Prevenção

10 Remédios humanos proibidos para cães

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 20 janeiro 2023
10 Remédios humanos proibidos para cães
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Os medicamentos que foram aprovados para o uso humano passaram por ensaios clínicos extensos, e ainda assim, muitas vezes são retirados depois do mercado por se observar efeitos secundários potencialmente perigosos que não se tinha evidenciado durante as fases do ensaio clínico.

Se os efeitos que alguns remédios estudados no ser humano podem ser tão grandes, imagine o perigo que seriam ao expor o seu pet a eles, se decidisse medicá-lo com os medicamentos que você costuma usar normalmente. Então, afinal, pode dar paracetamol para cachorro? Antidepressivos? E antibióticos?

Os processos de farmacodinâmica (mecanismo de ação e efeito farmacológico) e farmacocinética (liberação, absorção, distribuição, metabolismo e eliminação) são muito diferentes no organismo humano e no organismo do cachorro, por isso, uma má ação por parte do dono pode colocar em risco a vida do cão. Neste artigo do PeritoAnimal fapresentamos 10 medicamentos humanos proibidos para cães.

Também lhe pode interessar: Pode dar paracetamol para cachorro?

Índice

  1. Paracetamol
  2. Ibuprofeno
  3. Benzodiazepinas
  4. Antidepressivos
  5. Aspirina
  6. Antibióticos
  7. Anti-histamínicos
  8. Diuréticos
  9. Remédios descongestionantes
  10. Medicamentos para a tireóide
  11. Não automedique o cachorro
Ver mais >>

1. Paracetamol

Pode dar paracetamol para cachorro? O paracetamol pertence ao grupo farmacológico dos AINE's (anti-inflamatórios não esteroides). Alguns fontes referem que nenhum AINE pode ser administrado aos cães, no entanto, este grupo engloba inúmeros princípios ativos e é possível que algum deles seja adequado para tratar alguma condição canina, sempre sob prescrição veterinária.

Em contrapartida, se existir um anti-inflamatório com estas caraterísticas que sob nenhuma circunstância possa ser administrado a um cachorro é o paracetamol, potencialmente perigoso pelo dano que pode causar no fígado. É por isso que você também não pode dar tylenol para o cachorro, pois o princípio ativo do remédio também é o paracetamol.

Administrando paracetamol a um cachorro pode-se prejudicar gravemente o seu fígado, pode ocorrer uma falha hepática que leve à morte e também é possível a destruição de grande parte dos glóbulos vermelhos.

10 Remédios humanos proibidos para cães - 1. Paracetamol

2. Ibuprofeno

Trata-se de um princípio ativo que também pertence ao grupo dos AINE's, é mais anti-inflamatório que o paracetamol mas possui uma capacidade menor para diminuir a febre. O seu habitual e perigoso uso em humanos faz com que pensemos muitas vezes neste anti-inflamatório como uma opção para tratar o nosso cachorro quando este apresenta dor ou dificuldade de movimento.

No entanto, o ibuprofeno é tóxico para os cães em doses que superem as 5 miligramas por quilo de peso corporal, isto significa que um comprimido de ibuprofeno para adultos (600 miligramas) seria mortal para um cão pequeno.

A intoxicação com ibuprofeno manifesta-se através de vômitos, diarreia, perda de apetite, falha renal, falha hepática e inclusive morte. Remédios como Advil, Alivium e Ibuflex têm ibuprofeno em suas fórmulas.

10 Remédios humanos proibidos para cães - 2. Ibuprofeno

3. Benzodiazepinas

As benzodiazepinas formam por si só um grupo farmacológico onde podemos distinguir princípios ativos como o alprazolam, diazepam ou clorazepato dipotássico. Tratam-se de remédios que em humanos são utilizadas como fortes sedativos do sistema nervoso central, sendo prescritos no caso de ansiedade, nervosismo ou insônia, entre outras condições.

Algumas benzodiacepinas, por exemplo, o diazepam, são utilizadas no tratamento da epilepsia ou ansiedade, no entanto, apenas um médico veterinário pode prescrever o uso deste fármaco.

Por este motivo, muitas pessoas consideram que é oportuno dar este tipo de medicação ao seu pet quando ele se encontra inquieto ou sofrer de ansiedade, mas as benzodiazepinas provocam nervosismo e ataques de pânico nos cachorros, além de ser muito perigosas para a sua saúde hepática.

Curiosamente as benzodiazepinas foram feitas com o objetivo de possuir uma maior margem terapêutica que os barbitúricos, no entanto, nos cães acontece o contrário, utilizam-se os barbitúricos pois são mais seguros, sempre que sejam administrados sob prescrição veterinária.

10 Remédios humanos proibidos para cães - 3. Benzodiazepinas

4. Antidepressivos

Existem muitos tipos de antidepressivos embora os mais conhecidos sejam os Inibidores Seletivos da Recaptação da Serotonina (ISRS), um grupo dentro do qual podemos distinguir princípios ativos como a fluoxetina ou a paroxetina.

Não afetam apenas diretamente a saúde renal e hepática do cachorro, como também podem transtornar o adequado funcionamento do seu sistema nervoso, sendo isto prejudicial para a saúde do seu pet.

