15 coisas que estressam os cachorros

15 coisas que estressam os cachorros

O estresse nos cachorros é um dos transtornos que pode causar mais consequências e ao qual menos atenção é dada. Isso porque, em inúmeras ocasiões, tende a ser confundido com mau comportamento, erro que pode levar à não solução do problema real.

Para evitar que isso ocorra, neste artigo do PeritoAnimal, detalharemos as 15 coisas que estressam os cachorros e que são as mais comuns. Claro, deve-se ressaltar que nem todas elas podem produzir a mesma reação em todos os cachorros, de modo que é possível que algumas das situações mencionadas não afetem o seu cão, enquanto outras produzam um grave estado de estresse.

O estresse em cachorros

O estresse nada mais é do que a tensão que o cachorro experimenta diante de determinadas situações que são opressoras para ele. Ao se sentir submetido a tal circunstância, seu corpo emite uma resposta que, às vezes, pode ser confundida com um problema de comportamento, como morder objetos ou latir em excesso. Encontramos dois grandes tipos de estresse nos cachorros:

  • Estresse agudo: quando a situação estressante é temporária e o animal acaba se adaptando e resolvendo.
  • Estresse crônico: quando a situação estressante é constante e perdura ao longo do tempo. Aqui o animal não se adapta e acaba desenvolvendo problemas de saúde e de comportamento.

Em qualquer um dos casos, os sinais mais frequentes de um cachorro estressado são os seguintes:

  • Estereotipias
  • Salivação e lambidas excessivas
  • Respiração ofegante constante
  • Hiperatividade
  • Perda de pelo
  • Latido compulsivo
  • Mudanças de comportamento, como agressividade, depressão ou medos.

Mas quais situações estressam os cachorros e provocam os sintomas anteriores? A seguir, detalhamos as mais comuns e cotidianas.

1. Mudanças repentinas ou falta de rotina

Os cachorros são animais de rotina, de hábitos e horários fixos, muito suscetíveis às mudanças tanto do seu ambiente como de seus hábitos diários. Desta forma, mudar repentinamente seus horários de passeio ou comida, por exemplo, é uma das coisas que estressam os cachorros ao verem que não sairão para a rua quando consideram que chegou o momento ou que seu companheiro humano não os alimenta como fazia antes. O mesmo acontece ao realizar mudanças em seu ambiente normal, tais como uma renovação dos móveis. O cão está acostumado a perceber um determinado odor e a presença de móveis novos pode desestabilizar o animal, fazê-lo sentir que não está em casa, desenvolver estresse e, consequentemente, provocar determinados comportamentos indesejados, como a marcação.

Todos os fatores ambientais anteriores produzem estresse agudo no cachorro, de modo que o animal acabará se adaptando à nova situação e aceitando-a, recuperando sua estabilidade emocional. Para que isso aconteça o mais rápido possível, você deverá realizar as mudanças de maneira progressiva e não repentina.

Por outro lado, a falta de rotinas e horários também pode gerar estresse no cachorro por não controlar, com precisão, quando vai comer ou sair para fazer suas necessidades.

2. Mudança de casa

Se uma mudança, como a renovação dos móveis da sala é considerada uma das coisas que estressam os cachorros, imagine o que uma mudança de casa pode provocar. Como dissemos, os cães usam o olfato para se relacionar com absolutamente tudo, pois sua memória olfativa lhes permite reconhecer as pessoas, outros animais, objetos e lugares pelo cheiro que emitem. Para eles, sua casa desprende um odor determinado, por isso, na hora de mudar de domicílio podemos observar o cachorro inquieto, percorrendo cada espaço e cheirando cada canto. Ele saiu de sua zona de conforto e não reconhece a nova casa como "sua", razão pela qual sofre estresse agudo e precisa de tempo para se adaptar.

3. Não descansar adequadamente

Tanto a falta de horas de sono, como o descanso inadequado são coisas que estressam os cachorros e também podem desencadear problemas importantes de saúde. Os cachorros adultos dormem em média 13 horas por dia, passando cerca de 8 horas dormindo à noite e distribuindo o restante durante o dia. Os filhotes, por sua vez, podem dormir até 20 horas por dia. No entanto, muita gente não resiste a acordar o filhotinho para passar um tempo com ele, brincar ou simplesmente acariciá-lo, erros que se traduzem em um cachorro estressado por não poder dormir. Assim, da mesma forma que não dormir o suficiente nos afeta, o mesmo ocorre com os animais e, portanto, nosso cachorro desenvolverá estresse, cansaço, etc.

