A parvovirose canina - Sintomas e tratamento

A parvovirose canina - Sintomas e tratamento

O parvovírus canino ou parvovirose é uma doença viral que afeta principalmente os filhotes, embora possa afetar qualquer tipo de cachorros mesmo estando vacinados. São muitos os cachorros que já foram vítimas desta doença altamente contagiosa e letal.

Muitas vezes, e por desconhecimento, alguns tutores confundem os sintomas do parvo, o que resulta num diagnóstico errado. Por esse motivo, se você convive com um cachorro, recomendamos-lhe que continue lendo este artigo do PeritoAnimal para se informar sobre a parvovirose canina, os seus sintomas e respectivo tratamento.

O que é a parvovirose canina

O parvovírus canino foi identificado em 1978. Desde então, a cepa inicial tem sido variada geneticamente o que causa manifestações do vírus diferentes que dificultam a sua detecção.

É uma doença que afeta principalmente os intestinos de todo o tipo de membros da família Canidae como cachorros, lobos, coiotes, etc. Resistente tanto a fatores físicos como químicos, tem uma sobrevivência muito elevada no meio ambiente. Tem preferência para se instalar em células de reprodução rápida como podem ser as intestinais, tecidos do sistema imunológico ou tecidos fetais. Nos casos mais graves, a parvovirose canina pode chegar a atacar o músculo cardíaco, o que causa uma morte súbita.

Sintomas da parvovirose

O parvovírus tem preferência pela mutação genética mas, ainda assim, a detecção deste vírus é possível através dos sintomas. Os primeiros sintomas da parvovirose, são:

  • Diminuição do apetite
  • Costumam aparecer vômitos muito graves
  • O cachorro parece adormecido, inativo ou muito cansado
  • Pode sofrer de diarreia abundante e com sangue
  • Febre
  • Desidratação rápida
  • Fraqueza
  • Pode entrar em choque devido à perda de fluídos
  • O coração pode ficar afetado

Perante qualquer um ou vários destes sintomas, recomendamos que vá o quanto antes ao seu veterinário de confiança para que examine o seu pet.

Transmissão da parvovirose

É muito comum que a parvovirose canina ataque filhotes com menos de 6 meses ou adultos que não foram vacinados ou desparasitados. Por isso, salientamos a importância da visita regular ao veterinário.

Embora existam raças mais vulneráveis a este tipo de vírus, como o Pastor Alemão, o Doberman, o Pitbull ou o Rottweiler, também existem fatores que podem fazer com que o seu cachorro fique mais vulnerável a contrair o vírus como o estresse, os parasitas intestinais ou a acumulação de cachorros em um mesmo local.

O vírus evolui a uma velocidade vertiginosa, e normalmente é transmitida oralmente quando o cachorro entra em contato com a comida infectada, leite materno, fezes ou objetos infetados como por exemplo os sapatos. Alguns insetos ou roedores podem ser hóspedes do vírus do parvo.

Os cachorros que já estão infectados irão disseminar o vírus por três semanas, mesmo antes de apresentarem quaisquer sintomas clínicos da doença, e uma vez recuperados, continuarão a transmitir o vírus por algum tempo.

Parvovirose canina em humanos

Muitos leitores nos perguntam se a parvovirose pega em humanos e a resposta é não, o cachorro não transmite a parvovirose canina para humanos.

Prevenção da parvovirose

Se você suspeita que perto de onde você mora existam cachorros infectados pelo parvovírus e teme pela segurança do seu cachorro, recomendamos que siga alguns conselhos para prevení-lo:

  • Siga à risca a vacinação aconselhada pelo veterinário.
  • Desparasite o seu pet com a regularidade definida.
  • Higienize fisicamente o cachorro.
  • Higienize todo o ambiente da casa regularmente com água sanitária.
  • Mantenha a comida em um local livre de roedores.
  • Limpe os utensílios do cachorro com regularidade, como os brinquedos, recipientes da comida e água,...
  • Se o seu cachorro ainda não foi vacinado, não o deixe sair à rua ou estar em contato com outros cachorros enquanto isso não for feito.
  • Evite o contato com fezes.

Tratamento da parvovirose canina

Se efetivamente o seu cachorro tiver sido infectado pelo vírus, leve-o o quanto antes ao veterinário para que ele analise a situação e diagnostique a doença. O tratamento da parvovirose canina começará o quanto antes e os seus principais objetivos são combater os sintomas como a desidratação, o desequilíbrio eletrolítico, o controle de vômitos e diarreias, etc.

