Curiosidades do mundo animal

Coisas que os gatos odeiam nos humanos

Equipe editorial do PeritoAnimal
Por Equipe editorial do PeritoAnimal. Atualizado: 8 agosto 2023
Coisas que os gatos odeiam nos humanos
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Se você se considera um amante de gatos, saberá que, apesar de sua fama de ariscos ou interessados, conviver com um gato é sempre motivo de alegria e inúmeros momentos de risos e ternura. No entanto, para desfrutar de uma convivência harmoniosa e garantir que você lhe proporciona o bem-estar que ele pede, deve evitar estressá-lo.

Neste post do PeritoAnimal, falamos sobre as 10 coisas que os gatos odeiam nos humanos, incluindo: beijos, cheiros fortes, banhos, portas fechadas, barulhos, caixa de areia suja, serem pegos no colo, mudanças em sua rotina, comida fria e medicamentos.

Embora possa parecer exagerado, quando você descobrir o que os gatos odeiam nos humanos, entenderá quais rotinas ou ações deveria evitar para não perturbá-los. Se você tem ou teve um gato, com certeza concordará com a nossa seleção. Se, por outro lado, está pensando em ter um novo gato de estimação, será interessante conhecer esses detalhes, pois eles ajudarão a construir confiança entre vocês e a aprofundar seu vínculo.

Também lhe pode interessar: 10 coisas que os cachorros odeiam nos humanos

Índice

  1. Tomar banho
  2. Cheiros fortes
  3. Ruídos altos
  4. Caixa de areia suja
  5. Serem segurados nos braços
  6. Beijos
  7. Mudanças de rotina
  8. Portas fechadas
  9. Ter que tomar remédio
  10. Carinho na barriga

Tomar banho

"Por que insistem em me molhar ou dar banho?" É muito provável que o seu gato se tenha feito esta pergunta alguma vez, e a menos que o seu pet seja um gato bengal, que adoram nadar, certamente que o seu amigo felino pertence ao grande grupo de gatos que odeiam a água. Uma das coisas que os gatos odeiam nos humanos é essa estranha relação com a água, essa que os fazer usar a água para mais coisas, além de beber e saciar a sede.

De todas as formas, os gatos podem tomar banho e se quiser pode ler mais informação no nosso artigo em que lhe explicamos como dar banho ao seu gato em casa.

Coisas que os gatos odeiam nos humanos - Tomar banho

Cheiros fortes

Entre as primeiras 10 coisas que os gatos odeiam estão os cheiros fortes, sem dúvida. Os gatos odeiam odores fortes, já que seu olfato é muito sensível. Na verdade, é o seu sentido principal, por meio do qual eles coletam informações valiosas para decidir como agir e preservar sua integridade.

Através dos feromônios, eles se comunicam entre si e reconhecem os membros de seu círculo de confiança. Assim, o cheiro de alvejante, tabaco, cítricos, alho, arruda, eucalipto ou perfumes intensos, entre outros, é desagradável para eles e, de fato, eles vão evitá-los.

Neste outro artigo listamos 10 cheiros que os gatos gostam.

Coisas que os gatos odeiam nos humanos - Cheiros fortes

Ruídos altos

Se você é daquelas pessoas que gosta de ouvir a música ou a televisão no volume máximo, espero que não tenha um gato por perto, porque uma das coisas que os gatos odeiam nos humanos é precisamente essa necessidade de estar rodeados de ruídos estridentes.

Os gatos não gostam de ruídos fortes porque o seu ouvido é muito potente. Este desenvolvido sentido de audição ajuda-os a ter o seu meio-ambiente controlado, inclusivamente quando parecem estar a dormir. Assim sendo, se quer manter o seu animal de estimação feliz, é melhor que controle os gritos e o volume da música.

Coisas que os gatos odeiam nos humanos - Ruídos altos

Caixa de areia suja

Os gatos são animais exageradamente limpos e certamente que não gostam que os seus amigos humanos não sejam tão limpos como eles. Se tem um gato saberá o quão importante é que a sua zona de jogos esteja limpa e mais ainda, que a sua caixinha de areia esteja sempre impecável.

Com esta introdução saberá que o segundo posto da nossa lista de coisas que os gatos odeiam nos humanos tem a ver com a limpeza. Os gatos odeiam que não você não limpe a sua caixinha de areia e, por se tratar de uma ação que não pode ser feita por eles mesmos, a manutenção da sua caixinha está relacionada diretamente com o "seu humano", por isso, se não a mantiver em perfeito estado o seu gato saberá, que a sua condição de humano pouco asseado, é a responsável pelo seu mal-estar.

