15 cachorros com cara de gente

15 cachorros com cara de gente

Pode ser que você já tenha escutado aquela história de que os cachorros se parecem com seus tutores, ou que até mesmo que tenha feito essa constatação por conta própria. Pois saiba que não é mera coincidência, a ciência explica aqueles cachorros que se parecem com seus tutores. Há quem diga ainda que são cachorros com cara de gente. Ciência essa, que é, mais especificamente, um estudo de psicologia publicado em 2004 por Michael M. Roy e Christenfeld Nicholas, na revista Psychological Science, intitulado 'Do Dogs Resemble Their Owners?' [1], em português: 'os cães são parecidos com seus donos?'.

E as fotos de cachorros com cara de gente internet afora? Você já se deparou com alguma delas? Reunimos tudo isso e muito mais neste post do PeritoAnimal: explicamos se é verdade que os cachorros se parecem com os tutores, separamos imagens de cachorros com cara de gente e a história por trás delas!

Cachorros se parecem com seus humanos?

A metodologia para chegar a essa respostas consistiu em ir até um parque de San Diego, onde fica a Universidade da Califórnia, berço da pesquisa, para fotografar separadamente pessoas e os seus cachorros. Depois, os pesquisadores mostraram essas fotos separadas aleatoriamente para um grupo de pessoas e pediram a eles que ligassem os cachorros às pessoas com quem mais se pareciam. E não é que o resultado foi razoavelmente correto?

Imagem: Reprodução/Gerrard Gethings/BBC

A ciência explica

Sem conhecer os cachorros e seus tutores, as pessoas acertaram grande parte das fotos. O experimento foi repetido outras vezes e a taxa de acertos permanecia alta. O estudo esclarece que essa semelhança costuma ser leve, porém perceptível e nesse caso, os cachorros fotografados durante a pesquisa eram todos de raça pura.

Algumas dessas semelhanças leves citadas incluíram o fato de que mulheres de cabelo comprido preferiam os cachorros de orelhas compridas e caídas, por exemplo - ou os olhos: seu formato e disposição costumava ser parecido entre os cachorros e seus tutores. Os psicólogos revelaram em seu estudo que quando os olhos das fotos estavam cobertos, a missão de designar um cachorro a uma pessoa se tornava muito mais difícil.

Imagem: Reprodução/Gerrard Gethings/BBC

Eles são o nosso reflexo

Uma das explicações possíveis para tais fenômenos, publicada em reportagem da BBC,[2] na verdade, esclarece que não são os cachorros que se parecem com seus tutores, mas sim os tutores que escolhem adotar aqueles cachorros que trazem uma sensação de familiaridade, principalmente quando eles se parecem com alguém que já amamos.

Inclusive, essa primeira pesquisa e suas hipóteses resultou em outro estudo que explica em seu próprio título: 'Não apenas os cachorros se parecem com seus donos, mas os seus carros também' (Not Only Dogs Resemble Their Owners, Cars Do, Too).[3]Já nesse caso, a pesquisa afirma que pessoas tendem a escolher carros que tenham alguma semelhança física com a sua estrutura corporal.

Já no caso da personalidade, a explicação é um pouco diferente. Ainda que algumas raças tenham alguns traços de personalidade mais ou menos marcantes, a menos que o tutor tenha pesquisado antes, essa tal conexão na hora de adotar não existe. O caráter de um cão, no entanto, pode ser influenciado pelo seu tutor. Quer dizer, pessoas estressadas podem ver esse comportamento refletido no comportamento do seus peludos, dentre outros traços.

Não só isso, mas o fato de adotarmos um cachorro que, de certa forma, seja o nosso reflexo também pode fazer com que tentemos 'moldar' nossos pets a uma melhor versão de nós mesmos. O que nos leva à discussão da humanização dos animais, cabe comentar em outro post: qual é o limite dela?

Imagem: Reprodução/Gerrard Gethings/BBC

Você se parece com seu cachorro?

As fotos que ilustraram esse post até agora são obra do fotógrafo britânico Gerrard Gethings, conhecido pela sua especialidade em fotografar animais e o projeto Do You Look Like Your Dog? (Você Se Parece Com O Seu Cachorro?) [4]. Trata-se de uma série de fotos produzidas que retratam a semelhança dos cachorros com seus tutores. Confira algumas delas:

Imagem: Reprodução/Gerrard Gethings/fisheye

Semelhança, coincidência ou produção?

