Partilhar

A surdez em gato brancos

Por Nelson Ferreira, Redator do Perito Animal. Atualizado: 7 novembro 2018
A surdez em gato brancos

Ver fichas de  Gatos

Os gatos completamente brancos são tremendamente atrativos por terem um pelo elegante e majestoso, além de ser também muito atrativo, uma vez que têm um porte resplandescente muito característico.

Deve saber que os gatos brancos são susceptíveis a sofrer uma particularidade genética: a surdez. Ainda assim nem todos os gatos brancos são surdos embora tenham uma maior predisposição genética, ou seja, mais possibilidades que o resto dos felinos desta espécie.

Neste artigo do Perito Animal damos-lhe toda a informação para que compreenda os motivos da surdez em gatos brancos, explicando-lhe porque acontece.

Tipologia genérica dos gatos brancos

Conseguir que um gato nasça com o pelo branco deve-se principalmente às combinações genéticas, as quais vamos detalhar de forma resumida e simples:

  • Gatos albinos (olhos vermelhos devido ao gene C ou azuis devido ao gene K)
  • Gatos totalmente ou parcialmente brancos (devido ao gene S)
  • Gatos totalmente brancos (devido ao gene dominante W).

Encontramos neste último grupo os que são de cor branca devido ao gene dominante W, e que são também os mais propensos a sofrer de surdez. É curioso destacar que esse gato em concreto poderia ter um amplo leque de cores, no entanto, só tem a cor branca que camufla a presença das demais.

A surdez em gato brancos - Tipologia genérica dos gatos brancos

Detalhes que nos indicam um relação

Os gatos brancos têm outra particularidade a destacar uma vez que este pelo lhe dá a possibilidade de ter os olhos de qualquer cor, algo possível nos felinos:

  • azuis
  • amarelos
  • vermelhos
  • pretos
  • verdes
  • castanhos
  • um de cada cor

A cor dos olhos do gato será determinada pelas células maternas que se encontram na camada que rodeia o olho chamada tapetum lucidum. A composição destas células com as da retina serão as que determinam a cor dos olhos do gato.

Existe uma relação entre a surdez e os olhos azuis uma vez que normalmente os gatos com o gene dominante W (que pode ser o causador da surdez) é partilhado pelos que têm os olhos dessa cor. No entanto, também não podemos afirmar que esta regra se cumpra sempre em todos os casos.

Como curiosidade podemos destacar que os gatos brancos surdos com olhos de cores diferentes (por exemplo verde e azul) costumam desenvolver a surdez no ouvido onde se encontra o olho azul. Será por acaso?

A surdez em gato brancos - Detalhes que nos indicam um relação

A relação entre o pelo e as carências auditivas

Para explicar corretamente porque acontece este fenômeno nos gatos brancos de olhos azuis deveríamos entrar nas teorias genéticas. Em vez disso tentaremos explicar de uma forma simples e dinâmica esta relação.

No momento em que o gato se encontra no útero materno começa a desenvolver-se a divisão celular e é então que aparecem os melanoblastos, responsáveis por determinar a cor do pelo do futuro gato. O gene W é dominante, por este motivo os melanoblastos não chegam a se expandir, deixando o gato carente de pigmentação.

Por outro lado na divisão celular é quando os genes atuam determinando a cor dos olhos que pela mesma falta de melanoblastos, embora só um dois dois olhos se acabe tornando azul.

Por fim reparamos no ouvido, que na ausência ou deficiência de melanócitos sofre de surdez. É por este motivo que podemos relacionar de algum modo os fatores genéticos e externos com problemas de saúde.

A surdez em gato brancos - A relação entre o pelo e as carências auditivas

Detectar a surdez no gato branco

Como mencionamos anteriormente nem todos os gatos brancos com olhos azuis são propensos a sofrer de surdez, nem nos podemos basear unicamente nestas características físicas para o afirmar.

detectar a surdez nos gatos brancos é complicado uma vez que o gato é um animal que se adapta facilmente à surdez, potenciando outros sentidos (como o tato) para perceber sons de uma forma diferente (vibrações por exemplo).

Para determinar de forma eficaz a surdez no garo será imprescindível recorrer ao veterinário para realizar um teste BAER (brainstem auditory evoked response) com o qual poderemos confirmar se o nosso gato é surdo ou não, independentemente da cor do seu pelo ou dos seus olhos.

A surdez em gato brancos - Detectar a surdez no gato branco

Se deseja ler mais artigos parecidos a A surdez em gato brancos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário sobre A surdez em gato brancos

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

A surdez em gato brancos
1 de 5
A surdez em gato brancos

Voltar ao topo da página