15 raças de cachorros pouco conhecidas

15 raças de cachorros pouco conhecidas

Existem muitas raças de cachorros no mundo cujo número de exemplares varia segundo a sua localização. Algumas raças são muito antigas, enquanto que outras estão aparecendo agora. Os cruzamentos ao longo do tempo permitiram o nascimento de novas raças, enquanto as guerras e muitos outros aspectos levaram à extinção de outras.

Atualmente, a Federação Internacional de Cinologia (FCI) reconhece cerca de 350 raças de cachorros em todo o mundo e são poucas as pessoas que as conhecem todas. Por esta razão, no Perito animal reunimos algumas raças que é provável que não conheça ou não saiba muitas das suas características nem curiosidades. Assim sendo, não espera mais e veja as 15 raças de cachorro pouco conhecidas que lhe mostramos em seguida.

Puli

A primeira das raças de cachorros pouco conhecidas é o Puli, também chamado de Puli húngaro ou pulik, que é originária da Hungria e era usada para pastorear e vigiar os rebanhos de ovelhas. Quase extinta durante a Segunda Guerra Mundial, o Puli tem um temperamento leal e ativo, sendo um excelente cachorro de companhia. Estes cachorros são fáceis de treinar, por isso são perfeito para fazer provas de agility.

Clumber Spaniel

O Clumber Spaniel é outra das raças pouco conhecidas de caça originária da Grã Bretanha que recebe este nome devido ao Clumber Parl, o lugar onde o duque de Newcastle conheceu este cães. Apesar de terem sido usados como cães de caça, os Clumber não são especialmente rápidos ou ativos, no entanto são bons farejadores. É comum que os vejamos transportando objetos na boca, como se fossem apresentar uns troféus. Atualmente, o clumber só se utiliza como cachorro de companhia e tem um caráter bom e carinhoso.

Cirneco do Etna

O cirnedo co Etna é uma raça pouco conhecida fora de Sicília, o seu lugar de origem. Este podengo é um cachorro que tem problemas para se acostumar a viver na cidade, por isso requer exercício constante e muita atividade. Apesar de ser um animal muito fiel, o cirneco é um cachorro difícil de treinar. Tem umas orelhas muito grandes e retas, que é uma das características mais peculiares desta raça.

Xoloitzcuintle

O Xoloitzcuintle, xolo, cachorro asteca, pelado mexicano ou cachorro sem pelo mexicano é uma das raças de cachorros pouco conhecidas proveniente do México, como o seu nome indica. É muito popular no seu país e a sua origem é muito antiga, remontando aos maias e aos astecas que utilizavam estas cachorros para proteger as suas casas dos espíritos maus. Estes cachorros com ou sem pelo mexicanos são muito nobres e podemos encontrá-los em vários tamanhos:

  • Toy : 26-23 cm
  • Médio: 38-51 cm
  • Standard: 51-76 cm

Saluki

Esta raça de cachorro pouco comum chamada saluki é originária do Médio Oriente e foi considerada como o cachorro real do antigo Egipto e por isso, algumas pessoas acreditam que esta é a raça mais antiga de cachorros domesticados. Este elegante galgo tem uma estrutura física otimizada que o faz atingir grandes velocidades e podem ter um pelo de muitas cores. De caráter, os saluki são reservados, pacíficos e muito leais.

Schipperke

O schipperke é um cachorro pequeno de pastoreio de origem Belga, concretamente de Flandes. é uma das raças de cachorros pouco conhecidas mais ativas, curiosas e energéticas e, apesar do seu tamanho, este cão precisa de uma grande quantidade de exercício e treino diário. É ideal como cachorro de vigia e a característica mais curiosa é que possui a aparência de uma raposa. Os schipperke adoram água e caçar pequenos roedores.

Plott hound

Outra das raças de cachorros pouco comuns que temos na nossa lista é o plott hound, um cachorro de trabalho, e não de companhia, criado originalmente na Alemanha para caçar javalis e levado para a Carolina do Norte (USA) com o propósito de caçar ursos. Atualmente, este cachorro continua sendo utilizado como cão de caça, sendo particularmente eficaz quando caçam em matilha. Este lebreiros americanos são cachorros que precisam de espaço para fazer exercício e não devem estar em apartamentos ou espaços pequenos. Os plott hound adoram interagir com as pessoas e brincar na água.

