23 cachorros para apartamento

23 cachorros para apartamento

Nos dias de hoje, a grande maioria da população de cidades médias e grandes vive em apartamentos. Além de influenciar no seu estilo de vida, esse dado é fundamental na hora de decidir adotar um cachorro para compartilhar o dia a dia. Afinal de contas, os cachorros precisam de espaço para se desenvolver a nível físico e cognitivo.

Atualmente, existem mais de 300 raças de cachorro reconhecidas pela FCI e outras mais que são reconhecidas por outras sociedades internacionais ou que ainda aguardam por algum reconhecimento oficial. Por isso, quando pensam em adotar um melhor amigo, é completamente normal que as pessoas se perguntem como escolher um cachorro para apartamento. Pensando nisso, resolvemos dedicar este artigo do PeritoAnimal a comentar sobre 23 cachorros para apartamento e as características de cada uma dessas raças de cachorro.

Raças de cachorro para apartamento

Confira a seguir uma lista com as 23 raças de cachorro para apartamento:

  1. Chihuahua
  2. Yorkshire terrier
  3. Lulu da Pomerania
  4. Poodle
  5. Dachshund
  6. Shih tzu
  7. Maltês
  8. Pinscher miniatura
  9. Jack Russel terrier
  10. West Highland White Terrier
  11. Basenji
  12. Bulldog francês
  13. Pug
  14. Boston terrier
  15. Bulldog inglês
  16. Bichón frisé
  17. Shiba inu
  18. Lhasa Apso
  19. Shar pei
  20. Chow chow
  21. Dogue alemão
  22. Golden retriever
  23. Vira-latas

Melhores cachorros para apartamento

Os melhores cachorros para apartamentos são aqueles cujo tamanho e temperamento podem se adaptar a um ambiente mais compacto. Por isso, geralmente pensamos em raças de pequeno porte quando imaginamos um cachorro ideal para apartamento. Além de requerer menos espaço para se desenvolver e se expressar, também é mais simples prover uma adequada rotina de exercícios físicos a um cão pequeno. Porém, também existem raças de cachorro de porte médio e até cachorros grandes que podem viver bem em um apartamento, desde que contem com a dedicação dos seus tutores.

Entretanto, você nunca deve esquecer que o comportamento de um cachorro não é determinado somente pela sua raça e herança genética, e dependerá fundamentalmente da educação e do ambiente proporcionados pelos seus tutores. Por isso, todos os cães precisam ser corretamente socializados e educados, independente da raça e do tamanho da casa.

Se você quer um cachorro obediente e equilibrado, que não lata muito quando estiver sozinho e não destrua os móveis da casa, você não pode se guiar apenas pela raça ou pelo tamanho. Será preciso investir na sua educação e socialização desde filhote, na sua atividade física e estimulação mental, e proporcionar um ambiente enriquecido onde o seu peludo possa brincar, se exercitar e se divertir mesmo na sua ausência.

Feitas estas considerações, já podemos começar a descobrir quais são as raças de cachorros para apartamentos.

Cachorros pequenos para apartamento

Embora existam raças caninas de porte médio e grande que podem se adaptar a viver em apartamentos, as raças cachorros pequenos costumam ser a alternativa mais “segura”, principalmente se você mora em um apartamento pequeno. A seguir, listamos as melhores raças de cachorro para apartamento.

Chihuahua

Pequenos, valentes e simplesmente encantadores: assim são os chihuahuas, uma das melhores raças de cachorros para apartamento. Além de ser o menor cão do mundo, o chihuahua também é considerado a raça canina mais longeva, podendo viver até 20 anos com os cuidados apropriados. Porém, são sensíveis ao frio, às mudanças climáticas e mostram predisposição genética a várias doenças, como a hidrocefalia, epilepsia, hérnia discal, etc. Por isso, costumam demandar muita atenção e precisam de alguns cuidados específicos para manter uma ótima saúde e um bom comportamento.

Yorkshire terrier

Por falar em pequenos e valentes, o próximo destaque do nosso ranking de cachorros para apartamentos vai para o yorkshire terrier. Essa raça canina criada no Reino Unido é uma das mais populares no mundo inteiro e costuma fazer muito sucesso com as crianças pelo seu temperamento enérgico e brincalhão. Além disso, o yorkshire é um os cachorros que não soltam pelos, podendo conviver com pessoas alérgicas.

