5 sinais de que seu gato está entediado

5 sinais de que seu gato está entediado

Como saber se seu gato está entediado? Da mesma forma que acontece com as pessoas, os gatos também se podem sentir entediados e desanimados. Quando um gato se aborrece, é por algum motivo e geralmente está relacionado com a falta de enriquecimento, a socialização e as brincadeiras.

Se acredita que o seu gato está entediado, será fundamental conferir o comportamento que tem em casa e os sinais que podem indicar mal-estar, desinteresse ou desmotivação pela sua rotina diária. É importante referir que costuma acontecer muito mais entre gatos que vivem sozinhos em casa, do que quando vivem com outros gatos.

Neste artigo do PeritoAnimal apresentamos 5 sinais de um gato entediado e o que fazer para enriquecer o ambiente do felino, proporcionando seu bem estar e melhorando a qualidade de vida do gato. Boa leitura!

1. Excesso de limpeza

Um claro sintoma de um gato entediado é este: quando um gato lambe compulsivamente o próprio pelo, e causa inclusive manchas sem pelo, é um sinal claro que o pobre gato está entediado até à exaustão. Quando o lambido é tão excessivo, pode derivar em uma lesão dérmica chamada de granuloma, um grave problema de saúde que se deve tratar o quanto antes.

Para além dos danos no seu pelo, este comportamento é muito estressante para o gato. Isto pode afetá-lo mentalmente e levá-lo à depressão. Também se trata de uma atividade perigosa, uma vez que causar as perigosas e incômodas bolas de pelo no estômago.

Outro comportamento possível é o gato lamber compulsivamente o seu cabelo quando você está por perto (por exemplo quando estão juntos na cama ou no sofá).

2. Ingestão excessiva de alimento

Uma consequência bastante comum de um gato entediado é a ingestão excessiva de alimento. Uma atitude muito "humana", pois muitas pessoas devido a angústia, depressão ou o estresse têm este mesmo comportamento nocivo, de comer de forma compulsiva. O tédio no gato causa-lhe muito estresse. Uma forma agradável, mas prejudicial de minimizar o tédio, é comer.

Confira bem as quantidades de alimento que oferece ao seu gato para evitar a obesidade no seu felino. Não se esqueça que é prejudicial para a sua saúde!

3. Dormir excessivamente

Outra manera para saber se um gato está entediado é observar seu sono. Os gatos normalmente dormem muito. Calcula-se que dormem entre 16 e 17 horas diárias. Um gato entediado que não tem nenhuma atividade que o estimule, pode dormir muito mais.

Isto, no início, poderia se considerar inofensivo, mas não é. Os gatos dorminhocos podem deixar de se limparem e degenerar rapidamente a sua aparência. Também se podem desidratar ou sofrer de perda de apetite.

4. Gato destruidor

Por vezes há gatos que para fugirem do grande tédio que sofrem, ficam destruidores. Sobem pelas cortinas destruindo-as ao fazê-lo, por exemplo.

Também se podem dedicar a derrubar objetos de estantes ou atacar de surpresa pequenos pets como canários, periquitos ou hamsters.

Não devemos confundir a destruição habitual que os gatos fazem nos cantos dos sofás e cadeias, com os múltiplos atos vândalos impulsionados pelo tédio. Um gato entediado começa a fazer muito mais coisas que isso.

5. Gato perseguidor

Muitaz vezes existem gatos que convivem com outro gato ou outro pet, mas apesar disso ficam entediados. Se o gato dominante é muito dinâmico e o outro é calmo em excesso, pode acontecer que para se entreter realizar uma espécie de "bullying" ou abuso contra o outro gato, martirizando-o e fazendo-lhe a vida difícil.

Não é de todo frequente, mas também pode incomodar um cachorro de tamanho pequeno. Os gatos costumam recorrer aos seus ancestrais instintos de caça e metem-se com os seres de menor tamanho de casa.

O que fazer quando o gato fica entediado?

Agora que você já sabe os 5 sinais de um gato entediado, vamos falar o que você pode fazer para animar e proporcionar o bem-estar do felino. Para começar, é fundamental descartar o fato do seu companheiro sofrer de depressão, um problema habitual em animais que sofreram uma mudança drástica na sua vida, uma perda importante ou um choque. Se acredita que possa estar passando por uma depressão deve consultar o veterinário, e enquanto isso, aconselhamos-lhe o seguinte:

  • Brinque com o seu gato diariamente. O melhor brinquedo para gatos é, sem dúvida, a vara de pescar pois você também participa na brincadeira, algo fundamental para que o seu gato também se divirta. A verdade é que os brinquedos e arranhadores podem distrair o seu gato um bom bocado, mas a longo prazo acabarão por se entediar se não existir uma interação real. É uma ótima opção para distrair os gatos e animá-los.
  • Enriquecimento ambiental para gatos: enriqueça o seu dia a dia com estímulos que ainda não conheceu: música, atividades, alimentos, outras pessoas... O enriquecimento irá ajudá-lo a sair da sua rotina de tédio e desânimo. O contato com o sol também lhe proporcionará um extra de energia, uma melhor síntese das vitaminas e felicidade.
  • Faça-lhe massagens, carícias e muitos beijos, os gatos adoram se sentir amados e queridos, isso irá fazê-lo sentir que faz parte de um grupo familiar unido, forte e cheio de carinho.
  • Utilize erva de gato para favorecer uma estimulação psicológica.
  • Brinque com o seu gato diariamente. O melhor brinquedo para gatos que pode comprar é a cana de pescar, uma vez que você também participa no jogo, algo fundamental para que o seu gato também se divirta. A verdade é que os brinquedos podem distrair o seu gato um bom bocado, mas a longo prazo acabam se entediando se não existir uma interação real.

Por último, e se o seu gato passa muitas horas sozinho, recomendamos que recorra a um refúgio e adote um companheiro que ajude o seu gato a passar as horas em companhia e diversão. Ambos irão agradecer e o gato entediado certamente ficará muito mais animado!

No vídeo a seguir falamos sobre a importância do enriquecimento ambiental para gatos, não perca:

Se deseja ler mais artigos parecidos a 5 sinais de que seu gato está entediado, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.