17 raças de cães que você nunca ouviu falar

17 raças de cães que você nunca ouviu falar

Existem muitas de raças de cachorros no mundo, cuja quantidade de exemplares varia de acordo com a localização. Algumas raças são muito antigas, enquanto que outras apenas estão surgindo agora. Os cruzamentos ao longo do tempo permitiram o aparecimento de novas raças, enquanto que as guerras e outros aspectos levaram muitas à extinção.

Atualmente, a Federação Internacional de Cinologia reconhece cerca de 350 raças em todo o mundo e são raras as pessoas que conhecem todas. Por esse motivo, o PeritoAnimal reuniu algumas raças que você provavelmente não conhece, assim como algumas das suas características e curiosidades.

Continue lendo para conhecer 17 raças de cães que você nunca ouviu falar!

Keeshond

O Keeshond é um cachorro dócil e dedicado aos seus tutores, possuindo uma especial afeição por crianças. É tolerante com estranhos e outros animais, sendo um excelente cachorro familiar ou cão de guarda. É um animal que adora receber carinho da sua família, nunca devendo ficar preso no exterior. O Keeshond é um cão enérgico que precisa de muito exercício e espaço. A sua pelagem característica faz dele uma das raças mais admiradas do mundo graças à sua semelhança com um animal de pelúcia.

Pelado mexicano

Pelado Mexicano é uma raça com origem Mexicana, assim como nome indica. É muito popular no seu país e a sua origem é muito antiga, tendo sido usado pelos Maias e pelos Aztecas para proteger o lar de espíritos malignos. Pode ser encontrado no tamanho standard ou em miniatura e, como diz o sue nome, é um animal desprovido de pelo.

Pequeno cão leão

O Pequeno cão leão, com origem francesa onde é chamado de Petit Chien Lion, é um animal ativo e resiliente cuja raça é a mais rara em todo o mundo. É também um cão corajoso que desafia animais maiores e é facilmente adestrado. Apesar de densa, a sua pelagem não garante muito isolamento.

Pastor-bergamasco

O Pastor-bergamasco é uma raça de origem italiana usada como cão de guarda e pastoreio. É um cachorro dócil, forte, leal e trabalhador que possui uma estrutura rústica e robusta.. Possui uma pelagem semelhante a lã de ovelhas que o mantem bem quente o tempo todo.

Cirneco do Etna

O Cirneco do Etna é uma raça pouco conhecida fora da Sicília, seu local de origem. É um cachorro que tem dificuldade em de acostumar ao mundo urbano, necessitando de exercício físico constante. Apesar de ser um animal muito leal, é um cão difícil de adestrar. Possui orelhas grandes e eretas, sendo essa uma das características mais peculiares da raça.

Harrier

O Harrier é uma raça com características físicas semelhantes à do Foxhound Inglês, que também é conhecido como "Beagle em esteroides", por ser um cachorro muscular. Possui uma personalidade alegre, sociável e calma, de adestramento fácil. É um cachorro de porte firme e forte.

Puli

O Puli é uma raça canina oriunda da Hungria que foi usado para pastorear e guardar rebanhos de ovelhas. Quase extinto durante a Segunda Guerra Mundial, o Puli possui um temperamento leal e ativo, sendo um excelente cachorro de companhia. São adestrados facilmente, pelo que são cachorros perfeitos para provas de agility.

Plott hound

O Plott hound é um cachorro criado na Carolina do Norte (EU) com o objetivo de caçar ursos e javalis. Atualmente, continua sendo usado como cachorro de caça sendo particularmente eficazes quando caçam em matilha. São cachorros que necessitam de espaço para correr, não devendo ser mantidos em apartamentos ou espaços pequenos. Adoram interagir com pessoas e brincar na água.

Dandie dinmont terrier

O Dandie dinmont terrier é um cachorro pequeno com origem escocesa. O seu nome foi inspirado em um romance de Walter Scott chamado Guy Mannering após ter aparecido em pinturas que representavam a aristocracia da Escócia. É um cachorro leal, calmo e tolerante, de patas curtas e dorso longo.

Pastor-de-beauce

O pastor de Beauce é uma raça de origem francesa, também conhecida como Pastor-beauceron. Esses cachorros foram, inicialmente, usados como cães pastores, protegendo as ovelhas e vacas de lobos. Atualmente, é usado como cachorro de companhia e cão de guarda. É um cachorro gentil, corajoso, alerta e protetor.

Spitz dos Visigodos

Esse cachorro raro adora atenção e é muito dedicado ao seu tutor. Adora fazer truques como agility, e possui uma personalidade determinada, corajosa e enérgica. É originário da Suécia, sendo o símbolo canino do país.

Otterhound

O Otterhound, chamado de cão de lontra, é uma raça de personalidade serena e alegre, podendo alternar entre um cachorro bem ativo e um pouco preguiçoso. Adoram a água e são muito resistentes ao frio, tendo sido usados nas perseguições das lontras em dentro de tocas e em rios. Como a caça de lontra foi proibida, esse cachorro apenas vive como cão de companhia.

Clumber Spaniel

Clumber Spaniel é uma raça de cachorros gentis originários de Inglaterra. Apesar de terem sido usados como cachorros de caça, não são cachorros particularmente rápidos ou ativos, sendo apenas bons rastreadores. É comum carregar objetos na boca, como se apresentasse troféus. Atualmente, é usado apenas como cachorro de companhia.

Saluki

O Saluki é originário do Oriente Médio e foi considerado um cachorro real no Egito Antigo. Algumas pessoas acreditam que essa é a raça mais antiga de cachorros domesticados. Possui uma estrutura aerodinâmica que permite atingir grandes velocidades, sendo um cachorro alto, paciente e gracioso.

Pastor-de-brie

Pastor-de-brie é uma raça desenvolvida, originalmente, em França. Durante a Primeira Guerra Mundial, foi usado como cachorro soldado, enviando mensagens entre os oficiais e localizando soldados feridos. É também conhecido como um "um coração de ouro envolvido em pelo", pois é um animal muito leal.

Schipperke

O Schipperke é um cachorro pequeno que também é chamado de "Diabo da Tasmânia", pois é um animal muito ativo, curioso e enérgico. Ele necessita de muito exercício e adestramento, caso contrário será um cachorro demasiado agitado.

Leonberger

Se gosta de cachorros grandes, vai amar essa raça. O Leonberger, conhecido como o gigante gentil, é um excelente cachorro de família que é caracterizado pela sua bondade, auto-disciplina e calma. O cachorro Leonberger é, assim como labrador, considerado um animal terapêutico.

Se deseja ler mais artigos parecidos a 17 raças de cães que você nunca ouviu falar, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.