Porém, os cachorros yorkshire precisam ser educados e socializados desde filhotes para evitar problemas de conduta, como os latidos em excesso, a destrutividade e os comportamentos possessivos em relação aos seus familiares. Aqui no PeritoAnimal, você pode conferir as melhores dicas para adestrar um yorkshire terrier.

Lulu da Pomerania

Os lulus da Pomerania são os menores representantes da família de cães de tipo spitz e foram criados entre Alemanha e Polônia como autênticos cães de companhia. Por isso, revelam um comportamento muito dócil e costumam ser bastante apegados aos seus tutores. Por outro lao, não costumam lidar bem com a solidão e podem sofrer com a ansiedade de separação se passam muitas horas sozinhos e/ou não recebem uma correta educação.

Poodle

Famoso por seus pelos cacheados e sua energia interminável, o poodle é também um dos cinco cães mais inteligentes do mundo e demonstra uma extraordinária versatilidade na hora de aprender. Infelizmente, ganharam certa “má fama” de escandalosos e ciumentos graças à incorreta criação proporcionada por vários tutores.

Por isso, antes de adotar um poodle, lembre-se que precisam de muitos exercícios, uma ótima estimulação mental e demandam bastante atenção, não sendo uma raça adequada para quem busca um cão mais independente.

Dachshund

Mais conhecido como salsicha, o dachshund ou teckel é um excelente cachorro para apartamento e companheiro para dividir o dia a dia. Mesmo sendo muito ativos e brincalhões, é fácil proporcionar a atividade física e mental que o salsicha necessita para levar uma vida saudável graças ao seu pequeno porte. Vale destacar que estes cachorros são especialmente propensos a sofrer problemas de coluna pelo formato do seu corpo, e podem requerer cuidados especiais para manter um ótimo estado de saúde.

Shih tzu

O shih tzu foi criado originalmente no Tibete, onde costumava ser treinada como guardião dos interiores dos monastérios budistas. Por isso, embora sejam cachorros muito simpáticos e carinhosos com os familiares, podem se mostrar bem desconfiados na presença de estranhos. A socialização será o fator chave para conseguir um shih tzu adulto tranquilo e sociável, e prevenir problemas de conduta como a agressividade e a destrutividade. Se assim for, se torna um dos melhores cachorros para apartamento.

Maltês

O bichón maltês é uma das mais adoráveis raças de cachorros italianos e pode se adaptar facilmente a viver em apartamentos. Trata-se de um cachorro de tamanho toy e elegante beleza que se caracteriza pela pelagem longa e complemente branca. Os malteses são amáveis e formam um vínculo muito especial com seus tutores, dos quais requerem bastante atenção. Não lidam nada bem com a solidão e podem desenvolver ansiedade por separação com certa facilidade. Se você está pensando em adotar um cãozinho desta raça, não perca nossos conselhos para adestrar um bichón maltês.

Pinscher miniatura

O pinscher é um daqueles cachorros tão corajosos e intrépidos que parecem não ter a mínima noção do seu próprio tamanho. Donos de uma valentia admirável – e perigosa! -, esses pequenos cachorros estarão sempre prontos para defender a casa e a família. Por isso, o pinscher precisa ser socializado desde filhote para se relacionar positivamente com outros animais e pessoas, além de prevenir alguns problemas de comportamento frequentes nessa raça, como os latidos em excesso e a proteção de recursos.

Jack Russel terrier

O pequeno porte do Jack Russel terrier não condiz com a imensa coragem e lealdade que demonstra aos seus tutores. Como todo bom cachorro de caça, o Jack Russel terrier é enérgico, atento e revela uma personalidade forte com muita coragem. Por isso, tão importante quanto proporcionar uma boa rotina de exercícios físicos e jogos de inteligência diários, será começar a socializar o seu cão a partir de seus primeiros meses de vida.

West Highland White Terrier

O West Highland White Terrier, ou simplesmente Westy, se popularizou como o mais sociável dos cães da família terrier. Além de resultar muito atrativos pela pelagem completamente branca e volumosa, os westies também conquistam muitos admiradores pelo temperamento dinâmico, inteligente e seguro de si, o que facilita o adestramento. Pelo porte pequeno, o temperamento amável e a alta sociabilidade, os westies merecem um lugar de destaque na nossa lista dos cachorros para apartamento.

