35 animais da Austrália

35 animais da Austrália

Os animais perigosos da Austrália são bem conhecidos, como aranhas venenosas, cobras e lagartos, mas nem toda a fauna do país é perigosa. Existem muitos animais que, devido à sua evolução carente de predadores, são confiados e não têm muitos métodos para evitar a predação.

Neste artigo de PeritoAnimal, te apresentamos uma lista de animais da Austrália pouco ou nada agressivos ou perigosos, animais talvez menos conhecidos mas únicos e espetaculares!

1. Choco gigante australiano

O choco gigante australiano (Sepia apama) é um molusco pertencente à classe dos cefalópodes. É o maior choco que existe e é especialista em camuflagem, pois suas mudanças na coloração da pele e o movimento das suas barbatanas fazem que imite o seu meio na perfeição e assim despiste os seus predadores e confunda as suas presas.

É endêmica das águas costeiras do sul da Austrália e podemos encontrá-la até a Baía de Moreton na costa este e na costa oeste, até à Costa de Nigaloo. O seu período reprodutor começa em Abril e termina em Setembro, no qual realizam uma desova (botam os ovos) em massa no Golfo Spencer, onde se reúnem anualmente milhares de chocos gigantes.

É um animal carnívoro, se alimenta de peixes, moluscos e crustáceos, tal como as outras espécies de chocos. Não é um dos animais da Austrália em extinção, mas sua população está diminuindo, então a espécie está quase ameaçada.

2. Cavala manchada

A cavala manchada (Scomberomorus queenslandicus) é um peixe da família dos escombrídeos. Se encontra nas águas tropicais e subtropicais do norte da Austrália e no sul de Papua-Nova Guiné. Pode se encontrar desde a Baía Shark até Sydney.

Este peixe é verde-azulado nas costas, prateado aos lados e possui três filas de manchas de cor bronze. As fêmeas são maiores que os machos. A época reprodutiva ocorre entre os meses de Outubro e Janeiro, e a desova tem lugar nas águas de Queensland.

Não é uma espécie comercial e está ameaçada, mas se pesca de forma acidental quando são capturadas outras espécies de cavalas.

3. Golfinho-corcunda-australiano

O nome científico do Golfinho-corcunda-australiano, Sousa Sahulersis, deriva de Sahul Shelf, uma plataforma submarina situada entre o norte da Austrália e o sul de Nova Guiné, onde se encontram os golfinhos australianos. O nome comum, corcunda, vem porque sua barbatana dorsal é muito comprida e parece uma corcunda por causa duma acumulação de tecido adiposo que se acumula à medida que envelhecem.

Machos e fêmeas têm o mesmo tamanho (cerca de 2,7 metros) e atingem a maturidade sexual entre os 10 e 13 anos. São animais de vida longa dado que podem viver cerca de 40 anos em liberdade. A cor da pele muda conforme a idade. Quando nascem são acinzentados e com o tempo vão mudando para prateados, sobretudo na zona da barbatana dorsal e a frente.

Este animal é muito susceptível à contaminação e, como vive perto das costas e os rios, áreas muito contaminadas, sua população está sendo afetada e só existem cerca de 10.000 indivíduos em liberdade. Sem dúvida, é um dos animais típicos da Austrália que poderia mesmo desaparecer se o problema não é combatido.

4. Pelicano-australiano

Existem oito espécies de pelicanos no mundo, todas muito semelhantes em aparência, porque são todos brancos, com exceção de dois deles, o pelicano-cinzento e o pelicano-peruano. A característica mais peculiar destes animais é o longo bico com bolsa para guardar os peixes. O pelicano-australiano (Pelecanus conspicillatus) tem um bico que mede de 40 a 50 centímetros, e é maior nos machos que nas fêmeas. A envergadura é de 2,3 a 2,5 metros.

Este animal se encontra distribuído por toda a Austrália, Papua-Nova Guiné e no sul da Indonésia. Apesar da aparência corpulenta e pesada, o pelicano é um voador ótimo e, embora não possa manter o voo movendo suas asas, pode ficar no ar 24 horas quando apanha correntes de ar. É capaz de se elevar mais de 1.000 metros de altitude, e até existem registros de 3.000 metros.

