Ajudar uma gata no cio

Ajudar uma gata no cio

O cio felino é um processo normal da reprodução dos gatos, embora para muitos donos possa resultar em uma experiência difícil de suportar, pelos comportamentos incômodos que tanto as gatas como os gatos manifestam.

O cio nos gatos ocorre com o único objetivo de procriar e reproduzir a espécie, pelo que se não deseja ter uma ninhada de gatos, o melhor é aprender a ajudar uma gata no cio. Para isso, neste artigo do PeritoAnimal vamos lhe dar alguns conselhos para saber lidar com esta situação.

Caraterísticas do cio

O cio, também chamado de estro, é simplesmente o período fértil do animal, que ocorre quando alcança a maturidade sexual. Normalmente esta etapa da sua vida chega entre o primeiro ano e o quinto, mas também há casos muito frequentes de gatas no cio com apenas quatro meses. No entanto, com essa idade não se recomenda o acasalamento, pois o corpo da gata ainda não se encontra suficientemente maturo para conceber e podem surgir complicações.

O cio das gatas inicia nas épocas do ano em que há mais luz solar, precisando de umas doze horas de luz diariamente, pelo que a data variará dependendo do país em que vive. O ciclo ocorre três vezes por ano, tendo uma duração variável consoante as condições climatéricas, entre cinco dias até duas semanas. Passado este tempo, a gata perde interesse em acasalar e os machos deixarão de andar atrás dela.

Sintomas do cio nas gatas

Quem tem uma gata em casa, sabe o quão desesperante pode chegar a ser quando entram no período do cio, pois os sintomas ou sinais disto, pode causar ao dono dores de cabeça. Perante estes sinais saberá que a sua gata está no cio:

  • Precisa de muito mais atenção e mimos que o habitual. O cio deixa as gatas mais sensíveis, por isso nestes dias irá demonstrar um afeto intenso.
  • Comportamento agitado. É normal que durante estes dias esteja muito mais inquieta, pelo que distraí-la será mais complicado.
  • Ao contrário dos cachorros, são raras as vezes em que ocorrem descargas vaginais ou inchaço da vulva, embora possam ocorrer casos raros em que segreguem um pouco de mucosa. No entanto, é recomendável consultar um veterinário para saber se essa segregação é sinal de alguma doença, como cálculos renais.
  • Adotam uma postura particular: inclinam o corpo, levantam a parte de trás, inclinam a cauda e deixam os genitais expostos.
  • Especialmente quando não podem sair de casa, dão miados e gritos estridentes para atrair os machos.
  • Rebolam no piso, dando voltas.
  • Se vive em uma casa ou apartamento em que não lhe permite sair à rua, tentará por todos os meios uma forma de fugir, e quererá inclusive convencê-lo de que a deixa sair para se encontrar com todos os seus pretendentes.
  • O ronronar aumenta.
  • Esfrega a sua cabeça e pescoço contra tudo o que chame a atenção, especialmente superfícies suaves.
  • Lambe a zona genital mais do que o habitual (lembre-se que quando não estão no cio fazem-no como parte da sua rotina de higiene).
  • Deixa o seu cheiro urinando de uma forma caraterística nos cantos da casa, ao invés de urinar agachada como é habitual nela, irá fazê-lo com a cauda para cima e fazendo um movimento um pouco vibratório.

O que fazer para ajudar a sua gata durante o cio?

Apesar da única forma de evitar por completo o período do cio seja com a esterilização, vamos dar-lhe alguns conselhos para que você e a sua gata possam ultrapassar os dias do cio com mais tranquilidade:

  • Dê-lhe mais atenção. Ofereça à gata carícias, abraços e mimos para acalmar a sua ansiedade de estímulos. Também pode escovar o seu pelo.
  • Brinque com ela. O entretenimento fará esquecê-la por momentos o cio e deixará esgotada. Invente jogos que impliquem atividade física, como aqueles em que deva correr, perseguir e saltar.
  • Feche as janelas de casa, especialmente as dos cômodos onde a gata passa mais tempo, para evitar machos intrusos.
  • Sob qualquer circunstância deve deixar a sua gata sair de casa, pois o mais provável é que quando voltar ela esteja prenha.
  • Não a deixe convencê-lo. Se nunca teve uma gata no cio, irá ficar surpreendido com o quão persuasiva pode chegar a ser para a deixar sair de casa. Não se deixe enganar.
  • Evite a tudo o custo o contato com gatos machos.
  • Consulte o seu veterinário sobre o melhor momento e o método mais adequado para esterilizar a gata. Não lhe recomendamos que lhe administre anticonceptivos orais nem injetados, pois diversos estudos demonstraram que aumentam as chances da gata desenvolver uma mastite ou sofrer de câncer. A esterilização é o método mais recomendável.
  • A crença de que é necessário deixá-las ter pelo menos uma ninhada para evitar doenças é um mito. Qualquer isco derivado de um útero inativo é descartado com a esterilização.
  • Se a gata ficou prenha, procure casas que possa ficar com os filhotes, nunca os abandone na rua.

Estes são os conselhos que temos para ajudar a gata a atravessar o período do cio sem ficar grávida. Lembre-se sempre de consultar com o veterinário outras medidas possíveis.

Se já se questionou porque os gatos fazem tanto barulho quando cruzam, leia o nosso artigo que responde a essa pergunta!

Se deseja ler mais artigos parecidos a Ajudar uma gata no cio, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cio.