais tarde, entre as 4 e 6 semanas.

Pode parecer surpreendente mas, apesar de mamarem, no segundo dia os porquinhos começam a tentar se alimentar de sólidos, isto é, ração, verduras e feno. Você deve incentivar os filhotes a comerem sólidos desde cedo. Tenha disponível na gaiola para eles irem complementando o leite da mãe. Uma porção de verduras frescas diariamente é o mais importante tanto para os filhotes como para a mamãe! Você deve deixar a ração sempre disponível para os filhotes irem se acostumando e comendo. Quando chegarem na idade adulta, aí sim, será necessário restringir a ração para evitar que eles comam apenas ração e menosprezem o feno.

Alimentar filhotes órfãos

Você jamais deve alimentar à mão os filhotes que ainda estão amamentando com a progenitora. Porém, se devido a uma complicação no parto a mãe falecer, ou por algum motivo não os está amamentando, é necessário alimentar os filhotes.

O ideal seria encontrar uma mãe adotiva, ou seja, uma porquinha da índia com filhotes que esteja disposta a amamentar estes bebês. O leite materno é uma parte essencial da alimentação dos filhotes órfãos.

Caso seja impossível encontrar uma mãe adotiva para eles, você pode utilizar uma mistura de ração para filhotes de porquinho-da-índia. Misture 40 mg de ração para 10 ml de água (pode usar outras medidas, desde que proporcionais). Corte a ponta de uma seringa de 1 ml e use-a para fornecer esta mistura aos filhotes. Ofereça 1 a 2 ml de comida a cada hora ou no máximo de 3 em 3 horas. O mais importante é que o porquinho não aspire essa mistura para os pulmões. Para isso, você jamais pode alimentar os filhotes de barriga para cima. Você deve alimentá-los na posição natural deles.

O ideal é que você consulte um médico veterinário especialista em animais exóticos para garantir que tudo corre bem e caso algo aconteça, tenha o número dele sempre à mão.

Nasceram recentemente filhotinhos de porquinho-da-índia na sua casa? Veja o nosso artigo com ideias de nomes para eles.

Alimentação balanceada do porquinho-da-índia

Na altura do desmame, ou mesmo antes, os porquinhos já comem de tudo, incluindo feno. Vamos começar por falar no feno porque este é o alimento mais importante e deve ser a base da alimentação do porquinho-da-índia ao longo de toda a vida dele.

O feno deve ser verde, largo e comprido! Um feno de qualidade garante um aporte de fibra suficiente, permite um correto funcionamento do trato intestinal, para além de ser essencial à prevenção dos problemas dentários do porquinho-da-índia, que são uma das doenças mais comuns nestes animais. Assim sendo, você deve permitir que o seu porquinho-da-índia tenha feno disponível 24 horas por dia e sempre fresco. O ideal é trocar o feno 2 a 3 vezes por dia.

Para além disso, o porquinho-da-índia deve comer ração (prefira as rações uniformes, para evitar que o porquinho escolha apenas alguns cereais) e uma porção de frutas e verduras! Evite as rações que indicam ser para várias espécies (porquinhos, ratos e coelhos). Cada espécie animal tem necessidades diferentes, por isso, as rações também devem ter composições diferentes. Elija uma ração especificamente formulada para porquinhos-da-índia e para idade deles.

Geralmente, as rações para porquinhos vêm suplementadas com Vitamina C. Esta vitamina é essencial na alimentação do porquinho-da-índia, já que tal como os humanos, eles não produzem a própria vitamina C e precisam de a ingerir. Você deve evitar comprar suplementos desta vitamina. Uma ração própria para porquinhos da Índia conjugada com frutas e verduras frescas ricas nesta vitamina, é o suficiente!

Para saber quais as frutas mais indicadas para porquinhos leia a nossa lista completa de frutas e verduras boas para os Porquinhos da Índia.

Resumindo, o essencial para a alimentação do porquinho-da-índia ser balanceada é:

  • Feno ilimitado
  • Ração específica (limitada)
  • Vegetais e frutas frescas (limitados)
  • Água fresca sempre disponível

Devo alimentar o porquinho-da-índia quantas vezes por dia?

A quantidade de ração tem de ser limitada para evitar o risco de obesidade e que o porquinho coma mais ração do que feno, porque como já dissemos, isso promove o aparecimento de doenças dentárias. Os dentes destes animais estão em constante crescimento e o feno permite que se desgastem. Assim, a ração deve constituir apenas cerca de 20% da alimentação do porquinho-da-índia.

O ideal é dar ração apenas duas vezes por dia aos seus porquinhos e em pouca quantidade. Uma vez que diferentes rações possuem constituições diferentes, o aporte calórico pode variar. Assim sendo, o ideal é seguir a indicação da embalagem em termos de gramas.

Alimentos que o porquinho-da-índia não pode comer

Existem diferentes alimentos proibidos para porquinhos-da-índia. Entre eles estão:

  • Produtos de origem animal: os porquinhos-da-índia são herbívoros e este tipo de alimentos podem ser muito prejudiciais à saúde deles;
  • Milho e derivados: são muito calóricos e alguns porquinhos podem ser alérgicos;
  • Sementes e nozes: Não são naturais da dieta do porquinho e costumam estar em rações que não são específicas para eles;
  • Adoçantes: sucrose, xarope de milho, nitrato de sódio, etc. Todo o tipo de adoçantes, corantes e conservantes devem ser evitados na dieta do porquinho-da-índia.

Alimentação da porquinha-da-índia grávida

A gestação dos porquinhos-da-índia dura entre 60 e 75 dias. O mais habitual é durar cerca de 65 dias. Esta é uma etapa muito sensível da fêmea e requer cuidados extras. Durante toda a gravidez da porquinha-da-índia, você jamais pode descuidar das frutas e das verduras! O aporte de cálcio e vitamina C são essencial para que a gravidez decorra sem problemas. Durante esta fase a fêmea vai consumir mais água do que o normal, por isso tenha isto em conta para garantir que existe sempre água fresca à disposição dela.

Assim sendo, a alimentação da porquinha-da-índia grávida deve incluir alimentos ricos em vitamina C, como por exemplo estes vegetais:

  • Abóbora
  • Agrião
  • Aipo
  • Brócolis
  • Cenoura
  • Coentros
  • Couve
  • Espinafres
  • Pimentão verde e vermelho
  • Pepino

Estas frutas também são ricas em vitamina C:

  • Abacaxi
  • Amoras
  • Banana
  • Cereja
  • Kiwi
  • Laranja
  • Manga
  • Mamão

O importante é variar a alimentação do porquinho-da-índia, independentemente da fase de vida em que ele se encontrar. Como em tudo na vida, é importante existir moderação. Ofereça sempre pequenas quantidades, principalmente se é a primeira vez que o seu porquinho está provando determinada fruta ou verdura.

Observe as fezes dele depois do consumo desse alimento, se não existirem alterações, pode continuar dando. Cada porquinho é um mundo diferente. Alguns porquinhos são sensíveis a determinados alimentos enquanto outros não são. Além disso, nem todos os porquinhos gostam das mesmas coisas. Tente ir conhecendo as reações intestinais do seu porquinho e os gostos dele para escolher as melhores frutas e verduras para ele.

Leia também o nosso artigo sobre como pegar corretamente num porquinho-da-índia, de modo a evitar acidentes e lesões.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Alimentação do porquinho-da-índia, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas equilibradas.