10 Remédios humanos proibidos para cães - 4. Antidepressivos

5. Aspirina

Pode dar aspirina para cachorro? A aspirina é um medicamento muito comum em todos os lares. Esta familiaridade e o fato de ser vendida facilmente nas farmácias pode levar alguns tutores a vê-la como uma droga inofensiva e, portanto, não hesitar em dá-la ao cão. Mas a verdade é que nestes animais a aspirina pode causar envenenamento grave, com sintomas como vômitos, até mesmo vômitos com sangue, diarreia, problemas respiratórios, insuficiência renal, febre, tremores, fraqueza, convulsões e, em casos graves, morte.

Isto não significa que a aspirina não possa ser dada para cães, mas sua administração deve ser única e exclusivamente prescrita pelo veterinário, pois o controle da dosagem depende se ela produz intoxicação ou não. É por isso que a consideramos um remédio humano proibido para cães. Se nosso cachorro apresentar sintomas como os descritos e suspeitarmos que ele possa ter ingerido aspirina, devemos levá-lo imediatamente ao veterinário. O tratamento dependerá da gravidade dos sintomas.

6. Antibióticos

Cachorro pode tomar antibiótico desde que seja prescrito por um veteerinário. Os antibióticos são drogas amplamente administradas para combater as bactérias. Mas isto não significa que devemos dá-lo ao nosso cão sem nenhum controle veterinário. Se o fizermos, corremos o risco de causar envenenamento, mesmo grave. É neste sentido que os consideramos como um remédio humano proibido para cães.

Os sintomas de envenenamento incluem hipersalivação, letargia, vômitos, diarreia, insuficiência hepática ou renal, lesões cutâneas, convulsões, tremores e, em casos extremos, a morte. Há um grande número de antibióticos no mercado e cada um deles terá um risco diferente de toxicidade, portanto, se seu cão ingeriu um incontrolável, você deve consultar seu veterinário imediatamente.

7. Anti-histamínicos

Os anti-histamínicos são medicamentos muito comuns nas casas onde vive alguém com alergias, pois são amplamente utilizados para tratar todos os tipos de reações de hipersensibilidade tanto na medicina humana quanto na veterinária. Mas isto não significa que eles sejam inofensivos e que podemos dá-los ao nosso cão sem uma receita veterinária.

A ingestão inapropriada torna esses medicamentos humanos fora dos limites para cães. Podem causar sintomas como agitação, letargia, sonolência, alterações do ritmo cardíaco, vômitos, diarreia, anorexia, convulsões e até mesmo a morte. Portanto, é importante entrar em contato com seu veterinário se algum desses sinais ocorrer, pois o cachorro pode ter tomado um anti-histamínico.

10 Remédios humanos proibidos para cães - 7. Anti-histamínicos

8. Diuréticos

Os diuréticos, como a furosemida ou a espironolactona, são drogas utilizadas para remover o excesso de líquidos, por exemplo, quando estes se acumulam nos pulmões, o que muitas vezes é o caso em doenças cardíacas. Eles são prescritos tanto na medicina veterinária quanto na humana, ou seja, podem ser usados em cães, mas nunca sem recomendação veterinária, pois o uso inadequado faria com que esses medicamentos humanos fossem proibidos para cães, de modo que sua ingestão poderia levar a envenenamento, cuja gravidade dependerá da quantidade ingerida e das características de cada animal.

O sintoma típico do envenenamento diurético é a desidratação. O cão urinará excessivamente e ficará com sede e letargia. A insuficiência renal aguda pode até mesmo ocorrer, embora isso seja incomum. Um veterinário deve ser consultado imediatamente.

9. Remédios descongestionantes

Os descongestionantes são os medicamentos usados para resfriados ou gripe. São remédios humanos que são proibidos para cães, especialmente aqueles compostos por vários ingredientes ativos, pois sua ação combinada seria mais perigosa.

Eles também têm uma margem de segurança baixa, o que significa que uma pequena dose desencadeará sintomas de intoxicação, como agitação, hiperatividade, vômitos, pupilas dilatadas, aumento do ritmo cardíaco e da pressão arterial, tremores musculares, convulsões ou mesmo morte se a dose tomada for muito alta. Uma atenção veterinária imediata é vital.

Neste artigo explicamos as causas e tratamentos para um cachorro com o nariz entupido.

10 Remédios humanos proibidos para cães - 9. Remédios descongestionantes

10. Medicamentos para a tireóide

Os cães, assim como as pessoas, podem desenvolver problemas na glândula tireóide, especialmente o hipotireoidismo canino. Esta situação exigirá um tratamento medicamentoso. As doses de remédios para estes distúrbios em cães são mais altas do que no tratamento para humanos, por isso é difícil que ocorra envenenamento se acidentalmente dermos ao cachorro o remédio humano proibido para o cão. Mas ainda há um risco de envenenamento se houver uma overdose. Os sintomas de overdose seriam tremores musculares, agitação, ofegantes, taquicardia e vômitos. Como em todos os casos de suspeita de envenenamento, é vital contatar seu veterinário o mais rápido possível.

