Partilhar

Adotar um cachorro macho ou fêmea?

Por Nelson Ferreira, Redator do Perito Animal. 6 outubro 2016
Adotar um cachorro macho ou fêmea?

Ver fichas de  Cachorros

Se está pensando em adotar um cachorro é muito provável que tenha dúvidas sobre se deve escolher um macho ou uma fêmea. Ambas as opções vão encher de amor e alegria o seu lar, mas existem pequenas diferenças no comportamento que pode avaliar antes de adotar.

Neste artigo do Perito animal vamos ver junto com você estes detalhes para que decida, avaliando o comportamento, o gênero que mais se adapta ao seu estilo de vida.

Continue lendo e descubra se deve adotar um cachorro macho ou fêmea.

Também lhe pode interessar: Raças de mini coelhos, anões ou toy

Razões para adotar um cachorro macho

Como acontece com muitas espécies de animais, os macho costumam ser sempre maiores e mais corpulentos que as fêmeas. Por esse motivo, se gosta de cachorros de tamanho grande, os machos são perfeitos para si.

Os cães machos costumam marcar território constantemente quando saem para passear e também é provável que o façam quando chegarem a casa pela primeira vez. Os passeios, por este mesmo motivo, incluem mais paragens e um seguimento olfativo da zona.

Embora muitas pessoas afirmem que os machos costumam ter uma conduta mais territorial e dominante que as fêmeas, o certo é que não há uma base científica para isso. Se lhes der a socialização apropriada podem manter excelentes relações com outro cães e cachorras. A educação influencia diretamente no caráter do animal.

É sempre recomendável esterilizar os cães machos, caso contrário costumam tentar montar todos os outros cães que encontrem nos passeios e irão tentar emprenhar as fêmeas, uma das principais causas de abandono de cães.

Adotar um cachorro macho ou fêmea? - Razões para adotar um cachorro macho

Razões para adotar uma fêmea

Embora nem sempre seja assim, a maioria das fêmeas costumam ser mais carinhosas e familiares que os machos. Devido ao seu instinto maternal serão as melhores companheiras das crianças pequenas, uma vez que entenderão rapidamente como devem brincar e lidar com elas.

Tal como no caso dos machos, é muito conveniente esterilizar a cadela para evitar escapadas noturnas, uma gravidez não desejada e alguns dos problemas do comportamento mais habitual que surge devido às suas mudanças hormonais como por exemplo a gravidez psicológica. Se não a esterilizar, também deve avaliar o fato de que a cadela terá o cio duas vezes por ano.

Adotar um cachorro macho ou fêmea? - Razões para adotar uma fêmea

Como escolher o cão apropriado?

Exceptuando alguns detalhes do peso, volume e os fatores sexuais que os afetam, adotar um cão macho ou fêmea não é muito diferente. Ambos os gêneros podem desenvolver caráteres sociáveis, tímidos ou desconfiados, dependerá da educação que lhes der. Também não podemos guiar-nos cegamente pela raça do cão, não é um indicador fiável de personalidade. Então, como escolher o cão perfeito?

Adotar um cachorro filhote

Se decidir adotar um cachorro filhote deverá estar preparado para ensinar-lhe tudo o que precisa saber, para isso, não duvide em visitar o nosso guia de educação do cachorro. No nosso guia poderá encontrar tudo o que está relacionado com a socialização, a aprendizagem de ordens e os comportamentos básicos do cão. Durante a época de aprendizagem serão frequentes os xixis fora do lugar, as mordidas incontroladas ou os latidos em plena noite. Lembre-se disso.

Também não nos devemos esquecer que será muito importante recorrer ao veterinário para começar o seu calendário de vacinação.

Por outro lado, adotar um filhote é uma experiência maravilhosa. Se lhe oferecer uma boa educação e bons tratos, no futuro, terá um cão educado, adestrado e que o amará loucamente. Deve lembrar-se que independentemente da sua educação, um cachorro pode desenvolver uma ou outra personalidade.

Adotar um cão adulto

O cão adulto é perfeito para as famílias ativas que querem começar a realizar atividades e exercícios com os seus cães. Têm um caráter mais estável e uma personalidade definida, o que faz com que a sua adoção seja uma opção mais segura. Também costumam saber fazer as suas necessidades no lugar certo.

Em todo o mundo existem cão adultos abandonados (de raça e vira-lata) que esperam por uma família. Você pode ser uma salvação para um desses cães.

Adotar um cão idoso

Esta sem dúvida é a opção mais solidária de todas. Os cães idosos são doces, tranquilos e estáveis. Perfeitos para uma família sedentária e se quiser desfrutar de um melhor amigo agradecido e carinhoso. Os cães idosos são, infelizmente, aqueles que menos se adotam. Descubra no Perito Animal o guia de cuidados do cão idoso e avalie se você também quer ser uma dessa pessoas que opta por adotá-los.

Adotar um cachorro macho ou fêmea? - Como escolher o cão apropriado?

Se deseja ler mais artigos parecidos a Adotar um cachorro macho ou fêmea?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Comparações.

Escrever comentário sobre Adotar um cachorro macho ou fêmea?

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Ana Lúcia Pimentel da Silva
Quero adotar um caozinho, eu tinha mais morreu de velhice, como faço pois estou acostumada deuma companhia, achei lindos quero muito adotar,dar amor e receber amor e como faço para adotrar pois moro no interior da Bahia, em uma cidade de Riachão do Jacuipe e quero um filhote para botar do meu jeito e amar muito,agradeço se eu receber alguma resposta.........

Adotar um cachorro macho ou fêmea?
1 de 4
Adotar um cachorro macho ou fêmea?

Voltar ao topo da página