Cães para apartamento que não latem

Quando moramos em um prédio, uma das nossas maiores preocupações, ao decidir adotar um cachorro, é manter a boa convivência com os vizinhos. Por isso, muitas pessoas se perguntam quais são os cães que latem pouco e podem levar uma vida ativa saudável em um apartamento.

Embora realmente existam raças que tendem a ser barulhentas que outras, é importante entender que um cachorro pode latir muito por vários motivos. Os latidos excessivos podem aparecer, por exemplo, como um sintoma de estresse nos cães, principalmente naqueles que experimentam uma rotina sedentária. Por isso, se queremos evitar que um cão lata muito, principalmente quando fica sozinho em casa, devemos prestar especial atenção à sua educação, atividade física e socialização.

Igualmente, se você está procurando um melhor amigo mais silencioso, confira a seguir as raças de cachorro para apartamento que não latem muito:

Basenji

Além de ser a raça canina mais antiga do mundo, o basenji é também o cachorro mais silencioso. Na verdade, estes cachorros originários da África não possuem a capacidade de emitir o clássico som que associamos aos latidos dos cães. Sua principal vocalização soa como uma mistura de uma risada com um canto tirolês. Além de silencioso, o basenji é um cachorro de porte médio e temperamento estável que pode viver muito bem em um apartamento, sempre que realize passeios e exercícios de forma diária e contem com um ambiente enriquecido.

Bulldog francês

Atualmente, o bulldog francês é tão popular que resulta difícil sair nas ruas e não encontrar pelo menos um exemplar desta raça. Esse indiscutível sucesso não está associado apenas à sua encantadora aparência, mas também ao seu temperamento bondoso, paciente e bastante silencioso. Apesar de ser naturalmente sociável, o bulldog francês também precisa de uma boa socialização para não se tornar medroso ou tímido na presença de animais e pessoas desconhecidas. Por outro lado, se for bem socializado, se torna um ótimo cachorro para apartamento.

Pug

O pug ou carlino é um cachorro muito antigo que foi criado na China, onde originalmente costumava acompanhar os monges budistas. Seu corpo compacto e gordinho só não é mais encantador que seu temperamento brincalhão e carinhoso. Além de requerer pouco espaço e não ser muito ativos, os pugs são fáceis de socializar, não latem muito e costumam ser excelentes companheiros para as crianças. Todas estas qualidades fazem com que o pug mereça uma menção obrigatória entre as raças de cachorro para apartamento.

Boston terrier

O Boston terrier mostra uma grande semelhança física com o Bulldog francês, porém, foram criados nos Estados Unidos (em Boston, mais precisamente) e possuem um corpo mais atlético. Além de um temperamento amável e carinhoso, o Boston terrier se destaca pela facilidade de aprender e socializar, o que facilita a educação e o transforma em um excelente cachorro para apartamento e para fazer companhia.

Bulldog inglês

Apesar da sua suposta “cara de mau”, o Bulldog inglês é um cão calmo, silencioso e extremamente leal aos seus familiares. Como não precisam realizar uma atividade física intensa e possuem um caráter bastante estável, são um dos melhores cães para apartamentos. Mesmo assim, sua personalidade é forte e seus tutores devem ter a paciência e dedicação necessárias para educá-lo com a ajuda do reforço positivo. Suas rugas também requerem alguns cuidados específicos para evitar a problemas de pele e infecções, o que demanda tempo de seus proprietários.

Bichón frisé

Sociável, brincalhão e familiar: assim poderíamos definir o temperamento adorável do bichón frisé, uma das melhores raças de cachorros para apartamento. Diferente da maioria dos cães pequenos e valentes, o bichón frise é bastante silencioso e só costuma latir ao perceber algum estimulo estranho no seu ambiente. Também é um cão fácil de socializar, se adapta a apartamentos pequenos e adora compartilhar brincadeiras com as crianças.

