5 Raças de gatos exóticos

5 Raças de gatos exóticos

Os gatos são criaturas belas e charmosas por natureza. Inclusive quando já têm uma certa idade, os gatos continuam sendo afáveis e com aparência juvenil, mostrando a todo o mundo que a espécie felina se mantém sempre maravilhosa.

Mesmo assim, neste artigo decidimos realçar cinco raças de gatos exóticos, para que você se possa surpreender com os diferentes exemplares que a equipa do PeritoAnimal selecionou.

Continue lendo para descobrir as 5 raças de gatos exóticos: o gato sphynx, scottish fold, levkoy ucraniano, savannah e o gato carey.

Gato Sphynx

O gato sphynx, conhecido também como gato do Egito, surgiu no final da década de 70. É um gato que se tornou muito famoso devido à aparente falta de pelo dele.

Estes gatos costumam ser muito sociáveis e doces com os tutores. São muito afetuosos mas também um pouco dependentes. O que você provavelmente não sabe é que estes gatos possuem genes recessivos de pelo. O corpo deles está coberto por uma camada fina de pelo, embora à primeira vista pareça que não têm pelo. Por essa razão, ao contrário do que muitas pessoas pensam, estes animais não são aptos para pessoas com alergia.

A cabeças destes gatinhos é pequena em proporção com o corpo deles. Saltam à vista as orelhas, muito grandes. Outra característica típica desdes gatos são os olhos profundos e um olhar quase hipnotizante, considerado místico por muitas pessoas.

É um gato que precisa de uma cama cômoda e temperaturas agradáveis dentro de casa, principalmente durante o inverno, porque tem uma pele muito sensível.

Scottish Fold

A raça scottish fold é, tal como indica o nome dela, originária da Escócia, embora os antepassados dela venham de Susie, uma gata fêmea sueca que cruzou com um British Shorthair, o que pode explicar algumas das semelhanças destas raças como por exemplo as orelhas pequenas e dobradas e a aparência redonda e robusta.

A morfologia e o aspecto destes gatos lembra muitas vezes um bichinho de pelúcia. A fisionomia doce destes felinos é acompanhada por uma personalidade amistosa e tranquila, o que os tornam companheiros ideais para crianças. Para além disso, é um animal muito tolerante em relação a outros animais, independentemente da espécie.

Recentemente, a associação britânica de veterinários pediu para que não se reproduzissem mais gatos desta raça devido aos seus graves problemas de saúde. Esta espécie tem uma mutação genética que afeta as cartilagens e, por isso, as orelhas deles se dobram e eles ficam com aparência de coruja. Esta mutação genética revela-se uma doença incurável, semelhante a artrite e muito dolorosa para o animal. Alguns defensores desta raça afirmaram que, se a cruzassem com o british shorthair ou com o americam shorthair, eles não teriam esses problemas. Porém, a associação britânica de veterinários afirmou que isso não era verdade pois todos os gatos de aspeto de orelha dobrada têm a mutação genética.

Levkoy ucraniano

A raça deste gato teve origem na Ucrânia muito recentemente. O primeiro exemplar desta raça nasceu em janeiro de 2014, fruto do cruzamento de um sphynx com um scotish fold, a raça de que falamos anteriormente.

Das suas características físicas devemos destacar as orelhas dobradas para dentro, o formato angular do rosto e o dimorfismo sexual. Os machos atingem um tamanho consideravelmente maior do que as fêmeas.

É um gato inteligente, sociável e familiar. Não é comum ser encontrado pelo mundo porque os criadores da raça ainda estão a desenvolvê-la.

Savannah

Podíamos definir esta raça como o gato exótico por excelência. É um gato fruto do cruzamento do serval africano (gatos selvagens originários de África que vivem nas savanas).

Podemos observar as típicas orelhas grandes dele, as pernas compridas e a pelagem semelhante à de um leopardo.

Alguns destes gatos são muito inteligentes e curiosos, aprendem diferentes truques e desfrutam bastante da companhia dos tutores. Porém, estes gatos, por serem híbridos (fruto de um cruzamento com um animal selvagem), mantêm muitas das características e necessidades comportamentais dos ancestrais deles. A taxa de abandono destes animais é elevada, principalmente quando atingem a maturidade sexual, porque podem se tornar agressivos. Estes gatos já foram proibidos em países como a Austrália devido ao seu efeito negativo na fauna nativa.

Carey

O gato carey não é uma raça definida. Pelo contrário, este gato se destaca e diferencia pelas mil cores pardas que os antepassados lhe atribuíram. Decidimos incluir como nota final este gato carey para realçar que os gatos misturados ou vira-lata são menos propensos a desenvolver doenças e são tão ou mais bonitos do que qualquer gato de raça pura.

Terminamos com a história do gato Carey:

A lenda conta que há vários séculos atrás, o Sol suplicou à Lua que a tapasse durante algum tempo pois queria um álibi para deixar o céu e ser livre.

A lua, preguiçosa, concordou e, no dia 1 de Junho, quando o sol brilhou mais intensamente, ela se aproximou dele e foi gradualmente cobrindo e concretizando o desejo dele. O sol, que observava a terra há milhões de anos, não teve dúvidas e para se sentir totalmente livre e passar despercebido, se converteu num ser mais discreto, rápido e charmoso: uma gata preta.

Passado algum tempo, a lua ficou cansada e, sem avisar o sol, se foi afastando lentamente. Quando o sol se deu conta, correu para o céu e de tão rápido que teve de sair da terra, deixou uma parte dele: centenas de raios de sol que ficaram presos na gata negra transformando-a num manto de tons amarelos e laranjas.

Dizem que, para além da sua origem solar, estes gatos têm propriedades mágicas e trazem sorte e energia positiva a quem os adota.

Se deseja ler mais artigos parecidos a 5 Raças de gatos exóticos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Comparações.