Alimentação da cadela gestante

Alimentação da cadela gestante

As necessidades nutricionais de uma cadela durante a gravidez não são as mesmas que em outros estágios da sua vida. Para administrar uma dieta correta, precisamos conhecer os níveis de energia exigidos e fornecer ao nosso cão um alimento formulado especificamente para essa situação fisiológica.

Oferecer uma dieta completa e de qualidade é essencial para os nossos animais de estimação em todas as fases da vida, mas mais ainda durante a gravidez, pois, garantirá que tanto a mãe como os filhotes desfrutem de um bom estado de saúde. Descubra aqui no Perito Animal como deve ser a alimentação de uma cadela grávida.

Características da gravidez na cadela

A gestação em cadelas dura 64 dias e é dividida em duas fases:

  1. Primeira fase da gravidez: Este é o desenvolvimento que vai desde o embrião até o dia 42 e, neste período a mãe não ganha praticamente peso.
  2. Segunda fase da gravidez: A partir do dia 42, os fetos crescem rapidamente e atingem até 80% do peso ao nascer, de modo que o aumento no peso da mãe é significativo à medida que a sua demanda de energia aumenta. O ganho de peso da mãe no final da gravidez não deve exceder 25% (cão grande) ou 30% (cão pequeno) do seu peso inicial e, após o nascimento deve recuperar o seu peso sem problemas.

É importante notar que os fetos são alimentados através da placenta e é essencial que a mãe receba uma nutrição adequada, pois, pode ocorrer a perda dos filhotes.

Alimentação da cadela grávida

Na primeira etapa descrita, a quantidade usual e o tipo de alimento que damos ao cão não devem ser modificados. Após um mês e meio, isto é, na segunda fase, devemos introduzir progressivamente um alimento muito energético e de fácil digestão que nos permita cobrir todas as necessidades com pequenas porções.

Quando as cadelas estão grávidas, o seu abdômen se estica devido à dilatação do útero e isso provoca uma diminuição da capacidade digestiva pelo trato digestivo. Portanto, a alimentação ideal se baseia em fracionar a quantidade diária necessária em várias porções para evitar sobrecargas.

Aumentando a porção de ração um pouco a cada semana a partir da quarta, chegaremos a nona semana com uma porção um terço maior que a habitual.

  • Necessidades energéticas: no último terço da gravidez, essas necessidades se multiplicam por 1,5, pelo que a dieta deve fornecer um elevado teor calórico.
  • Necessidades proteicas: neste último terço da gestação as necessidades proteicas também são elevadas. Seja pelo início do desenvolvimento das mamas como pelo crescimento dos fetos. Estima-se que eles aumentem até 70% em relação aos de uma fêmea em manutenção. Se a ingestão de proteína não for suficiente, pode resultar em um baixo peso dos filhotes ao nascer.
  • Ácidos graxos: Os ácidos graxos essenciais são importantes para os estágios iniciais do desenvolvimento dos filhotes, especialmente para o cérebro e a retina, ajudando a melhorar a visão, a memória e a aprendizagem.
  • Ácido fólico: Reduz a probabilidade de sofrer fenda palatina (ou lábio leporino) em cães braquicéfalos.
  • Minerais: São administrados em doses equilibradas, recebidas pela ração. Não é necessário suplementar com nutracêuticos.

Todos esses requisitos nutricionais que mencionamos são encontrados nas rações recomendadas "para filhotes" ou "puppy". É essencial adquirir produtos de alta qualidade. Podemos encontrar rações específicas para cachorros em qualquer comércio de animais ou loja online.

Excesso de peso e outros problemas

Como foi dito anteriormente, o ganho de peso ao final da gestação não deve ultrapassar a 25 ou 30%, por isso, devemos controlar o peso do cão ao longo do período. Para isso, vamos apontar em um caderno o seu peso no início da gravidez.

É ideal que o nosso cão esteja no peso certo antes de engravidar porque o excesso de tecido adiposo interage com a função reprodutiva, resultando em embriões de baixa qualidade. Além disso, a obesidade gera problemas no parto, pois, a gordura se infiltra no miométrio da cadela, diminuindo a força das contrações uterinas.

Muitos cuidadores acreditam que, em uma cadela grávida, a necessidade de alimento aumenta desde o início da gravidez e oferecem uma maior quantidade, o que promove a obesidade.

Finalmente, deve-se notar que as deficiências nutricionais causam malformações congênitas nos filhotes, além de alterações no sistema nervoso central e outras patologias.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Alimentação da cadela gestante, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Gestação.