Partilhar

5 sintomas de um cachorro entediado

 
Por Nelson Ferreira, Redator do Perito Animal. 9 março 2017
5 sintomas de um cachorro entediado

Ver fichas de  Cachorros

Os cachorros são animais de companhia altamente sociáveis, além de terem uma grande inteligência, daí reforçarmos bastante o fato de precisarem de uma grande dose de atenção, afeto e estimulação positiva.

Um cachorro pode entediar-se por vários motivos, é possível que passe muito tempo em casa, que não se sinta parte da família ou que precise de desafios maiores tanto físicos como mentais, o que pode ser prejudicial para o nosso pet e para o ambiente que partilhamos com ele. Como saber se o seu cachorro está nesta situação? Neste artigo do PeritoAnimal mostramos-lhe 5 sintomas de um cachorro entediado.

Também lhe pode interessar: 5 sinais de que seu gato está entediado

1. Comportamentos compulsivos

Quando um cachorro está entediado não pode desfrutar de um pleno bem-estar mental por isso é possível que manifeste algumas alterações no comportamento com a finalidade de conseguir estimular-se a ele mesmo para manter a mente distraída.

O comportamento compulsivo, conhecido como estereotipia, consiste em movimentos repetitivos sem uma finalidade aparente, embora realmente o cachorro os leve a cabo para relaxar.

Embora o comportamento compulsivo mais conhecido seja perseguir o seu próprio rabo de forma constante, existem outras estereotipias que também podem afetar um cachorro entediado, como o lamber-se em excesso. Se o cachorro se entedia durante grande parte do dia, a estereotipia pode ser o sinal definitivo que confirme o tédio e a falta de estimulação mental ou enriquecimento ambiente que padece. Seria muito recomendável recorrer a um especialista.

5 sintomas de um cachorro entediado - 1. Comportamentos compulsivos

2. Comportamentos destrutivos

Os cachorros precisam de ser estimulados mental e fisicamente, caso contrário o tédio também os pode levar a querer morder todos os objetos da casa e isto costuma acontecer especialmente naqueles cães que têm uma grande energia e portanto precisam também de bastante exercício físico.

Se o seu cachorro passa muito tempo sozinho em casa e além disso não tem o exercício físico que precisa para se sentir bem, é muito possível que no seu regresso encontre vários destroços. Muito importante, devemos aprender a diferenciar a destrutividade dos transtornos relacionados com a separação que são aqueles que acontecem quando o cachorro está sozinho.

5 sintomas de um cachorro entediado - 2. Comportamentos destrutivos

3. Latidos excessivos

Um cachorro carente de estímulos e motivação pode mostrar vários comportamentos que antes talvez não havíamos observado em nenhuma ocasião. Se o seu cachorro está aborrecido pode manifestá-lo com um latido excessivo, que consistirá em uma demanda por atenção.

Embora seja verdade que qualquer mudança no comportamento habitual do nosso pet nos deva alertar, uma vez que por trás disso pode não existir apenas tédio e sim qualquer outra situação que deva ser tratada com urgência. Não se esqueça que se o cachorro ladra quando está solto, pode tratar-se também de um transtorno relacionado com a separação.

5 sintomas de um cachorro entediado - 3. Latidos excessivos

4. Desobediência

Este é um traço que pode dar-se facilmente quando um husky siberiano se entedia, embora costume acontecer em todas aquelas raças de caráter independente e de grande inteligência que diante de um adestramento repetitivo ou falta de estimulação mental ficam entediadas. Eles o demonstram com um absoluta desobediência.

Lembre-se que os desafios são importantes para o seu cão e que deve sempre adestrar de acordo com as suas características individuais e as suas próprias limitações. Experimente oferecer jogos variados e atividades novas que o ajudem a enriquecer o seu dia a dia.

5 sintomas de um cachorro entediado - 4. Desobediência

5. Depressão

O tédio pode chegar a causar depressão em alguns cachorros, o que se manifesta com letargia, tristeza, cansaço e alterações no apetite, entre outros sintomas.

Sempre que um cachorro se mostra em baixo é importante averiguar quais são as causas deste estado, é possível que o tédio seja uma delas, lembre-se que um cão precisa do seu tempo e para um adoção responsável é imprescíndivel ter em conta isto.

5 sintomas de um cachorro entediado - 5. Depressão

Se deseja ler mais artigos parecidos a 5 sintomas de um cachorro entediado, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário sobre 5 sintomas de um cachorro entediado

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

5 sintomas de um cachorro entediado
1 de 6
5 sintomas de um cachorro entediado

Voltar ao topo da página