Partilhar

A mudança de pelo nos furões

 
Por Nelson Ferreira, Redator do Perito Animal. 30 setembro 2016
A mudança de pelo nos furões

Ver fichas de  Furões

Sabia que os furões passam por uma mudança de pelo? Os furões tal como os mustelídeos em geral, mudam de pelo em função da estação na qual vão entrar. Obviamente, essa mudança é muito mais notória nos animais selvagens do que nos criados em cativeiro para fins comerciais. O motivo é que a sua existência desenvolve-se ao ar livre.

Continue lendo este artigo do Perito animal para saber tudo sobre a mudança de pelo nos furões.

Também lhe pode interessar: Como hidratar a pele do meu cachorro

A mudança de pelo nos furões domésticos

Os furões mudam de pelo quatro vezes por ano. A melhor qualidade do pelo aparece no início do inverno quando acontece a primeira muda e o pelo fica mais bonito.

Quando se aproxima a primavera o pelo começa a cair para para enfrentar o próximo período de calor. Ao chegar o verão perdem muito mais pelo para se refrigerarem ao máximo. Começando o outono o furão começa a repovoar o seu pleo e reinicia o processo natural de muda capilar.

Os furões domésticos também têm mudas de pelo, mas muito mais suaves que os seus congêneres selvagens, cuja vida está exposta a mudanças de temperatura muito mais radicais.

A mudança de pelo nos furões - A mudança de pelo nos furões domésticos

Escovagem do pelo dos furões

O furão é um mustelídeo. Portanto, é um animal com a agressividade própria da dita espécie. Felizmente para os humanos, a dita ferocidade está sabiamente limitada pela Mãe Natureza, e o furão é um dos com menos ferocidade.

O furão doméstico além disso nasce em cativeiro e está acostumado ao contato com os humanos desde o primeiro instante. Embora a sua carga energética não deva ser menosprezada.

Por tudo isso, esta informação deve nos alertar para a sua correta manipulação durante a escovagem. Não o devemos magoar com as escova ou pentes incorretos, ou com um excesso de força que lhes provoque desconforto.

Se o manipularmos de forma incorreta, o furão não terá a mínima dúvida em devolver-lhe na mesma moeda e dar-lhe uma dolorosa mordida com os seus dentes afiados.

É conveniente escovar com frequência e usar uma escova de cerdas suaves. Em primeiro lugar escove-o no sentido contrário ao do pelo com movimentos curtos e rodando o pulso um pouco para levantar o pelo morto.

Assim que terminar a escovagem preliminar, faça outra escovagem mas desta vez no sentido do pelo, com suavidade e movimentos mais compridos.

A mudança de pelo nos furões - Escovagem do pelo dos furões

Queda de pelo do furão por outras causas

Os furões podem chegar a perder pelo por outros motivos. Uma má alimentação é a causa habitual. Os furões são carnívoros e precisam de uma dieta na qual uma porcentagem entre 32-38% deve ser de proteínas animais. Precisam de uma quantidade de gorduras animais de 15-20%.

As proteínas de origem vegetal, como a soja, não são metabolizadas corretamente pelo organismo do furão. O veterinário pode informar você corretamente sobre a alimentação específica do seu furão. É perigoso sobrealimentá-los.

Outro motivo pelo qual o furão pode sofrer uma perda anômala de pelo é que o animal não durma de forma adequada. O furão é crepuscular, ou seja, a sua atividade máxima desenvolve-se desde o anoitecer até amanhecer. Durante as 10-12 horas que dorme, precisa de estar em escuridão absoluta para absorver a melanina necessária à sua saúde. Se dormir de forma inadequada pode ter transtorno que lhe provocam até a morte.

A mudança de pelo nos furões - Queda de pelo do furão por outras causas

Se deseja ler mais artigos parecidos a A mudança de pelo nos furões, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidado da pele.

Escrever comentário sobre A mudança de pelo nos furões

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

A mudança de pelo nos furões
1 de 4
A mudança de pelo nos furões

Voltar ao topo da página