A reprodução depende das condiciones ambientais, sobretudo da chuva. Os pelicanos criam em colônias de mais de 40.000 indivíduos agrupados em ilhas ou costas e vivem entre 10 e 25 anos.

5. Pato-australiano

O pato-australiano (Anas rhynchotis) está distribuído por toda a Austrália, mas sua população se concentra no sudeste ocidental e no este da Austrália e da Tasmânia.

São pardos, com penas de cor verde mais clara. Assinale-se que existe muito dimorfismo sexual nesta espécie. Os machos têm a cabeça cinza azulada e uma linha branca na cara à frente do olho. Têm o bico comprido em forma de colher, composto no interior por uns pentes com os quais filtram a lama e pegam os alimentos, basicamente moluscos, crustáceos e insetos.

O estado de conservação é vulnerável e, embora não exista nenhum plano de conservação para a espécie, há um para a área onde ela habita.

6. Peru-do-mato

O peru-do-mato (Alectura lathami) vive ao longo do este da Austrália, desde a Península do Cabo York, em Queensland, ao sul, até os subúrbios do norte de Sydney e a região de Illawarra em Nova Gales do Sul. Vive em florestas tropicais ou úmidas.

Esta ave tem a plumagem principalmente preta, a cabeça vermelha sem penas e a parte inferior do pescoço amarelo. Mesmo que pareça um peru e tenha esse nome, realmente pertence a outra família: a dos megapódidas.

Buscam o alimento forrageando a terra e escavando com as patas. Sua dieta está baseada em insetos, sementes e frutos. Ao contrário da maioria das aves, o peru-do-mato não incuba os ovos, enterrando-os debaixo de um monte de vegetação em descomposição que, graças ao calor produzido pelas reações típicas da matéria orgânica em descomposição, mantem os ovos à temperatura idônea. Por isso, é um dos animais mais surpreendentes desse país, sendo também um dos animais mais estranhos da Austrália.

7. Papagaio-rei-australiano

Os papagaios-reis-australianos (Alisterus scapularis) habitam nas selvas tropicais ou nas florestas esclerófilas úmidas ao longo da costa leste da Austrália.

São os únicos papagaios australianos com a cabeça totalmente vermelha, mas só os machos; as fêmeas têm cabeça verde. O resto do corpo é igual nos dois animais: a barriga vermelha, e as costas, as asas e a cauda verdes. Vivem em duplas ou grupos familiares. São animais frugívoros e nidificam nas cavidades das árvores.

8. Rato-de-cauda-grossa

O rato-de-cauda-grossa (Zyzomys pedunculatus) é um dos animais mais raros da Austrália, está em perigo de extinção por causa da destruição do seu habitat e da predação dos gatos domésticos que, na Austrália, são uma espécie invasora.

É um roedor de tamanho mediano com um peso de 70 a 120 gramas. A pelagem é grossa de cor parda clara e branca na barriga. Tem uma cauda muito grossa e nunca mais longa que a longitude desde o nariz à base da cauda.

São animais granívoros, isto é, se alimentam de sementes, sobretudo em períodos de calor. Durante o inverno, também se alimentam de insetos, mas em menores quantidades.

9. Cobra-Tigre

A cobra-tigre (Notechis scutatus) é um dos animais mais venenosos do mundo. Esta espécie é muito comum, ao mesmo tempo que dispersa pelo sul da Austrália.

Vive em zonas próximas à água, como galeria ripícolas, restingas ou cursos de água. Também pode viver em zonas mais áridas, como pastagens ou terrenos rochosos. Quando habita nesta última zona mencionada, tem um comportamento noturno para evitar o calor do dia, embora nas zonas com água seja diurna ou crepuscular.

Se alimenta duma grande variedade de mamíferos pequenos, anfíbios, pássaros e até mesmo peixes. A reprodução ocorre de Dezembro a Abril. É uma espécie vivípara que pode ter entre 17 e 109 filhotes, mas se reproduz pouco frequentemente.

10. Gambá pigmeu da montanha

O gambá (Burramys parvus) é um pequeno mamífero da Austrália, não maior que um rato. É endêmico do sudeste australiano, onde só há três unidades populacionais totalmente isoladas. A sua área de distribuição não é maior que 6 ou 7 quilômetros quadrados. É uma espécie que está criticamente ameaçada.

