PARTILHAR

5 coisas que a raça de cachorro diz sobre você

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 14 março 2018
5 coisas que a raça de cachorro diz sobre você
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Quando escolhemos uma raça de cachorro como pet, fazemos isso por algum motivo. Muitas vezes sabemos porque gostamos mais de um cachorro ao invés de outro, outras não sabemos porquê, mas preferimos um Boxer ao invés de um Chihuahua. Isto acontece porque, seja de forma deliberada ou não, a nossa decisão decorre de uma reação inconsciente que relaciona a nossa personalidade com o tipo de cachorro em questão. Basicamente o seu cão pode refletir muitas coisas sobre a sua personalidade, os seus gostos e o seu estilo de vida.

Por exemplo, se é uma pessoa muito ativa, não irá procurar como pet um cachorro sedentário, porque a nível de personalidade irão chocar o tempo todo. Por último e como em todos os relacionamentos, devem existir coisas em comum. É muito interessante andar na rua e ver as pessoas com os seus respetivos companheiros e observar que até compartilham determinadas caraterísticas físicas. Daí vem o famoso ditado "Os cachorros parecem com seus donos".

Quer saber o que a raça de cachorro diz sobre você? Continue lendo este artigo do PeritoAnimal e vai ver como o seu cachorro e você se parecem muito mais um com o outro do que aquilo que pensa.

Também lhe pode interessar: 7 coisas que seu gato sabe sobre você

A aparência física

Em alguns casos, um cachorro poderá chegar a ser o espelho de uma pessoa. De forma inconsciente procuramos um cachorro que se pareça conosco até no seu físico. Isto demonstra o ego pessoal e, ao mesmo tempo, a importância da presença que este cachorro terá na nossa vida. O nosso pet será uma mini versão de nós mesmos.

Homens grandes, com uma aparência forte, costumam escolher cachorros com este mesmo tipo de físico. Além disso, as mulheres mais femininas, delicadas, elegantes e que gostam de cuidar da sua imagem, identificam-se com cães mais pequenos ou grandes, mas estilizados, como os Shih Tzu, o Maltês, o Chihuahua ou o Galgo Afegão. Como já referimos, deixamos claro que a escolha do cachorro pode ser determinada pelo sexo, no entanto, não é uma regra obrigatória.

5 coisas que a raça de cachorro diz sobre você - A aparência física

A personalidade

A personalidade é um fator chave na escolha do seu pet. Pessoas abertas, espontâneas e extrovertidas procuram o mesmo no seu cachorro e estes serão as almas das festas caninas em todos os parques. Se, pelo contrário, o seu cachorro é retraído, anti-social e tímido, talvez possa pensar em abrir-se um pouco mais ao mundo exterior e levar o seu cachorro nesta nova aventura social. Uma pessoa ciumenta e desconfiada educará o seu cachorro para se manter afastado de outros cães ou fará com que se aproxime apenas de um ou outro cachorro.

O mesmo acontece no que diz respeito à educação do cachorro. Um cão mal educado que não lhe obedece, que é demasiado independente e incomoda constantemente outros cães e os seus donos, por vezes costuma ser sinal de que o seu próprio dono é também descuidado, pouco sociável e não passa tempo suficiente com ele. No entanto, isto não é regra, visto que existem casos de donos responsáveis que não conseguem corrigir o mau comportamento do seu companheiro peludo. Para eles, recomendamos que consulte um etólogo o quanto antes e deixe a situação nas mãos de profissionais.

Os cachorros que, são mais ativos que hiperativos, costumam ser os pets de pessoas que consideram o esporte como parte essencial da sua vida e que adoram atividades como o crossfit ou os bootcamps. Em contrapartida, um cão demasiado treinado, quase ao estilo militar, de certeza que terá um dono com uma personalidade rígida e estilo de vida muito exigente.

E, para finalizar com as coisas que a raça de cachorro diz sobre a nossa personalidade, as pessoas que precisa de se sentirem seguras irão escolher raças de cães que lhes tragam confiança e segurança, como os cães de guarda. No entanto, este ponto não tem de estar necessariamente relacionado com a autoestima baixa.

