Acostumar o cachorro ao uso da focinheira

Acostumar o cachorro ao uso da focinheira

Utilizar a focinheira é obrigatório para as raças consideradas potencialmente perigosas por lei. No entanto, se o nosso cachorro é agressivo (na realidade a palavra adequada é reativo) ou tem o hábito de comer tudo o que encontra no solo, pode ser uma ferramente bastante eficaz.

Mas deve saber que o uso da focinheira como método de castigo não é recomendável e pode trazer consequências graves para o dono e para o bem-estar do animal.

Neste artigo do PeritoAnimal explicamos-lhe como acostumar o cachorro ao uso da focinheira passo a passo com diferentes ferramentas e truques úteis.

Qual é a melhor focinheira?

Para começar deve saber que a focinheira mais adequada para o cachorro é a do tipo "cesta", como a que lhe mostramos na imagem. Ao contrário das de tecido, esta permite ao cachorro respirar adequadamente, beber água ou receber guloseimas. No entanto, pode se informar sobre os diferentes tipos de focinheiras no nosso artigo para entender como funciona cada uma.

1. Faça com que o cachorro associe a focinheria de forma positiva

É importante não colocar a focinheira diretamente no cachorro se não estiver familiarizado com ela, uma vez que isso pode resultar num fracasso. O animal irá sentir-se incômodo e confuso, o melhor é ir com calma. Com o uso do reforço positivo o nosso cachorro aprenderá a associar a focinheira a uma experiência positiva uma vez que recebe prêmios e palavras carinhosas.

Para isso, pegue em guloseimas saborosas e coloque-as no fundo da focinheira. Permita que o seu cachorro as coma felicitando-o por isso. Quanto melhor for a experiência, mais rapidamente lhe permitirá que você a coloque nele.

2. Processo gradual

Vamos tentar colocar a focinheira passo a passo de forma diária sem atar, oferecendo-lhe guloseimas e prêmios cada vez que a deixar colocar. Quanto mais tempo deixar a focinheira, mas devemos felicitá-lo por isso. Não o force se não parecer agradar-lhe, pouco a pouco vamos conseguir bons resultados.

Quando virmos que o nosso cachorro relaciona a focinheira adequadamente podemos começar a atá-la por períodos curtos de tempo. As brincadeiras e a diversão nunca poderão faltar neste processo, se transmitir medo ao seu cachorro é provável que ele se sinta nervoso, angustiado e triste cada vez que a colocar.

3. Evite as seguintes situações

Para que o seu cachorro lhe deixe colocar a focinheira adequadamente deve evitar as seguintes situações a tudo o custo, isto é fundamental para que a relacione positivamente:

  • Não a coloque à força.
  • Evite-a em situações concretas, como numa ida ao veterinário.
  • Não a utilize demasiado tempo.
  • Evite-a se sofrer de problemas de estresse.
  • Como método de castiga.
  • Deixar o cachorro sem supervisão.

Se seguir os nossos conselhos e não pressionar o seu cachorro vai conseguir resultados bastante positivos. No entanto, se o processo se complicar e o seu cachorro parecer não aceitar de nenhuma forma o uso da focinheira, o mais recomendável é consultar um educador canino para que lhe dar algumas dicas.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Acostumar o cachorro ao uso da focinheira, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Educação básica.