A história de Hachiko, o cachorro fiel

A história de Hachiko, o cachorro fiel

Hachiko foi um cachorro conhecido pela sua infinita fidelidade e amor ao seu dono. O seu dono era professor de uma universidade e o cachorro o esperava na estação de trem todos os dias até ele voltar, inclusivamente depois da sua morte.

Esta demonstração de afeto e lealdade fez com que a história de Hachiko se tenha tornado mundialmente famosa, e inclusivamente se tenha feito um filme contando a sua história.

Este é um exemplo perfeito do amor que um cachorro pode sentir pelo seu dono e que fará até a pessoa mais durona soltar uma lágrima. Se ainda não conhece a história de Hachiko, o cachorro fiel pegue um pacote de lenços e continue lendo este artigo do Perito Animal.

 

A vida com o professor

Hachiko era Akita Inu que nasceu em 1923 na prefeitura de Akita. Uma ano mais tarde converteu-se em um presente para a filha de um professor de engenharia agrônoma da universidade de Tóquio. Quando o professor, Eisaburo Ueno, o viu pela primeira vez deu-se conta de que as suas patas estavam levemente torcidas, pareciam o kanji que representa o número 8 (八, que en japonês se pronuncia hachi), e assim se decidiu o seu nome, Hachiko.

Quando a filha de Ueno cresceu, casou-se e foi viver com o seu marido deixando o cachorro para trás. O professor havia então criado um laço forte com Hachiko e por isso decidiu ficar com ele em vez de o oferecer a alguém.

Ueno ia para o trabalho de trem todos os dias e Hachiko transformou-se no seu fiel companheiro. Todas as manhãs o acompanhava até à estação de Shibuya e ia recebê-lo de novo quando voltava.

A morte do professor

Um dia, enquanto dava aulas na universidade, Ueno sofreu uma paragem cardíaca que acabou com a sua vida, no entanto, Hachiko continuou esperando por ele em Shibuya.

Dia após dia Hachiko ia à estação e esperava durante horas pelo seu dono, procurando o seu rosto entre os milhares de desconhecidos que por ali passavam. Os dias transformaram-se em meses e os meses em anos. Hachiko esperou incansavelmente pelo seu dono durante nove longos anos, quer chovesse, nevasse ou fizesse sol.

Os habitantes de Shibuya conheciam Hachiko e se encarregaram durante todo esse tempo de o alimentar e cuidar enquanto o cachorro esperava na porta da estação. Essa fidelidade pelo seu dono valeu-lhe o apelido de "o cachorro fiel", sendo que o filme em sua homenagem tem o título de "Sempre ao seu lado".

Todo esse carinho e admiração por Hachiko fez com que em 1934 se erguesse uma estátua em sua honra, em frente da estação, justo onde o cachorro esperava pelo seu dono diariamente.

A morte de Hachiko

A 9 de março de 1935 encontraram Hachiko morto aos pés da estátua. Morreu devido à sua idade precisamente no mesmo lugar onde havia esperado o seu dono voltar durante nove anos. Os restos mortais do cachorro fiel foram enterrados junto aos do seu dono no cemitério de Aoyama em Tóquio.

Durante a Segunda Guerra Mundial fundiram-se todas as estátuas de bronze para fabricar armamento, incluindo a de Hachiko. No entanto, poucos anos mais tarde, criou-se uma sociedade para conseguir realizar uma nova estátua e recolocá-la no mesmo lugar. Finalmente contratou-se Takeshi ando, o filho do escultor original, para que pudesse refazer a estátua.

Hoje em dia a estátua de Hachiko continua no mesmo lugar, em frente da estação de Shibuya e a 8 de abril de cada ano celebra-se a sua fidelidade.

Depois de todos estes anos a história de Hachiko, o cachorro fiel, ainda continua viva devido à demonstração de amor, lealdade e carinho incondicional que comoveu o coração de uma população inteira.

Conheça também a história de Laika, o primeiro ser vivo a ser lançado no espaço.

Se deseja ler mais artigos parecidos a A história de Hachiko, o cachorro fiel, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.