6 motivos pelos quais o seu cachorro dorme com você

6 motivos pelos quais o seu cachorro dorme com você

Seu cachorro sempre dorme ao seu lado? No mesmo quarto? Ou dorme entre suas pernas? De qualquer forma, os motivos que explicam esse comportamento estão relacionados ao tipo de relacionamento que você estabeleceu com ele e ao vínculo que criaram. Dessa maneira, um cachorro sempre dormirá com a pessoa ou as pessoas que mais aprecia e, se você é uma delas, deve se sentir muito sortudo!

No PeritoAnimal, falaremos sobre o sentimento de apego e explicaremos por que seu cachorro dorme com você. Continue lendo, porque você vai adorar os motivos!

Por que meu cachorro quer dormir comigo?

Há muitas razões pelas quais seu cachorro dorme ao seu lado, no seu quarto ou em seu travesseiro. No entanto, todas estão relacionadas ao apego que os cachorros podem sentir por seus tutores. Sim, essa relação que consideramos única para os seres humanos também ocorre com os animais, especialmente com aqueles que passaram por um processo de domesticação, como cachorros e gatos. Estudos como o conduzido por Topál, J., Miklósi, Á., Csányi, V. e Dóka, A.[1], no qual o famoso Teste de Ainsworth para crianças foi realizado com mais de 50 cachorros e seus donos, demonstram que a maioria dos cachorros, ao se ver sem sua figura de referência, apresenta comportamentos típicos do apego que uma criança pode sentir por seus pais.

Agora que você já sabe que seu cachorro dorme com você principalmente porque se sente vinculado a você, vamos ver em mais detalhes o que motiva essa hábito ou comportamento.

1. É um animal social

A primeira coisa que você precisa entender para compreender porque seu cachorro dorme com você é que se trata de um animal social, de matilha, que em estado selvagem, dormiria em grupos. Como o cachorro não é um animal solitário, esse hábito "curioso" é de sua natureza. De fato, se você mora com mais de um cachorro e o relacionamento entre eles é bom, certamente já observou que eles nunca dormem sozinhos. A maioria deles dorme com seus humanos ou dormem juntos na mesma cama ou no mesmo quarto.

2. Ele quer te proteger

Como dissemos na seção anterior, o cachorro é um animal de matilha, que cuida dos seus companheiros, se importa e se comunica com eles através de seu próprio idioma. Dessa forma, além de todos os outros motivos, dormir juntos cumpre uma função importante: proteger uns ao outros.

O sono é um dos momentos em que estamos mais expostos e, portanto, somos mais vulneráveis. Por esse motivo, muitos cachorros preferem dormir perto ou ao lado de seus humanos, a fim de protegê-los caso algo aconteça. É um comportamento natural da espécie. Se você suspeita que seu cachorro gosta de dormir com você por causa disso, mas não deseja que ele continue dormindo na mesma cama, coloque a caminha dele ao lado da sua.

3. Ele se sente mais seguro

Se seu cachorro dorme sempre com você, significa que você lhe transmite segurança e confiança. Ele fica à vontade com você e o vê como uma figura de referência a seguir, em quem ele pode confiar. Portanto, não é de surpreender que, além de compartilhar com você o momento do sono, seu cachorro te siga por toda parte.

4. Ele busca seu calor

Os cachorros gostam de sentir calor, por esse motivo, muitos preferem dormir com seus humanos e ir por baixo do lençol até o lugar mais quente da cama. E se o seu cachorro dorme sempre encostado em você ou em cima de você, esse também pode ser o motivo! Da mesma forma, se o seu cachorro dorme entre suas pernas, pode ser porque ele busca precisamente esse calor.

Também vemos essa busca por calor durante o dia, quando eles se deitam nas áreas da casa onde os raios do sol penetram. Esse comportamento, é claro, tem mais motivos do que o mencionado.

5. Ele gosta da sua cama

Você já verificou o conforto da cama dele? Se não estiver confortável, é normal que procure um local mais confortável para dormir, como sua cama, o sofá ou o travesseiro. Dessa forma, se o seu cachorro dorme no travesseiro, é hora de verificar seu próprio colchão!

Nesses casos, o mais apropriado é comprar uma caminha confortável, colocá-la ao lado da sua e deixar um cobertor para garantir que o cachorro tenha o calor necessário. Além disso, se você prefere que ele pare de dormir na sua, pode verificar o artigo como ensinar um cachorro a dormir na caminha dele ou ver este vídeo:

6. Está demonstrando seu amor

Em suma, se o seu cachorro dorme com você, isso significa que ele te ama. Ele gosta de sentir o seu calor, ele se sente seguro com você, ele quer te proteger e transmitir todo o seu amor para você. Dormir junto é uma das maiores demonstrações de amor e também ajuda a fortalecer o vínculo. Mesmo que sua cama seja a mais desconfortável do mundo, se o cachorro não gosta de seus humanos ou estes não lhe transmitem segurança, não vai dormir com eles.

No entanto, mesmo que as razões que explicam por que seu cachorro dorme com você ou no seu quarto sejam encantadoras, será que isso é realmente bom? Nós explicamos abaixo.

Faz mal dormir com o cachorro?

Dormir na mesma cama é um hábito que pode ser positivo para vocês dois, desde que algumas questões sejam levadas em consideração. Por exemplo, é muito importante manter a higiene correta dos animais, principalmente após os passeios. Se você não fizer isso, toda a sujeira que está em suas patas passará para a sua cama e para você. Com a pelagem, é importante tomar o mesmo cuidado, por isso você deve escová-la diariamente para controlar a queda e, portanto, evitar que seus lençóis fiquem cheios de pelos mortos.

Por outro lado, você nunca deve deixar de lado a medicina preventiva, dado que existem parasitas que os cachorros podem transmitir aos humanos, como as pulgas e os carrapatos. Desta forma, você terá que desparasitar o animal de acordo com as indicações do veterinário para evitar a presença dos parasitas.

Além da higiene, você deve considerar se dormir juntos realmente proporciona descanso adequado para o animal e para você, pois, dependendo das condições e dimensões da cama, pode não ser o mais recomendado. Assim, se esse for o seu caso, você sempre pode colocar a cama do animal ao lado da sua para que seu cachorro durma no mesmo quarto, se sinta seguro e protegido.

Agora, se o cachorro sofre de ansiedade por separação ou hipertensão, dormir com ele não é bom porque reforça esse comportamento que não é positivo para ele. Nesses casos, é necessário recorrer a um educador ou etólogo canino para tratar o problema básico, pois parar de dormir juntos não é a única solução.

Se deseja ler mais artigos parecidos a 6 motivos pelos quais o seu cachorro dorme com você, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Referências
  1. Topál, J., Miklósi, Á., Csányi, V., & Dóka, A. (1998). Attachment behavior in dogs (Canis familiaris): A new application of Ainsworth's (1969) Strange Situation Test. Journal of Comparative Psychology, 112(3), 219-229.
Bibliografia
  • Miklosi, Á. Dog behaviour, evolution, and cognition. Segunda edição.