Spitz dos Visigodos

O spitz dos vizigodos, cão viking, é originário da Suécia, como o seu nome indica. Este cão pastor apareceu na época dos vikings e era utilizado como cão de guarda, para caçar roedores e para pastorear o gato. O cão viking adora sentir-se querido e é muito fiel ao seu dono, mas pode ser reservado com desconhecidos. Além disso, pode competir em vários esportes caninos devido à sua grande capacidade de aprendizagem. Tem uma personalidade decidida, valente e está cheio de energia. É considerado como o símbolo canino da Suécia.

Pastor de Brie

Outra das raças de cachorros pouco comuns de hoje em dia é o pastor de brie ou briard, procedente de França. Durante a Primeira Guerra Mundial, esta cão foi utilizado como cão sentinela, mensageiro e localizador de soldados feridos, tudo graças ao seu grande sentido auditivo. Atualmente, o pastor de brie é utilizado como cachorro de pastoreio, de guarda e cachorro de companhia. Este cachorro é muito energético e inteligente, mas também é um pouco teimoso, e tem uma grande necessidade de afeto do seu núcleo familiar.

Dandie Dinmont Terrier

O Dandie Dinmont Terrier é outra das raças de cachorros pouco comuns que existem atualmente. Este exemplar é um cachorro pequeno de origem escocesa que recebe o seu nome devido a um personagem do romance Guy Mannering que foi escrito por Sir Walter Scott em 1815. Antigamente eram utilizados para caçar raposas, lontras ou texugos e além disso, também apareciam em pinturas que representavam a nobreza da Escócia. O Dandie Dinmont é um cachorro fiel e tolerante, comprido e com as patas curtas. É um excelente cachorro de companhia e também um excelente cão de guarda.

Otterhound

Esta raça de cachorros pouco comum chamada Otterhound é também conhecida como cachorro farejador de lontras, uma vez que estes cachorros adoram água e são muito resistentes ao frio, e por isso foram utilizados para a perseguição de lontras em mangues e rios. Esta raça de cachorro originária do Reino Unido tem uma personalidade serena e alegre, e necessita de uma grande dose de atividade física todos os dias, por isso não se recomenda ter um Otterhound em espaços pequenos. Devido à proibição da caça da lontra, este cachorro de trabalho é agora considerado como um cachorro de companhia e está em perigo de extinção porque restam apenas 51 exemplares em todo o Reuno Unido.

Pequeno cão leão

Outra das raças de cachorros pouco comuns no planeta é o löwchen ou pequeno cão leão, que não se sabe exatamente de onde provém mas a FCI sugere que é de origem francesa. O nome desta raça provém do corte do pelo típico que se faz a estes cachorros e não a alguma característica fenotípica natural. Estes cachorros são animais ativos, carinhosos e resilientes, cuja raça é a mais rara do mundo. Também são cães valentes que desafiam os animais maiores e são fáceis de treinar.

Harrier

O Harrier é outra das raças de cães pouco conhecidas surgida do cruzamento entre beagles e foxhounds, e originária de Inglaterra. Com características físicas semelhantes aos seus antecessores, este cachorro também é conhecido como "beagle com esteroides", uma vez que é um cachorro lebreiro forte e musculado. O Harrier tem uma personalidade alegre, sociável e tranquila, e conta com uma grande capacidade de aprendizagem. Antigamente, estes cachorros eram utilizados como cachorro de caça às lebres (lebreiros), raposas e coelhos, mas hoje em dia são excelentes cães de companhia.

Bergamasco

O Bergamasco ou pastor Bergamasco é uma raça de origem italiana utilizada como cão de guarda e pastoreio, mas também são perfeitos como cachorros de companhia, uma vez que são muito familiares e uns excelentes companheiros. Este cão é um cachorro dócil, forte, leal e trabalhador que tem uma estrutura rústica e robusta. A camada de pelo semelhantes à lã de ovelha com dreads faz com que se mantenha quente o tempo inteiro, enquanto passeiam pelas montanhas dos Alpes italianos.

Keeshond

E por último, mas não menos importante, encontramos o Keeshond para terminar as raças de cachorros pouco conhecidas. O Keeshond, também chamado de Spitz tipo lobo é um cachorro energético que precisa de uma grande quantidade de exercício e espaço. O seu pelo característico faz com que seja uma raça muito engraçada por serem muito parecidos a bonecos de pelucia. Este cachorro é um cão dócil e dedicado aos seus donos, que tem um afeto especial pelas crianças. Além disso é tolerante com os estranhos e outros animais, e é um excelente cachorro de companhia ou de guarda.

Se deseja ler mais artigos parecidos a 15 raças de cachorros pouco conhecidas, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.