No entanto, dormir o mínimo de horas não serve de nada se o animal não tiver uma cama confortável, pois o sono não será de qualidade e não poderá descansar tudo o que seu corpo necessita. Por isso, se considera que essa pode ser a situação que estressa seu cachorro, não hesite e providencie uma cama confortável para ele.

4. Chegada de um novo membro à família ou falecimento

Uma das coisas que estressam os cachorros pode ser a chegada de um bebê devido a todas as mudanças que ele acarreta. Portanto, é fundamental preparar o cachorro para a chegada do bebê durante os meses anteriores e saber como agir assim que o bebê nascer. Da mesma forma, a incorporação de um novo animal à família, seja outro cachorro, um gato, um coelho ou qualquer outro animal, também é uma das coisas que estressam os cachorros se a apresentação não for realizada corretamente. Para eles pode ser como uma invasão do seu território, a chegada de novos odores e sons e, portanto, devemos seguir uma série de etapas antes da instalação definitiva do seu novo companheiro.

No PeritoAnimal, te ajudamos com este ponto e o encorajamos a consultar o artigo que se adapta à sua situação:

  • Conselhos para um cachorro e um gato se darem bem
  • Adaptação de cachorros com outros cachorros

Por outro lado, o falecimento de qualquer membro da família também pode ser uma das coisas que podem deixar um cachorro estressado, além de desenvolver desânimo, perda de apetite, etc. Como nós, o cachorro precisa passar por um período de luto.

5. Falta de socialização

O cachorro é um animal sociável por natureza, de matilha, e precisa ter contato social com outros animais e pessoas para ser feliz. Uma má socialização, ou a falta de uma socialização, não só refletirá em problemas de comportamento quando diante de outros animais ou pessoas desconhecidas, mas gerará no cachorro um estado de estresse e ansiedade por não saber como agir. Da mesma forma, não receber nenhum tipo de contato por parte de companheiros humanos também produzirá estresse no cão, tédio, tristeza...

Consulte nosso artigo sobre como socializar um cachorro adulto corretamente e evite que seu cão continue se estressando.

6. Excesso ou falta de exercícios

Os cachorros precisam canalizar toda a energia que acumulam e liberá-la através de passeios e atividades. Fazer uma caminhada de 20 minutos por dia não é suficiente, o animal continuará acumulando tensão e teremos como resultado um cachorro estressado e infeliz, que provavelmente desenvolverá problemas de comportamentos em casa, como um comportamento destrutivo.

Em função do tamanho e raça, o cachorro precisa receber uma média de passeios e exercícios por dia, atividades completamente diferentes e igualmente importantes. Desta forma, o animal precisa caminhar relaxadamente, mas também precisa correr, se cansar e brincar. Consulte nosso artigo sobre exercícios para cachorros adultos e comece a praticá-los.

Por outro lado, e embora possa parecer incrível, um excesso de exercícios também é considerado uma das coisas que estressam os cachorros. Além disso, sobrecarregar o cachorro também pode causar graves problemas em suas articulações, de modo que o ideal é oferecer o tempo e a intensidade de que ele precisa, nem mais nem menos.

7. Passar muitas horas sozinho em casa

Independentemente do cachorro sofrer ou não de ansiedade por separação, passar muitas horas sozinho em casa desenvolve tédio e estresse em qualquer animal, e ainda mais em um tão sociável como é o cachorro. Como dissemos, o cão precisa de contato social e privá-lo disso é totalmente contraindicado. No entanto, se você não tem escolha a não ser deixar seu cachorro sozinho durante várias horas seguidas em um determinado dia, recomendamos consultar o seguinte artigo: como entreter um cachorro sozinho em casa.

8. Violência, gritos ou castigos inapropriados

Muitas pessoas pensam que a melhor forma de educar um cachorro é através do castigo, e nada mais longe da realidade. Foi demonstrado que o cachorro é um animal que responde muito melhor às técnicas baseadas no reforço positivo, nas quais o bom comportamento é recompensado e o comportamento inadequado corrigido com um "Não", sem gritos e sem castigos excessivos.

Tanto a violência física como os gritos podem levar ao desenvolvimento de um comportamento agressivo no cachorro, exatamente ao contrário do que se pretende, além do medo da pessoa e até traumas. Por outro lado, corrigir um comportamento inadequado fora do tempo não faz sentido para o animal e só aumentará o estresse do cachorro por não saber o motivo do aborrecimento do seu humano. Assim, os maus comportamentos devem ser corrigidos e orientados no ato, quando ocorrem, e não minutos nem horas depois.

