Partilhar

A importância do cálcio para cachorros

Por Nelson Ferreira, Redator do Perito Animal. 20 fevereiro 2017
A importância do cálcio para cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Poucos fatores determinam tanto a saúde do nosso pet como a alimentação, assim sendo, cobrir os seus requisitos nutricionais da forma adequada é um cuidado que merece toda a nossa atenção.

Um cão passa ao longo dos anos por diferentes etapas vitais e em cada uma dela são apresentadas diferentes necessidades alimentares. Durante os primeiros meses de vida os nutrientes cumprem a importante função de facilitar um ótimo desenvolvimento. Por este motivo, neste artigo do PeritoAnimal explicamos a importância do cálcio para cachorros filhotes.

Também lhe pode interessar: Benefícios do vinagre de maçã para cães

O cálcio no organismo do cão

Dentro dos diferentes cuidados para o cachorro filhotes, controlar a alimentação do mesmo é um dos mais importantes, uma vez que o organismo de um cão filhote vai precisar de todos os nutrientes.

Entre eles podemos destacar o cálcio, um mineral que se encontra em 99% do esqueleto do cão e que realiza importantes funções para o organismo do mesmo:

  • Mantém os ossos e os dentes saudáveis
  • Intervém na regulação do ritmo cardíaco
  • Controla a concentração do líquido no meio interno e externo das células
  • É imprescindível para uma adequada transmissão de impulsos nervosos
  • Mantém a coagulação do sangue nos parâmetros normais

O cálcio é um mineral que deve manter uma relação adequada com o fósforo e o magnésio para que possa ser utilizado pelo organismo. Recomenda-se então que se mantenha o seguinte equilíbrio das quantidades: 1:2:1 a 1:4:1 (cálcio, fósforo e magnésio).

A importância do cálcio para cachorros - O cálcio no organismo do cão

De quanto cálcio necessita um cachorro?

O organismo do cachorro enfrenta um processo longo e que vai precisar de muita energia: o seu desenvolvimento, não só físico e fisiológico, como também mental e cognitivo. Durante este processo vai precisar de aumentar a sua massa óssea, assim como a densidade da mesma, e também vai realizar mudanças nas peças dentais, sendo o cálcio fundamental para estas formações.

Assim sendo, um cachorro filhote necessita de importantes quantidades de cálcio que são muito maiores em comparação com as necessidades de um cão adulto:

  • Adulto: diariamente precisa de 120 mg de cálcio por cada kg de peso corporal.
  • Filhote: diariamente precisa de 320 mg de cálcio por cada kg de peso corporal.

Como o cachorro obtém o cálcio diariamente?

Se alimentarmos o filhote de cachorro com rações específicas para os primeiros meses de vida as necessidades de cálcio devem estar asseguradas, no entanto, muitos peritos em nutrição canina não recomendam que o filhote seja alimentado unicamente através de preparações comerciais. Por outro lado, apesar de existirem numerosos alimentos que contêm cálcio e que os cachorros podem comer, a realização de uma dieta caseira requer a supervisão de um veterinário.

Então, qual e a melhor solução? Seguir um modelo de alimentação onde se utilizem preparações comerciais de boa qualidade mas também comidas caseiras adequadas para o cachorro. Além disso, é possível complementar a ingestão de cálcio com uma casca de ovo finamente triturada em um moinho de café, no entanto, recomendamos-lhe que para qualquer dúvida sobre a alimentação do seu cachorro recorra ao veterinário ou especialista em nutrição canina. E se é dos que preferem optar por uma dieta 100% caseira, aconselhamos que se informe sobre todas as necessidades do cachorro para lhe oferecer um alimento adequado e variado.

A importância do cálcio para cachorros - Como o cachorro obtém o cálcio diariamente?

Se deseja ler mais artigos parecidos a A importância do cálcio para cachorros, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas equilibradas.

Escrever comentário sobre A importância do cálcio para cachorros

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Carolina
Estou fazendo uma pesquisa para um trabalho e me ajudou muito, obrigada

A importância do cálcio para cachorros
1 de 3
A importância do cálcio para cachorros

Voltar ao topo da página