Não automedique o cachorro

Se quer que o seu pet desfrute de um pleno estado de saúde e bem-estar é fundamental que sob nenhuma circunstância o automedique, nem sequer utilizando remédios veterinários, uma vez que muitas vezes isto pode mascarar uma doença grave que precise de diagnóstico e tratamento específico de forma urgente.

Para evitar acidentes desnecessários que possam custar a vida do seu cachorro, tenha consciência e consulte o veterinário quando observar algum sintoma de doença no seu cachorro.

Agora que você conheceu os 10 remédios humanos proibidos para cachorros, não perca o vídeo a seguir no qual listamos 11 coisas comuns que podem matar o cachorro:

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a 10 Remédios humanos proibidos para cães, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Prevenção.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
15 comentários
A sua avaliação:
Patricia
Na Europa é muito comum a prescrição de paracetamol para cães. É a principal medicação para dor.
A sua avaliação:
Lafayette Calhau
Posso dar Cartisil ao meu cachorro de 9 kg. ?
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Lafayette. Você só deve fazer isso se for recomendado por um veterinário.
Um abraço da equipe do PeritoAnimal!
A sua avaliação:
Ana ustulin
Um comprimido de sertralina de 50 a minha cachorrinha comeu ela parece bem. o que pode acontecer com ela? Derrubei sem querer, não deu tempo de pegar .
Kamila
Sua cadela ficou bem? A minha acabou de um
A sua avaliação:
Viviane
Meu filhote comeu quitiapina 200mg estou desesperada pois é madrugada não sei o que fazer ela pode morrer
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Viviane. Você o levou a um veterinário imediatamente? Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Éder
Um de meus cachorros morreu por causa da maldita cinomose; impedi que minha mãe desse um medicamento humano para ele (antibiótico). Algum tempo depois, outro pegou a mesma praga e, dessa vez, permiti que minha mãe ministrasse o medicamento: o cachorro se recuperou de um dia pro outro.
A sua avaliação:
Rosangela de Oliveira Serralheiro
Boa tarde Estou c cachorra c uma ferida na pata esquerda ela já foi ao veterinário e tomou vários antibióticos e curativo mas infelizmente não melhorou eu preciso levar em outro veterinário mas ela não deixa eu chega perto dela eu queria sabe se tem algum medicamento que ela possa adormecer por alguns minutos
A sua avaliação:
LIA TAVENI RESCHKE
Muito útil e bem escrito!
A sua avaliação:
Meu cachorro tomou um comprido de diazepam que.caiu no chão por acidente o que pode acontecer
Meu cachorro engoliu um comprido de diazepam por acidente, o que pode acontecer?
Administrador PeritoAnimal
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Marina
Eu dei dois bromazepam para o meu cachorro para calmante ele ta muito estressado porque uma cadela de rua no cio,ele quebra tudo tentando sair para rua.será que pode ter algum perigo?
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Marina. Não recomendamos que você medique o seu cachorro sem orientação de um veterinário.

Rápidas melhoras.
Clita
Meu cachorro foi sofreu uma entoxicacao já melhorou mas porém ela está com fraqueza nas perninha traseira posso dar um relaxante muscular um Torsilax
Luísa Savala
Oi Cilta! A equipe do PeritoAnimal não recomenda que você medique o seu cachorro sem indicação veterinária. No entanto, temos uma artigo sobre cachorro com fraqueza na perna traseira que pode te ajudar: https://www.peritoanimal.com.br/cachorro-com-fraqueza-nas-patas-traseiras-causas-22950.html
De qualquer forma, o mais indicado é buscar ajuda de um médico veterinário de confiança o mais rápido possível.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Antonio Cassiano
Os medicamentos da classe AINES( anti-inflamatórios., também fazem mal aos cães?
Cristina
Meu labrador (chocolate) de 12 anos está com dois comportamentos obsessivos. Come imediatamente suas proprias fezes e morde as duas patas. A veterinária indicou prozac ou um calmante. Mas acabo de ler essa matéria, então estou com medo de dar. É um animal dócil, comportado, ficacdentro de casa e tem passa cão p ir ao pátio que é grande sempre que quiser. Temos uma cachorra vira lata tbm. Nunca sofreu abandono. Não entendo porque ele está assim.
Luísa Savala
Oi Cristina! Se você não se sente confiante com o tratamento prescrito pela sua médica veterinária, você pode procurar uma segunda opinião. Neste caso, sendo um problema comportamental, aconselhamos que visite um especialista, ou seja um etólogo.
Elana Ana antunes
Meu Yorkshire está com um abcesso abaixo do olho,qual medicamento humano posso dar para anti-inflamatório.No aguardo
Patricia
Eu dei para o meu cão zilepam zilepam 4 comprimidos cada um tem 2 MG pode dar algum problema eu achei o site agora para mim fazer essa pergunta depois que eu dei ele tá com problema no saco e ele lambe e tá em carne viva eu passo pomada ele lambe eu não sei o que eu faço
A sua avaliação:
Monica
Diclofenaco (Cataflam) também não é indicado, causa hemorragia no intestino.
1 de 7
10 Remédios humanos proibidos para cães