Partilhar

A inteligência dos corvos

 
Por Nelson Ferreira, Redator do Perito Animal. 28 fevereiro 2017
A inteligência dos corvos

ao longo da história, e possivelmente devido à mitologia, os corvo sempre foram vistos como aves sinistras, símbolos de má sorte. Mas a verdade é que estas aves de plumagem preta estão entre os 5 animais mais inteligentes do mundo. Os corvos podem socializar entre eles, recordar caras, falar, raciocinar e solucionar problemas.

O cérebro dos corvos é proporcionalmente do mesmo tamanho que o do ser humano e já se chegou a demonstrar que podem chegar a enganar-se entre eles com a finalidade de proteger a sua comida. Além disso, são capazes de imitar sons e vocalizar. Quer saber mais sobre a inteligência do Corvos? Então não perca este artigo do Perito Animal!

Também lhe pode interessar: A comunicação dos golfinhos

Os corvos no Japão

Tal como acontece com os pombos em Portugal, no Japão encontramos corvos por todo o lado. Estes animais souberam adaptar-se ao meio urbano, de tal forma que inclusivamente aproveitam o trânsito para partis nozes e comê-las. Lançam as nozes do ar para que os carros as partam ao passarem por cima e quando o trânsito pára, aproveitam e descem para recolher o seu fruto. Este tipo de aprendizagem é conhecido como condicionamento operante.

Este comportamento demonstra que os corvos criaram uma cultura córvida, ou seja, aprenderam entre si e transmitirem os conhecimento uns aos outros. Esta forma de agir com as nozes começou com os de um bairro e agora é comum em todos os lugares do país.

A inteligência dos corvos - Os corvos no Japão

Design de ferramentas e solução de quebra-cabeças

Existem muitos experimentos que demonstram a inteligência dos corvos na hora de raciocinar para resolver quebra-cabeças ou fabricar ferramentas. É o caso do corvo Betty, o primeiro exemplar que a revista Science difundiu para demonstrar que estas aves podiam criar ferramentas tal como acontece com os primatas. Betty foi capaz de criar um gancho com os materiais que lhe colocaram à sua volta sem nunca ter visto como isso se fazia.

Este comportamento é muito comum nos corvos selvagens que vivem em bosques e que utilizam ramos e as folhas para criar ferramentas que os ajudem a conseguir larvas do interior dos troncos.

Também se realizaram experimentos onde se demonstrou que os corvos fazem conexões lógicas para resolver problemas mais ou menos complexos. É o caso do experimento da corda, em que se enganchava um pedaço de carne numa extremidade de um barbante e os corvos, que nunca se tinham enfrentado com essa situação anteriormente, sabem perfeitamente que têm que puxar as corda para obter a carne.

A inteligência dos corvos - Design de ferramentas e solução de quebra-cabeças

Têm consciência de si mesmos

alguma vez se perguntou se os animais são conscientes da sua própria existência? Pode parecer uma pergunta um pouco boba, no entanto, a declaração de Cambridge sobre a consciência (assinada em Julho de 2012) afirmar que os animais não humanos têm consciência e são capazes de exibir condutas intencionais. Entre estes animais incluímos os mamíferos, polvos ou aves, entre outros.

Para argumentar se o corvo tinha consciência de si mesmo, levou-se a cabo a prova do espelho. Consiste em fazer alguma marca visível ou colocar um adesivo no corpo do animal, de forma que apenas o possa ver se se olhar em frente a um espelho.

As reações dos animais que têm consciência de si mesmo incluem mover o corpo para se verem melhor ou se tocarem enquanto veem o reflexo, ou inclusivamente tentam remover o adesivo. Muitos animais demonstraram ser capazes de se reconhecerem, entre os quais temos os orangotangos, chimpanzés, golfinhos, elefantes e os corvos.

A inteligência dos corvos - Têm consciência de si mesmos

A caixa de corvos

Para aproveitar a inteligência dos corvos, um haker apaixonados por estas aves, Joshua Klein, propôs uma iniciativa que consiste no adestramento destes animais para que recolham o lixo das ruas e o depositem em uma máquina que lhes dá comida em troca. Qual a sua opinião sobre esta iniciativa?

A inteligência dos corvos - A caixa de corvos

Se deseja ler mais artigos parecidos a A inteligência dos corvos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário sobre A inteligência dos corvos

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

A inteligência dos corvos
1 de 5
A inteligência dos corvos

Voltar ao topo da página