5 coisas que a raça de cachorro diz sobre você - A personalidade

Como o seu cachorro chegou a casa?

A forma como o seu pet chegou à sua nova casa pode dar muitas dicas sobre a sua personalidade. Se sempre quis ter um cachorro mas nunca tinha pensado nisso a sério e, um dia vai a uma loja de pets e sai de lá com um filhote nos braços, este é um sinal de que pode ter tendência à impulsividade.

Se, por outro lado, é uma pessoa metódica, demasiado organizada e até indecisa, poderá passar anos lendo, perguntando e investigando antes de ter um pet. Se o seu caso é ter comprado um cachorro de raça pura com pedigree, de pais campeões de competição e que além disso lhe custou todas as suas poupanças, isso poderá indicar arrogância e indicar que gosta, de forma constante, de demonstrar as suas conquistas a outras pessoas. No entanto, também existem casos de pessoas que recorrem à compra simplesmente porque desconhecem o grande número de cães que estão em abrigos à espera de uma nova casa.

Adotou um cachorro em um abrigou ou tirou-o da rua? Então tem uma personalidade generosa, altruísta e compassiva. Mais que procurar uma raça de cão em particular, o que lhe interessa é fazer parte da vida de uma criatura e que ela faça parte da sua, isto quer dizer que é uma pessoa que empatiza com facilidade.

5 coisas que a raça de cachorro diz sobre você - Como o seu cachorro chegou a casa?

Os cuidados e a higiene

Com que frequência dá banho ao seu cachorro? Corta-lhe as unhas e pelo com regularidade? O cuidado do seu cachorro é um aspeto que falará muito de si, porque o seu pet irá refletir a sua própria higiene pessoal. Não é a mesma coisa um cão limpo e arrumado, que um descuidado com nós no pelo e com problemas nos dentes.

O tipo de pelo do seu pet também é um indicador da sua personalidade. Se é uma pessoa meticulosa, ordenada e limpa, escolherá cachorros com pelo curto. Se é mais despreocupado, não lhe importará tanto que seja um cachorro de pelo comprido, daqueles que deixam pelos por onde passam.

5 coisas que a raça de cachorro diz sobre você - Os cuidados e a higiene

Outros indicadores

As pessoas que gostam de cuidar de si, que vivem uma vida saudável e se preocupam com o seu meio, costumam alimentar os seus cachorros com mais cuidado. Ou seja, demoram tempo a preparar-lhes pratos ricos e sempre que vão ao supermercado pensam neles e compram-lhes guloseimas. No entanto, não quer dizer necessariamente que se alimenta o seu cachorro com comida enlatada ou ração, tem uma personalidade desleixada e que o bem-estar do seu animal não lhe interessa. O que pode querer dizer é que é uma pessoa pragmática que gosta de levar as coisas com praticidade e que confia nas marcas tradicionais de alimentos para cães.

Um cachorro que se sente cômodo em andar por todas as partes de casa, mas que respeita alguns limites, é o pet de uma pessoa educada, que ao mesmo tempo o considera parte da família. Se chegar ao ponto de compartilhar a sua cama com o cachorro, quer dizer que é uma pessoa muito carinhosa e doce, mas que em alguns pode deixar-se cair na submissão.

Os donos que têm o seu cão o tempo todo fora de casa, que não os deixam entrar ou que o têm preso, são pessoas com impulsos possessivos, mas que ao mesmo tempo, se demonstram indiferentes e que consideram o seu cachorro como um bom, mais que como um companheiro.

Agora, o que acha que a raça do seu cachorro diz sobre você? Com todos estes dados já pode verificar se o seu cão é um reflexo completo de si ou apenas compartilham algumas coisas.

5 coisas que a raça de cachorro diz sobre você - Outros indicadores

Se deseja ler mais artigos parecidos a 5 coisas que a raça de cachorro diz sobre você, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Julia
Amo animals, meu sonho e see uma grands zootecnica...
Me envie dicas e tals pelo meu email
5 coisas que a raça de cachorro diz sobre você
1 de 6
5 coisas que a raça de cachorro diz sobre você

Voltar ao topo da página ↑