A mastite em gatas - Sintomas e tratamento

A mastite em gatas - Sintomas e tratamento

Poucas vezes se inunda uma casa com tanta ternura como naquelas em que uma gata dá à luz a sua ninhada e cuida dos seus filhotes. A lactância e atenção da mãe durante as primeiras três semanas será de grande importância para um adequado desenvolvimento dos gatinhos e uma atenção adequada à mãe por parte do proprietário será imprescindível para manter a gata em um bom estado de saúde, através dos cuidados necessários.

Depois do gravidez da gata podem acontecer certos problemas de saúde típicos destas etapa de pós parto e é importante que o proprietário esteja consciente sobre os mesmos para assim detectar qualquer transtorno o quanto antes, uma vez que um tratamento atempado é de vital importância para a recuperação da gata.

Neste artigo do Perito Animal falamos sobre os sintomas e tratamento da mastite em gatas.

O que é a mastite?

A mastite define-se como uma inflamação das glândulas mamárias, o número de glândulas afetadas pode varias em cada caso. Apesar de se tratar de um problema comum no pós-parto, pode aparecer por outros motivos.

A morte de algum gatinho, um desmame abrupto, a falta de higiene ou a própria sucção dos filhotes também são fatores que podem predispor o aparecimento da mastite.

Por vezes a mastite vai mais além de uma simples inflamação e comporta também infecção, neste caso, as bactérias que afetam mais comumente as gatas são a Escherichia Coli, Estafilococos, Estreptococos e Enterococos.

Geralmente a infecção inicia-se no mamilo e ascende até às glândulas mamárias, a mastite pode ir desde uma inflamação leve que apenas apresenta sintomas leves até uma infecção grave com gangrena (morte do tecido por falta de irrigação sanguínea).

Sintomas de mastite

Os sintomas de mastite em gatas são muito variáveis dependendo da gravidade da mesma, no entanto, desde os casos mais leves até aos mais graves agrupam-se os seguintes sinais:

  • A ninhada não ganha o peso adequado (estabelecido em 5% de aumento de peso depois de nascerem)
  • A gata não quer amamentar os seus filhotes
  • Inflamação moderada das glândulas, que aparecem duras, dolorosas e por vezes ulceradas
  • Formação de abcessos ou gangrena
  • Descargas mamárias hemorrágicas ou purulentas
  • Leite com aumento da viscosidade
  • Anorexia
  • Febre
  • Vômitos

Se observarmos alguns destes sintomas na nossa gata devemos ir ao veterinário urgentemente, uma vez que a mastite pode ser muito grave tanto para a mãe como para os filhotes.

Diagnóstico da mastite

Para diagnosticar a mastite o veterinário irá basear-se nos sintomas e no histórico completo da gata, no entanto também pode realizar vários dos seguintes exames de diagnóstico:

  • Citologia (estudo das células) da secreção mamária
  • Cultivo bacteriano do leite
  • Análise sanguínea onde poderá observar um aumento dos glóbulos brancos no caso de infecção e uma alteração nas plaquetas, caso exista gangrena.

Tratamento da mastite

Tratar adequadamente a mastite não supõe interromper a lactância dos filhotes, que deve ter uma duração mínima que oscile entre as 8 a 12 semanas, de fato, o desmame reserva-se unicamente para aqueles casos onde exista a formação de abcessos ou mastite gangrenosa.

Continuar com a amamentação favorecerá a drenagem das mamas, e apesar de o leite ser mais pobre e estar contaminado pelos antibióticos, isto não supõe perigo para os gatinhos.

O veterinário deverá escolher um antibiótico de amplo espetro para realizar o tratamento, sendo os mais habituais os seguintes:

  • Amoxicilina
  • Amoxicilina + Ácido Clavulânico
  • Cefalexina
  • Cefoxitina

O tratamento terá uma duração aproximada de 2-3 semanas e poderá ser feito em casa, à excepção daqueles casos em que existe uma infecção generalizada ou sépsis.

No caso de mastite com gangrena pode-se recorrer a uma intervenção cirúrgica para extirpar o tecido necrótico. O prognóstico é bom na maioria dos casos.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a A mastite em gatas - Sintomas e tratamento, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de gestação.