A força dos gorilas

A força dos gorilas

Os gorilas são os maiores primatas que existem e têm um DNA muito parecido com o do ser humano. Estes animais são fascinantes e despertam a curiosidade das pessoas, uma vez que tal como os humanos, têm duas pernas e dois braços, como cinco dedos nas mãos e pés e um rosto que tem características muito semelhantes às nossas.

São animais muito inteligentes e também muito fortes, a prova disso é que um gorila é capaz de derrubar uma bananeira para depois se poder alimentar.

Como pode ver o gorila é um animal muito forte e certamente está na lista de animais mais fortes do mundo, em relação ao seu peso e tamanho. Se você quer ler mais sobre a força dos gorilas, continue neste artigo do PeritoAnimal.

A força de uma gorila adulto

Em comparação com os humanos, os gorilas são animais que têm de 4 a 15 vezes a força de um homem normal. Um gorila de costas prateadas pode chegar a levantar até 2.000 quilogramas de peso, enquanto que um homem corretamente treinado pode levantar entre 200 e 500 quilos.

O recorde mundial de levantamento de peso entre os humanos, por exemplo, foi batido em maio de 2020 pelo islandês Hafthór Júlíus Björnsson, atleta e ator que interpretou o papel de Gregor Clegane, o Montanha, na famosa série "Game of Thrones". Ele levantou 501 kg, superando em 1kg o recorde anterior. O islandês tem 2,05m e 190,5kg.

Voltando à força dos gorilas, estes animais pesam em média 200 kg mas, de uma forma muito superior aos homens, são capazes de levantar até 10 vezes seu peso corporal. Além disso, o braço de um gorila pode ter até 2,5m de comprimento.

A agressividade de um gorila

Os gorilas, apesar de serem animais muito fortes, não usam a sua força para atacar outros animais ou os seres humanos. Usam apenas a sua força para defesa própria ou se se sentirem ameaçados, como acontece com outros animais. Vale lembrar que são animais vegetarianos, portanto não utilizam a sua força para caçar.

Curiosidades da força de uma gorila

  • Os gorilas podem chegar a pesar entre 150 a 250 quilogramas, ainda assim são capazes de subir às árvores e mudar de galho em galho, o que demonstra a incrível força que têm nos braços.
  • A força de agarrar do gorila é tão potente, que poderia facilmente esmagar um crocodilo.
  • Os gorilas usam a força dos seus braços também para caminhar, isto porque não dependem apenas das suas pernas para se movimentarem.

E já que estamos falando de primatas, talvez você possa se interessar por este outro artigo do PeritoAnimal: macaco como animal de estimação - é possível? Na seção a seguir você conhecerá o animal mais forte do mundo, continue lendo.

Animal mais morte do mundo

Agora que você já sabe a força de um gorila e viu que realmente ele é um dos animais mais fortes que existem, você deve estar se perguntando sobre qual deve ser o animal mais forte do mundo. Seria uma orca, um urso ou um rinoceronte? Nenhum deles!

Para fazer uma comparação como esta, antes é necessário definir o critério e, para nós do PeritoAnimal, uma boa maneira de "medir" isso é segundo a carga que um animal pode levantar de acordo com sua massa corporal.

Sendo assim... sabia que o animal mais forte do mundo é, na verdade um besouro? O Onthophagus taurus, da família Scarabaeidae, que pode ser encontrado na Europa, é capaz de levantar 1.141 vezes o próprio peso!

Para você ter uma ideia do que isso representa, seria como uma pessoa de 70 quilos conseguisse levantar 80 toneladas ou o equivalente a 40 carros grandes (SUVs).

Imagem: Reprodução/Premaphotos/naturepl.com

Se deseja ler mais artigos parecidos a A força dos gorilas, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • PRIME SAFARIS. How strong is a gorilla? How strong is a silverblack gorilla?. Disponível:<https://www.wildgorillasafaris.com/facts-about-gorilla-facts/how-strong-is-a-gorilla/>. Acesso em 3 de março de 2021.
  • SAFARIS AFRICANA. The stronges animals in the world. Disponível em: <https://safarisafricana.com/strongest-animals-in-the-world/>. Acesso em 4 de março de 2021.
  • BBC. The World's stronges animal can lift staggering weights. Disponível em: <http://www.bbc.com/earth/story/20161121-the-worlds-strongest-animal-can-lift-staggering-weights>. Acesso em 4 de março de 2021.
  • GLOBO ESPORTE. Ator islandês de Game of Thrones estabelece novo recorde mundial ao levantar 501kg. Disponível em: <https://globoesporte.globo.com/levantamento-de-peso/noticia/ator-islandes-de-game-of-thrones-estabelece-novo-recorde-mundial-ao-levantar-501kg.ghtml>. Acesso em 4 de março de 2021.