9. Praticar técnicas de adestramento durante muito tempo

As sessões de adestramento devem ser curtas, não mais do que cinco minutos cada uma, e fazer de três a cinco repetições por dia. Realizar uma única sessão diária de 15 minutos ou mais apenas deixará o cão entediado, cansado, desmotivado e, acima de tudo, estressado. Para mais informações, não perca o seguinte artigo no qual explicamos como adestrar um cachorro.

10. Má educação

Da mesma forma que o excesso no adestramento é contraproducente, não oferecer ao cachorro nenhum tipo de educação também. Lembre-se que o cachorro é um animal de rotina, de costumes e que na natureza viveria em matilha. Portanto, recomenda-se iniciar o adestramento do cachorro sempre seguindo as orientações adequadas. Neste sentido, uma educação incorreta, como a que mencionamos que não é por meio do reforço positivo, também é outra das coisas que estressam os cachorros e causam problemas de comportamento.

11. Excesso de atenção

Todos os amantes de cachorros adoram passar o máximo de tempo possível com eles, brincar, acariciá-los e abraçá-los, mas eles sentem o mesmo? Embora seja difícil aceitar, os cachorros precisam ter seu próprio espaço e tempo para eles, sem que nós os incomodemos. Um excesso de atenção por nossa parte, abraços constantes, beijos, carícias, chamados, etc., acabam estressando o animal e observar que a única coisa que ele quer é fugir de nós, levando-nos a nos perguntar se realmente nos ama. Quando o animal foge, não indica que não gosta de nós, pois provavelmente nos ama mais do que a si mesmo, mas indica que precisa ficar sozinho.

12. Falta de estimulação mental

Além de caminhar e se exercitar fisicamente, o cachorro precisa manter sua mente ativa para se sentir feliz. Os cachorros são animais inteligentes que adoram aprender coisas novas constantemente, portanto, jogar jogos que estimulem sua mente é praticamente obrigatório. Para fazer isso, você pode realizar com seu companheiro peludo jogos de inteligência ou jogos de olfato, tanto em casa, como no exterior.

13. Ficar preso por horas

Faça a si mesmo a seguinte pergunta: como você se sentiria se fosse privado de sua liberdade? O cachorro experimenta a mesma sensação e, portanto, desenvolve um estado de estresse, ansiedade, medo e frustração quando passa muitas horas amarrado, sem liberdade de movimento e sempre no mesmo espaço. E se somarmos a presença da focinheira, teremos conosco um cachorro estressado, infeliz e instável.

Se você mora com um cachorro que destrói tudo quando fica sozinho e considera que a única opção é deixá-lo amarrado, por exemplo, não hesite e vá a um especialista para que te oriente e indique as técnicas a seguir. Sem dúvida, essa é uma das coisas que mais estressam os cachorros e desencadeiam sérios problemas de comportamento.

14. Conviver com uma pessoa hiperativa

Os cachorros têm a capacidade de perceber nossas emoções e adotá-las, de modo que conviver com uma pessoa hiperativa acabará estressando o cachorro e tornando-o igualmente hiperativo. Portanto, antes de adotar o animal é essencial procurar aquele que melhor se adapta a nós e ao nosso estilo de vida, que neste caso seria um cão calmo, dócil e que não se deixe afetar pela hiperatividade do seu humano.

15. Sons fortes

O cachorro é um animal com sentido de audição muito mais desenvolvido que o nosso, podendo perceber frequências inaudíveis para nós que são emitidas até a 20-30 metros de distância. Desta forma, não é de se estranhar que muitos cães tenham fobia de trovões, detestam o som das sirenes ou se assustam com o bater de uma porta. Todos esses sons altos demais para eles não só desenvolvem uma sensação de pavor, mas geram estresse e ansiedade. Portanto, recomenda-se não gritar em casa, ouvir música excessivamente alta ou produzir ruídos que possam estressar o animal.

Lembre-se que todas essas coisas que estressam os cachorros não se aplicam a todos eles, pois cada cachorro é diferente e alguns podem não se alterar diante de alguma das situações mencionadas, enquanto outros sim. O importante é aprender a entender nosso cachorro, sua linguagem, os sinais de calma e evitar tudo o que possa perturbar sua estabilidade emocional.

No vídeo a seguir, deixamos algumas dicas sobre como acalmar um cachorro estressado que poderão ser úteis para você:

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a 15 coisas que estressam os cachorros, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas mentais.

Bibliografia
  • VCA Hospitals. Signs your dog is stressed and how do relieve it. Disponível em: <https://vcahospitals.com/know-your-pet/signs-your-dog-is-stressed-and-how-to-relieve-it>. Acesso em 26 de julho de 2021.