A lenda maia do beija-flor

A lenda maia do beija-flor

"As penas dos beija-flores são mágicas"... isso era o que asseguravam os Maias, uma civilização mesoamericana que viveu entre os séculos III e XV na Guatemala, México e outros lugares da América Central.

Os maias viam os beija-flores como criaturas sagradas que possuíam poderes curativos através da alegria e do amor que transmitiam às pessoas que os observavam. Isto de certa forma é muito acertado, inclusivamente nos dias de hoje, cada vez que vemos um beija-flor ficamos cheios de emoções muito agradáveis.

A visão do mundo da civilização maia tem uma lenda para tudo (em especial para os animais) e criou uma incrível história sobre esta vibrante criatura. Continue lendo este artigo do PeritoAnimal onde poderá conhecer a curiosa lenda mais do beija-flor.

Os Maias e os Deuses

Os Maias tinham uma cultura mística e, como já foi mencionado, tinham uma lenda para tudo. Segundo os sábios anciãos desta civilização, os deuses criaram tudo o que existe no planeta, formando animais a partir de barro e milho, dotando-os de habilidades físicas e espirituais excepcionais e missões particulares, muitos deles sendo até a personificação dos próprios deuses. As criaturas do mundo animal são sagradas para as civilizações como a Maia porque acreditavam que estes eram mensageiros diretos das suas adoradas divindades.

O Beija-flor

A lenda do beija-flor maia diz que os deuses criaram todos os animais e a cada um deram uma determinada tarefa para cumprir na Terra. Quando terminaram a repartição de tarefas aperceberam-se que faltava atribuir um trabalho muito importante para eles: precisavam de um mensageiro que transportasse os seus pensamentos e desejos de um lugar para o outro. No entanto, o que aconteceu foi que, além disso, como não contavam com isso, ficaram com pouco material para a criação deste novo portador, uma vez que não tinham mais barro nem milho.

Como eram Deuses, criadores do possível e do impossível, decidiram fazer algo mais especial. Pegaram uma pedra de Jade (um mineral precioso) e esculpiram uma flecha que simbolizava o percurso. Passado uns dias, quando estava pronta sopraram com tanta força sobre ela que a flecha saiu voando pelos céus transformando-se em um bonito beija-flor multicolor.

Criaram o beija-flor frágil e leve para que pudesse voar em volta da natureza, e o homem quase sem se dar conta da sua presença, colhesse os seus pensamento e desejos e os pudesse transportar com ele.

Segundo a lenda os beija-flores ficaram tão populares e importantes que o homem começou a sentir a necessidade de os apanhar para as suas necessidades pessoais. Os Deuses chateados com esta desrespeitosa realidade condenavam à morte cada homem que ousasse enjaular uma destas fantásticas criaturas e, além disso, dotaram a ave de uma impressionante rapide. Esta é uma das explicações místicas que se dá ao fato de ser praticamente impossível apanhar um beija-flor. Os Deuses protegem os beija-flores.

As ordens dos deuses

Acredita-se que estas aves trazem mensagens do além e que podem ser manifestações do espirito de uma pessoa falecida. O beija-flor também é considerado um animal mitológico curador que ajuda as pessoas com necessidade mudando a sua sorte.

Por último, a lenda diz que esta encantadora, diminuta e sigilosa ave tem a importante tarefa de levar transportar os pensamentos e intenções das pessoas. Assim sendo, se vir um beija-flor se aproximando da sua cabeça, não lhe toque e deixe que recolha os seus pensamentos e os leve direto ao seu destino.

Se deseja ler mais artigos parecidos a A lenda maia do beija-flor, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.