Partilhar

5 sinais de que o seu cachorro é feliz

5 sinais de que o seu cachorro é feliz

Ver fichas de  Cachorros

Ficamos sempre muito felizes ao lado dos nossos pets, mas em muitas ocasiões não sabemos com toda a certeza se os nossos amigos peludo são felizes conosco. Os cães, tal como as pessoas, podem sentir-se felizes ou, pelo contrário, podem ter ansiedade ou inclusivamente sofrer depressão.

Os cachorros são animais muito sensíveis e podem sofrer mudanças de ânimo segundo as diferentes situações e nós, como donos e amigos, não queremos que nada estrague a sua felicidade.

Como os cães não falam há que saber interpretar as pistas que indicam que estão contentes, por isso neste artigo do Perito Animal mostramos-lhe 5 sinais de que o seu cachorro é feliz.

Também lhe pode interessar: 5 sinais de que seu gato está entediado

1. Não perde o apetite

Os cães são animais muito comilões a não ser que tenham algum problema, quer seja físico ou psicológico. Se está doente ou se ficar deprimido é normal que perca o apetite. No entanto, um cachorro feliz está sempre pedindo comida e irá devorar tudo o que lhe colocar na sua frente. Este é um dos 5 sinais que o seu cachorro é feliz.

Não se esqueça que quando comem a mesma ração dia após dia é possível que se aborreçam e deixem de comer toda a sua comida. Neste caso deve atentar nos demais sinais para se assegurar de que o seu cachorro é feliz e não deixou de comer por outros problemas. Isto pode ser solucionado dando-lhe outras comidas de vez em quando.

5 sinais de que o seu cachorro é feliz - 1. Não perde o apetite

2. Quer sempre brincar e passear

Um cão ativo é um cão feliz. Quer seja com o seu dono ou com outros animais, os cães costumam ser muito brincalhões. Além disso, estão sempre dispostos a dar longos passeios para gastarem energia.

Existem cães mais dinâmicos que outros, mas tenha a energia que tiver, um cão feliz quer sempre passear e brincar.

5 sinais de que o seu cachorro é feliz - 2. Quer sempre brincar e passear

3. Dorme o tempo suficiente

Um cão adulto dorme umas 16 horas por dia, enquanto que os filhotes precisam de até 20 horas de sono. Um cão feliz irá precisar das horas certas de descanso para repôr forças e voltar a ter energia para continuar a pedir-lhe para brincar e passear.

Se o seu cão dorme mais do que o necessário pode ser porque sofre de algum problema de depressão, aborrecimento ou outras doenças como cinomose ou parvovírus. É importante que preste atenção para descobrir a causa de forma a encontrar a solução adequada.

5 sinais de que o seu cachorro é feliz - 3. Dorme o tempo suficiente

4. Pede carinho

Um cachorro feliz adora estar perto dos seus entes queridos e partilhar momentos juntos. Ele pedirá carinhos e festinhas várias vezes ao dia e irá mostrar-lhe a barriga para que a coce. Este é um sinal de que confia em você e se sente bem e seguro na sua companhia.

Outra forma de pedir o seu carinho é pedindo que brinque que, como já dissemos, é outro dos sinais de que o seu cachorro é feliz.

5 sinais de que o seu cachorro é feliz - 4. Pede carinho

5. Gosta de bisbilhotar

Os cachorros são animais muito curiosos e adoram descobrir o mundo que os rodeia. Adoram cheirar e revistar as coisas novas e os lugares desconhecidos. Um cão que não se interessa pelas coisas e pelas pessoas desconhecidas é uma cão apático, que provavelmente tem problemas de ânimo.

5 sinais de que o seu cachorro é feliz - 5. Gosta de bisbilhotar

Esteja atento às mudanças

Apesar de lhe ter mostrado 5 sinais de que o seu cachorro é feliz, você é quem melhor o conhece, conhece a sua forma de ser e a sua atitude e é quem vai detectar qualquer alteração de conduta e se está triste. Atente nos pequenos detalhes e repare se o seu comportamento mudou e, sobretudo, esforce-se para que o seu amiguinho de quatro patas tenha uma vida plena, saudável e totalmente feliz. Ele irá devolver esse amor da mesma forma.

5 sinais de que o seu cachorro é feliz - Esteja atento às mudanças

Se deseja ler mais artigos parecidos a 5 sinais de que o seu cachorro é feliz, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário sobre 5 sinais de que o seu cachorro é feliz

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Elizabete Pereira Castellano
Meu cachorrinho tem 5meses e é muito saudável e feliz,ele adora brincar,correr,comer,passear etc...

5 sinais de que o seu cachorro é feliz
1 de 7
5 sinais de que o seu cachorro é feliz

Voltar ao topo da página