É a única espécie de mamífero australiano que vive em ambientes alpinos, em campos rochosos periglaciais. São animais noturnos. Sua alimentação baseia-se num tipo de mariposa (Agrotis infusa) e alguns outros insetos, sementes e frutos. Quando o outono termina, entram em hibernação por 5 ou 7 meses.

Animais típicos da Austrália

Todos os animais anteriores são típicos da Austrália, todavia, é certo que muitos deles são pouco conhecidos. Por isso, a seguir mostramos uma lista com os animais mais típicos da Austrália:

  • Vombate (Vombatus ursinus)
  • Coala (Phascolarctos cinereus)
  • Canguru-vermelho (Macropus rufus)
  • Canguru cinza oriental (Macropus giganteus)
  • Canguru cinza ocidental (Macropus fuliginosus)
  • Peixe-palhaço-comum (Amphiprion ocellaris)
  • Ornitorrinco (Ornithorhynchus anatinus)
  • Equidna-de-focinho-curto (Tachyglossus aculeatus)
  • Diabo-da-tasmânia ou demônio-da-tasmânia (Sarcophilus harrisii)

Animais estranhos da Austrália

Já referimos alguns dos animais exóticos da Austrália e raros, no entanto, existem muitos outros. Aqui compartilhamos uma lista dos animais estranhos da Austrália, incluindo os já citados:

  • Lagarto de língua azul (Tiliqua scincoides)
  • Tubarão-de-port-jackson (Heterodontus portusjacksoni)
  • Dugongo (Dugong dugon)
  • Peru-do-mato (Alectura lathami)
  • Grilo-toupeira ou ralo (Gryllotalpa gryllotalpa)
  • Tubarão-cobra (Chlamydoselachus anguineus)
  • Petauro-do-açúcar (Petaurus breviceps)
  • Pinguim-azul ou pinguim-fada (Eudyptula minor)

Animais perigosos da Austrália

Por último, vamos concluir a lista de animais da Austrália com as espécies mais perigosas:

  • Crocodilo-marinho, crocodilo-de-água-salgada ou crocodilo-poroso (Crocodylus porosus)
  • Aranha-teia-de-funil (Atrax robustus)
  • Cobra da morte (Acanthophis antarctitus)
  • Polvo-de-anéis-azuis (Hapalochlaena)
  • Tubarão-cabeça-chata, tubarão-de-cabeça-chata ou tubarão-do-zambeze (Carcharhinus leucas)
  • Abelha-europeia (Apis mellifera)
  • Vespa-do-mar (Chironex fleckeri)
  • Cobra-tigre (Notechis scutatus)
  • Caracol cone (Conus geographus)
  • Taipan-costeira ou taipan-comum (Oxyuranus scutellatus)

Se deseja ler mais artigos parecidos a 35 animais da Austrália, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Barratt, I. & Allcock, L. 2012. Sepia apama. The IUCN Red List of Threatened Species 2012: e.T162627A931625. Disponible en: https://www.iucnredlist.org/species/162627/931625
  • Bavendam, F (1995) The Giant Cuttlefish: Chameleon of the Reef. National Geographic, 188(3) 96-106.
  • BirdLife International 2016. Pelecanus conspicillatus. The IUCN Red List of Threatened Species 2016: e.T22697608A93623945. Disponible en: https://www.iucnredlist.org/species/22697608/93623945
  • BirdLife International 2016. Spatula rhynchotis. La Lista Roja de Especies Amenazadas de la UICN 2016: e.T22680243A92852551. Disponible en: https://www.iucnredlist.org/species/22680243/92852551
  • Collette, B., Di Natale, A., Fox, W., Juan Jorda, M. & Nelson, R. 2011. Scomberomorus munroi. The IUCN Red List of Threatened Species 2011: e.T170330A6750789. Disponible en: https://www.iucnredlist.org/species/170330/6750789
  • Menkhorst, P., Broome, L. & Driessen, M. 2008. Burramys parvus. The IUCN Red List of Threatened Species 2008: e.T3339A9775825. Disponible en: https://www.iucnredlist.org/species/3339/9775825
  • Michael, D., Clemann, N. & Robertson, P. 2018. Notechis scutatus. The IUCN Red List of Threatened Species 2018: e.T169687A83767147. Disponible en: https://www.iucnredlist.org/species/169687/8