Não existe nenhum tratamento 100% eficaz para combater a parvovirose, os veterinários seguem uma série de tratamentos que em alguns casos dão bons resultados. A seguir apresentamos alguns desses passos:

  • Reidratação do cachorro com a administração dosificada do soro. É comum a utilização de Ringer-Lactato para estes casos. Combina-se com coloides e aplica-se por via intravenosa.
  • Para problemas cardíacos ou renais, as doses de soro deverão ser administradas com muito cuidado pois nem sempre se toleram adequadamente.
  • Transfusões de sangue para compensar a perda de sangue na diarreia.
  • Uma vez estabilizado, o cachorro continua com uma manutenção de fluídos, composto por açúcares, basicamente junto com cloreto de potássio.
  • Em certos casos também pode ser necessária a administração de potássio para a sua recuperação.
  • Uso de antibióticos e antieméticos.
  • Uso de Tamiflu: Cada vez está mais difundido o uso deste medicamento devido ao sucesso em alguns casos. Deve-se sempre complementar com os tratamentos anteriores, seguindo sempre as indicações do veterinário.

No caso de não querer que o seu cachorro permaneça internado, o seu veterinário poderá explicar-lhe as doses adequadas e você pode fazê-lo com as bolsas de soro. Lembre-se que o seu cachorro não pode estar em contato com outros cachorros uma vez que poderia infectá-los. Você deve consultar o seu veterinário para realizar o controle do avanço e o desenvolvimento da doença no paciente.

Para uma correta eliminação do rastro do vírus no ambiente, deverá utilizar água sanitária e uma mistura de amoníaco e cloro. Recomendamos que se livre de todos os utensílios incluindo a cama, recipientes de comida e brinquedos, deve substitui-los por outros novos e higienizar todo o ambiente incluindo a casa e terraço ou varanda. Esse é um dos tratamentos para parvovírus canina que devem ser seguidos sem dúvida.

Se deseja adotar um novo membro canino, espere pelo menos 6 meses até o levar para sua casa. O vírus do parvo é muito resistente e pode perdurar muito tempo no ambiente, inclusive depois de ter higienizado a zona em questão. Durante este tempo de espera, informe-se de produtos que eliminam o rastro em lojas de animais ou na clínica veterinária. É muito importante se aconselhar junto de um profissional antes de incluir outro cachorro na sua vida, lembre-se que é a sua saúde que está em jogo.

Dieta para o cachorro infectado com a parvovirose

Se tiverem diagnosticado seu companheiro peludo com a parvovirose canina, é importante que você saiba que tipo de alimento é o mais apropriado para que a sua recuperação seja mais rápida e cômoda, por isso deixamos aqui alguns conselhos que certamente funcionam como uma forma de tratamento para a parvovirose canina:

  • Hidratação: Uma parte fundamental do tratamento do parvovírus é a administração do soro para minimizar os efeitos da diarreia e os vômitos. Beber muita água ajudará neste processo de hidratação. As bebidas isotônicas também são uma boa opção uma vez que proporcionam os sais minerais perdidos. Mude a água do seu cachorro pelo menos duas vezes por dia, limpando e proporcionando nova.
  • Evitar alimento: Pelo menos nas primeiras 24 - 48 horas que é quando o vírus é especialmente viral. No máximo pode dar-lhe caldo de frango caseiro totalmente coado e sem sal nem condimentos.
  • Dieta macia: A partir das 48 horas considera-se que o cachorro já passou a parte mais grave da doença, a partir daí já poderá começar a consumir dieta macia. Recomendamos que inclua: água de arroz, caldo de frango caseiro, arroz branco, alimento enlatado macio. Lembre-se que não deverá condimentar nada nem adicionar sal.

Uma vez que o cachorro tenha recuperado a saúde e sempre que o seu veterinário indicar, poderá voltar a administrar-lhe a ração habitual.

Agora que você já sabe tudo sobre a parvovirose canina, seus sintomas e tratamento, não perca o vídeo a seguir em que te contamos como cuidar de um cachorro para que ele viva mais:

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a A parvovirose canina - Sintomas e tratamento, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Doenças virais.

Bibliografia
  • AXÓN VETERINARIA. Parvovirus Canino. Disponível em: <http://axonveterinaria.net/web_axoncomunicacion/auxiliarveterinario/13/13-Parvovirus.pdf.>. Acesso em 11 de março de 2021.
  • Ziegler, J. (2018). El libro negro de los veterinarios. La medicina que enferma a los animales. Editorial: Macro.
  • García, I. (2007). Manejo clínico de la parvovirosis canina en urgencias. Revista Complutense de Ciencias Veterinarias, 1 (2).