Cachorros para apartamento que ficam sozinhos

Outra preocupação dos atuais tutores são as horas que devem passar fora de casa para cumprir suas responsabilidades no trabalho e outros aspectos e sua vida pessoal. Com rotinas cada vez mais agitadas, são muitas as pessoas que procuram cachorros mais independentes que possam ficar sozinhos em casa e manter um comportamento estável. A seguir, listaremos algumas das melhores raças de cachorros para apartamento que ficam sozinhos:

Shiba inu

O shiba inu ganhou popularidade no Brasil nas últimas décadas, mas ainda costuma ser confundido com o akita inu, embora sejam menores e mais compactos. Pelo seu caráter independente, silencioso e seguro de si, o shiba inu é um dos melhores cachorros apartamento que ficam sozinhos. Porém, são guardiães e tendem a se comportar de forma desconfiada na presença de estranhos, devendo ser socializados desde seus primeiros meses de vida. Por isso, se você decidir adotar um cachorro desta raça, conheça nossos conselhos para educar um shiba inu

Lhasa Apso

O lhasa apso é um dos poucos cachorros pequenos que mostram um temperamento independente e determinado, podendo se adaptar facilmente a ficar sozinho em casa e manter um comportamento equilibrado. Porém, também precisam do afeto dos seus tutores para levar uma vida saudável e devem ser socializados corretamente para orientar seu instinto guardião e evitar que latam excessivamente.

Shar pei

O shar pei é um cão inconfundível pelo seu aspecto peculiar e atrativo que se caracteriza pelas rugas que recobrem seu corpo e principalmente seu rosto. Uma aparência tão peculiar revela também um caráter muito especial e uma personalidade independente. Os cachorros shar pei criam um vínculo muito especial com seus tutores, os quais protegeram com toda sua valentia, mas podem se mostrar desconfiados e até um pouco agressivos com os estranhos quando não são bem socializados. Também precisam de alguns cuidados especiais para evitar problemas de pele e infecções comuns nessa raça.

Chow chow

O chow chow é uma das raças de cachorros chineses mais populares pois chama a atenção pela sua língua roxa e pelo aspecto de um pequeno leão. Este é um cão calmo, independente e silencioso que costuma se comportar de forma bastante equilibrada no seu dia a dia. Porém, são também grandes guardiães com um importante instinto territorial que não duvidarão em defender os familiares e a casa. Se você quiser um chow chow estável e sociável com outros animais, precisará socializá-lo desde filhote e começar sua educação a partir da sua chegada ao novo lar, dessa forma, se converte em um maravilhoso cachorro para apartamento.

Dogue alemão

Eu sei que você deve estar pensando: “mas o dogue alemão é um cão gigante!”. E sim, literalmente estamos frente ao maior cachorro do mundo que se popularizou depois do sucesso do desenho animado “Scooby Doo”. Porém, o dogue alemão ou cão dinamarquês é um cachorro estável, muito dócil e silencioso, que pode se adaptar bem a um apartamento amplo de boas dimensões desde que conte com a dedicação dos seus tutores.

Como se trata de um cão gigante, o dogue alemão precisará de uma elevada atividade física diária para manter um comportamento equilibrado e um peso saudável. Além disso, a socialização será indispensável para ensiná-lo a se relacionar positivamente com os indivíduos e estímulos ao seu redor, principalmente com pessoas e animais desconhecidos.

Golden retriever

O golden retriever é um dos cachorros mais populares do mundo e semelhante sucesso não é uma mera coincidência. Além de uma beleza exuberante coroada pela sua característica pelagem longa e dourada, essa raça canina é uma das mais pacientes e estáveis, resultando excelentes companheiros familiares.

Como são cães grandes e ativos, precisarão realizar, no mínimo, três passeios diários de 30 a 45 minutos cada um para garantir uma adequada atividade física. Também são muito inteligentes e aprendem com facilidade, por isso, devemos manter sua mente bem estimulada tanto através do adestramento em positivo, como dos jogos de inteligência e atividades ou esportes caninos.

Vira-latas: os cachorros mais versáteis

Se você está procurando um cachorro para apartamento que seja obediente, pode ter certeza que nenhuma raça te oferecerá tanta versatilidade e devoção como os cães mestiços ou vira latas. Os cachorros sem raça definida são únicos na aparência e no temperamento, mostrando facilidade de se adaptar a tutores de diferentes personalidades, idades e estilos de vida. Além disso, podem aprender rapidamente e ser adestrados com facilidade, sempre que contem com um tutor dedicado que saiba utilizar o reforço positivo para estimular suas capacidades cognitivas e emocionais.

Quer saber mais uma vantagem de adotar um vira-lata? Eles possuem baixa predisposição genética de desenvolver doenças hereditárias que são muito frequentes nos cachorros de raça. Por isso, quando recebem os devidos cuidados e muito amor, costumam ser mais saudáveis e podem viver mais que qualquer cachorro com pedigree.

Se deseja ler mais artigos parecidos a 23 cachorros para apartamento, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Ideal para.