Coisas que os gatos odeiam nos humanos - Caixa de areia suja

Serem segurados nos braços

Os humanos precisam expressar os seus sentimentos com o tato, por isso precisamos tanto das carícias, dos abraços e dos beijos, mas cuidado... O seu gato não gosta assim tanto disso!

Não pode evitar de rir um pouco ao lembrar do olhar do meu gato de cada vez que o abraço, é que os felinos não precisam tanto de contato para saber que gostamos deles ou para nos demonstrarem que gostam de nós.

Os gatos odeiam que os humanos lhes peguem muito, para os felinos, o contato físico é uma forma de domínio, por isso só se deixarão acariciar quando eles quiserem e não cada vez que você quiser.

Coisas que os gatos odeiam nos humanos - Serem segurados nos braços

Beijos

Continuamos nossa lista de 10 coisas que os gatos odeiam nos humanos e em sua convivência juntos! Em linha com o que acabamos de explicar, beijos são para nós uma demonstração inequívoca de afeto. No entanto, os felinos não percebem da mesma forma, em parte porque nossa saliva emite um odor que não lhes agrada. Esta é a principal razão pela qual os gatos não gostam da saliva humana. É comum que, ao entrar em contato com ela, eles se lambam para recuperar seu odor particular.

Dentro do código de comunicação felino, a saliva é um recurso para estabelecer alianças ou laços, bem como para marcar o território em que habitam como familiar. As feromônias contidas na saliva carregam o odor particular de cada felino, algo que eles preservam como um tesouro devido ao valor diferenciador que possui. De fato, é comum usar esses feromônios para acalmá-los, por exemplo, diante de uma mudança ou da chegada de outro gato.

Coisas que os gatos odeiam nos humanos - Beijos

Mudanças de rotina

Se há algo rapidamente associado aos gatos, é o gosto deles por rotinas. Manter o status quo e sentir que têm controle sobre tudo o que acontece ao seu redor proporciona-lhes segurança e bem-estar. Portanto, qualquer evento que perturbe suas programações e hábitos será rejeitado por eles. A chegada de um bebê ou outro animal de companhia, visitas de estranhos, um novo móvel ou até mesmo a mudança de sua comida são motivos de estresse para eles.

Portas fechadas

Você nunca se deparou com seu gato miando em frente a uma porta fechada? Embora sempre haja diferenças devido ao temperamento e treinamento, geralmente a curiosidade inata deles os leva a querer espiar e explorar tudo o que podem alcançar. Portanto, especialmente se eles costumavam entrar antes, não vão lidar bem se você deixar a porta fechada, como por exemplo, a do seu quarto. Eles vão te comunicar isso com um miado longo e agudo, que lembra o choro de um bebê.

Ter que tomar remédio

Tanto ter que se deslocar até a clínica veterinária para receber suas vacinas ou passar por uma exploração, quanto tomar remédios (ingerir um comprimido, receber gotas ou levar uma injeção) são coisas que os gatos detestam e não fazem questão de esconder. A viagem de carro, o cheiro da clínica e os demais estímulos inerentes a essas situações os obrigam a sair de sua zona de conforto e geram neles nervosismo ou inquietação.

Carinho na barriga

Os gatos têm uma relação ambivalente com carinhos na barriga devido à sua natureza instintiva e comportamental. Embora alguns gatos possam desfrutar de carícias na região abdominal, muitos reagem de maneira defensiva quando são tocados nessa área. A barriga é uma parte vulnerável do corpo dos gatos, e eles geralmente a protegem como uma medida de segurança. Por isso esta é uma das 10 coisas que os gatos odeiam nos humanos.

Os felinos têm uma tendência natural de se protegerem, e a barriga é uma área sensível onde seus órgãos vitais estão localizados. Quando um gato se expõe de barriga para cima, isso pode ser interpretado como um sinal de confiança e relaxamento, mas também pode ser uma armadilha se forem tocados de forma inesperada. Muitos gatos preferem ser acariciados na cabeça, pescoço ou costas, onde eles têm mais controle sobre a situação.

