Partilhar

Acupuntura para cães

 
Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 10 outubro 2017
Acupuntura para cães

Ver fichas de  Cachorros

As terapias naturais estão no auge e não apenas para nós, felizmente também para os nossos animais. Neste artigo vamos falar da acupuntura para cães, uma prática antiga da Medicina Tradicional Chinesa, completamente natural e bastante eficaz.

Por este motivo, hoje em dia já vemos algumas clínicas veterinárias apostando neste serviço, por isso sem dúvida que o deve conhecer para se informar de tratamentos naturais para o seu pet. Informe-se e descubra o mundo da acupuntura, neste caso para cães.

Também lhe pode interessar: Como melhorar o sistema imunológico em cães

Como funciona a acupuntura nos cães

A acupuntura trata-se de uma terapia natural reconhecida tanto por faculdades de médicos como por faculdades de veterinários. De fato, atualmente os veterinários contam com uma formação de pós-graduação em acupuntura.

A acupuntura está baseada em uma das principais crenças da Medicina Tradicional Chinesa: o organismo dos seres vivos está repleto de um fluxo de energia constante e quando ocorre uma alteração ou bloqueio neste fluxo vem a doença. Para equilibrar este fluxo energético utiliza-se a aplicação de agulhas em certas áreas anatômicas que são chaves para um bom equilíbrio da energia dos seres vivos, chamados meridianos.

Ao aplicar as agulhas nos meridianos o fluxo de energia vital restabelece-se e a saúde recupera-se. Funciona exatamente da mesma forma nos cães, aplicam-se estas agulhas nos pontos meridianos adequados (dependendo do problema presente no pet) e as agulhas permanecem na pele durante um tempo aproximado de 20 minutos.

Deve saber que o incômodo para o seu cão é mínimo, não se tratando de um processo especialmente doloroso. O cão deve se encontrar calmo para que a sessão possa ser levada a cabo do modo correto.

Acupuntura para cães - Como funciona a acupuntura nos cães

Como fazer uma sessão de acupuntura a um cão

Se quer que o seu cachorro se beneficie de todas as propriedades da acupuntura, é importante que o faça com profissionais capacitados para isso. A acupuntura não se realiza em qualquer clínica veterinária, deve ir a um centro específico.

Portanto, o veterinário deve ter também uma formação específica em acupuntura que o acredite para utilizar esta técnica. Se tiver dúvidas, pergunte sobre que qualificações específicas tem, pois como já referimos existe uma formação pós-graduação em acupuntura para aquelas pessoas já licenciadas em ciências veterinárias.

Acupuntura para cães - Como fazer uma sessão de acupuntura a um cão

O que se pode tratar com acupuntura para cães

A acupuntura pode ser uma terapia de apoio para qualquer condição, mas a verdade é que se recomenda especialmente nos casos de alergia, problemas dermatológicos, artrite e osteoartrose.

A partir disso, podemos deduzir que os cachorros maiores podem se beneficiar bastante desta técnica, uma vez que é capaz de acalmar todos os sintomas que resultam de articulações envelhecidas (problemas de mobilidade, inflamação, dor,...) de uma forma natural, livre de fármacos e sem consequências adversas.

Acupuntura para cães - O que se pode tratar com acupuntura para cães

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Acupuntura para cães, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Escrever comentário sobre Acupuntura para cães

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Acupuntura para cães
1 de 4
Acupuntura para cães

Voltar ao topo da página