Partilhar

Alimentação do elefante

Por Nelson Ferreira, Redator do Perito Animal. 18 outubro 2016
Alimentação do elefante

O elefante é um dos cinco grandes de África, ou seja, é um dos cinco animais poderosos deste continente. Não é por acaso que é o maior herbívoro do mundo.

No entanto, também se podem encontrar elefantes na Ásia. Seja o elefante africano ou asiático, certamente que já pensou alguma vez em quanto e o que comem os elefantes para serem tão grandes.

Não se preocupe, neste artigo do Perito Animal explicamos-lhe tudo sobre a alimentação do elefante.

Também lhe pode interessar: Alimentação da baleia-azul

Alimentação do elefante

Os elefantes são animais herbívoros, ou seja, só comem plantas. Este fato chama à atenção de muitas pessoas, uma vez que parece estranho que um animal da envergadura de um elefante só como ervas e vegetais.

Mas um dado que devemos ter em conta é que um elefante ingere uns 200 quilogramas de comida por dia. Existem algumas pessoas que acreditam que os elefantes podem chegar a consumir a vegetação de toda uma região devido às altas quantidades de alimento que necessitam.

Apesar disso os elefantes deslocam-se continuamente, deixando assim que a vegetação se regenere continuamente.

Um dos problemas que estes mamíferos têm é que apenas digerem 40% do que comem. Hoje em dia ainda se desconhece o motivo para que isso assim seja. Além disso, são obrigados a beber muita água, algo que fazem com a ajuda da sua tromba. Por dia precisam de beber uns 130 litros de água.

Os elefantes utilizam os seus chifres para remover a terra em profundidade na busca incessante por água. Por outro lado, também comem raízes de onde conseguem absorver alguma água.

Alimentação do elefante - Alimentação do elefante

O que comem os elefantes em cativeiro

Os tratadores de elefantes podem dar-lhes:

  • Couves
  • Alfaces
  • Cana-de-açúcar
  • Maças
  • Bananas
  • Verduras
  • Feno
  • Folha de acácia

Lembre-se que um elefante em cativeiro é um animal estressado e obrigado e trabalhar segundo a vontade do homem. Algo que o elefante definitivamente não merece. Muitas das práticas que se utilizam são realmente cruéis. Ajude-os e não fomente o uso de animais como ferramentas de trabalho.

Alimentação do elefante - O que comem os elefantes em cativeiro

O que comem os elefantes selvagens

Os elefantes selvagens comem o seguinte:

  • Folhas de árvores
  • Erva
  • Flores
  • Frutos silvestres
  • Ramos
  • Arbustos
  • Bambu
Alimentação do elefante - O que comem os elefantes selvagens

A tromba do elefante na sua alimentação

A tromba do elefante não serve apenas para ele beber água. De fato, esta parte do corpo do elefante é muito importante para que possa obter os seus alimentos.

A sua grande envergadura e a sua musculatura, permite-lhe usar a tromba como se fosse uma mão e desse modo pegar as folhas e frutos dos ramos mais altos das árvores. Sempre se disse que os elefantes são muito inteligentes e a sua forma de usar a tromba é uma boa demonstração disso.

Se não são capazes de chegar a alguns ramos, podem agitar as árvores para que as suas folhas e frutos caiam para o chão. Desse modo também facilitam a obtenção se alimento às sua crias. Não devemos esquecer que os elefantes viajam sempre em manada.

Se isto não fosse suficiente, os elefantes são capazes de derrubar uma árvore para comer as suas folhas. Por último, também podem comer a casca de a parte mais lenhosa de certas plantas se tiverem fome e não conseguirem encontrar outro alimento.

Alimentação do elefante - A tromba do elefante na sua alimentação

Se é um entusiasta dos elefantes recomendamos-lhe que leia os seguintes artigos:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Alimentação do elefante, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas equilibradas.

Escrever comentário sobre Alimentação do elefante

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Alimentação do elefante
1 de 5
Alimentação do elefante

Voltar ao topo da página