No entanto, é importante notar que cada gato é único, e suas preferências individuais podem variar. Alguns gatos podem adorar carinhos na barriga e até pedir por eles, enquanto outros podem reagir negativamente. É fundamental respeitar os limites do seu gato e observar suas reações para garantir uma interação positiva e respeitosa.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Coisas que os gatos odeiam nos humanos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
14 comentários
A sua avaliação:
Maria Silva
Tenho 5 gatos. Nasceram todos na minha casa: 3 pretos e 2 de cor indefinida. Já têm 7 anos de idade e são uns 'papa açordas'. Mas o curioso é que um dos pretos, quando vou regar o meu quintal, anda atrás de mim para eu o molhar. Afinal, há gatos que gostam de banhos ☺! Gostei dos vossos artigos. Continuem!
A sua avaliação:
Edson
O nosso gato, Kevin, adora lamber a minha perna quando passo alguma pomada para dores musculares. Ele fica alucinado com o cheiro, e logo me lambe, é como se fosse usar uma droga.
A sua avaliação:
Monique
Foi muito bom saber pq tenho um gato seu nome é Mingau e ele nao gosta de tomar banho,e nao gosta que o abraçe a cada 5min
Entao foi otimo.
OBRIGADA!!!!!!!!!!!!
Giulia Scatena Bressan
Adotei um gato de outra pessoa ela tem 2 meses de vida minha pergunta é pq ela foge da gente e por que procura se esconde em baixo de sofá o que fazer
Eliane
Tenho alguns gatos, mas, gostaria de saber porque alguns deles resolveram fazer xixi por onde passam e cocô dentro de casa, encima do tapete, atrás do sofá ou encima da cama? Isso me deixa estressada.
Meus bichanos lambem, mordiscam, piscam, ronronam. Os identifiquei em cada item.
samuel
A minha gata odeia quando alguém arrota ou solta pum perto dela. Qualquer outro barulho ela nem se importa.
Monique
O mesmo do meu gato sempre que alguem solta pum perto ele levanta a cabeça e arregala o olho
Kkkkkkkkkkkkk!!!
Michela
Não concordo com com essa lista. Tenho muitos gatos em casa de personalidades distintas, que vão desde gostar de banho a querer ficar no colo o tempo todo.
João Sidney Goil
O meu pretinho ama eu abraça-lo. Aliás, na maioria das vezes é ele que me abraça..
tania
Tenho 3 gatos. Todos eles adoram colo. Tenho um amarelo que chega a ser chato de tao grudento...rsrsrs...me segue o tempo todo e nao deixa nem eu mexer no cel. Sao todos castrados e os amo demais...
A sua avaliação:
Amanda Ribeiro
Meu gato ele tá com diarréia e todo lugar que ele vai ele faz cocô. O que eu faço??
(Obs: Aqui onde eu moro não tem pet shop, nem veterinário para eu levar ele. )
Nelson Ferreira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Amanda, leia este artigo: https://www.peritoanimal.com.br/a-diarreia-em-gatos-20142.html

No último ponto falamos sobre como alimentar um gato com diarreia. No entanto, o seu gato deveria ser avaliado por um veterinário para perceber quais as causas dessa situação.

Esperamos que ajude!
A sua avaliação:
Marilena Rosini
Adorei as dicas.
A sua avaliação:
Suzamara
Não sou do tipo afetuoso, então tenho muitos gatos e todos são muito calmos (algo que causa estranheza aos veterinários). Só pego no colo se eles pedirem (batem com a patinha na minha perna e ficam me olhando), mas não dura mais do que 20 segundos. Alguns sobem no meu colo, amassam minha barriga, deitam e dormem. Eles sabem que não vou força-los a ter contato físico, então não são estressados.
Nelson Ferreira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Suzamara, muito obrigado por partilhar a sua experiência conosco.
Essa atitude é excelente! E como pode comprovar os seus gatos percebem que não invade o espaço deles, mas que está ai para lhes dar carinho quando eles quiserem.
A sua avaliação:
Angela
EM RELAÇÃO A ABRAÇO EU APERTO O MEU ATÉ ELE ACHAR RUIM, É MUITO FOFO ,AI EU DEIXO ELE DE BOA ESPERO ELE QUERER CARINHO KKKKKKKKKKKKK ELE SEMPRE VEM KKKKKK
A sua avaliação:
Karin
Com relação a cheiros fortes eu realmente não entendo a fixação de alguns gatos com candida ou cloro!!! parece droga!! tenho que tomar o maior cuidado para usar em casa porque alguns até rolam sobre as gotas que caem no chão! maior perigo! rsrsrsrs
camila vieira
Acontece o mesmo quando uso lixívia!
Murphy
O cloro eu não sei, mas na composição da cândida tem ureia e quando eles rolam nas gotas, geralmente, é pra mascarar o odor que eles acabam pensando ser de outro gato que 'marcou seu território'. Também é bom se precaver de usar produtos com ureia por isso, provavelmente, eles vão fazer xixi no lugar onde foi aplicado o produto.
1 de 7
Coisas que os gatos odeiam nos humanos