Imagem: Reprodução/Gerrard Gethings/fisheye

Em 2018 a série com 50 fotos do tipo viralizou em formato de jogo da memória.

Imagem: Reprodução/Gerrard Gethings/fisheye

O cachorro com cara de gente

Ok, sabemos que você pode ter chegado esse post em busca de algumas fotos de cachorros com cara de gente muito além do seu próprio tutor, mas com características físicas incomuns em que a primeira coisa que vem à nossa cabeça é um ser humano. Vira e mexe cai na internet algum meme ou foto de um cãozinho com características físicas humanizadas.

Yogi, o Shih-poo de olhos castanhos

Em 2017, o o Yogi, esse colega Shi-poo da foto (esquerda) balançou as estruturas da internet pela sua aparência e passou a ser conhecido como o cachorro com cara de gente. Bastou uma foto dele publicada nas redes sociais da sua tutora, Chantal Desjardins, para que os comentários referentes à sua aparência humana, sobretudo o olhar, surgissem e a foto viralizasse. Na foto abaixo, Yogi está ao lado de sua irmã mais velha e essa semelhança humana fica ainda mais discrepante.

Imagem: Reprodução/Chantal Desjardins

O que não faltaram foram memes comparando o bichinho a pessoas:

Imagem: Reprodução/Twitter

Outros cachorros com cara de gente

As fotos e o memes comprovam que é só uma questão de tempo para que a internet humanize as características de um cachorrinho:

Pete Murray, o Galgo Afegão

Em 2019, na Inglaterra, quem brilhou na internet pelo sua cara de pessoa foi esse cachorro da raça Galgo Afegão, cheio de carisma e simpatia:

Imagem: Reprodução/Twitter

Humanos que se parecem com cachorros

Afinal, são os cachorros que se parecem com os humanos ou os humanos que se parecem com os cachorros? Relembremos-nos de alguns memes clássicos:

Imagem: Reprodução/Twitter/@suelentourinho

Cachorro com cara de gente? Gente com cara de cachorro?

Fica a reflexão. ☺🐶

Imagem: Reprodução/Facebook/Catioro Reflexivo

Se deseja ler mais artigos parecidos a 15 cachorros com cara de gente, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Referências
  1. ROY, Michael M.; NICHOLAS, JS Christenfeld. Do dogs resemble their owners?. Psychological Science, v. 15, n. 5, p. 361-363, 2004. Disponível em: <https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1111/j.0956-7976.2004.00684.x>. Acesso em 1 de setembro de 2020.
  2. ROBSON, David. BBC. Dogs look like their owners – it’s a scientific fact. 12th November 2015. Disponível em: <https://www.bbc.com/future/article/20151111-why-do-dogs-look-like-their-owners/>. Acesso em 1 de setembro de 2020.
  3. STIEGER, Stefan; VORACEK, Martin. Not only dogs resemble their owners, cars do, too. Swiss Journal of Psychology, 2014. Disponível em: <https://econtent.hogrefe.com/doi/pdf/10.1024/1421-0185/a000130/>. Acesso em 1 de setembro de 2020.
  4. NEIRA, Maria Teresa. fisheye magazine. Disponível em: <https://www.fisheyemagazine.fr/en/scheduled/curiosities/like-master-like-dog-photographs-gerrard-gethings/>. Acesso em 1 de setembro de 2020.
Bibliografia
  • ROBSON, David. BBC. Dogs look like their owners – it’s a scientific fact. 12th November 2015. Disponível em: <https://www.bbc.com/future/article/20151111-why-do-dogs-look-like-their-owners/>. Acesso em 1 de setembro de 2020.
  • FRATKIN, Jamie L. et al. Personality consistency in dogs: a meta-analysis. PLoS One, v. 8, n. 1, p. e54907, 2013. Disponível em: <https://journals.plos.org/plosone/article?id=10.1371/journal.pone.0054907/>. Acesso em 1 de setembro de 2020.
  • ROY, Michael M.; NICHOLAS, JS Christenfeld. Do dogs resemble their owners?. Psychological Science, v. 15, n. 5, p. 361-363, 2004. Disponível em: <https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1111/j.0956-7976.2004.00684.x>. Acesso em 1 de setembro de 2020.
  • STIEGER, Stefan; VORACEK, Martin. Not only dogs resemble their owners, cars do, too. Swiss Journal of Psychology, 2014. Disponível em: <https://econtent.hogrefe.com/doi/pdf/10.1024/1421-0185/a000130/>. Acesso em 1 de setembro de 2020.
  • HALL, Ellie. BUZZFEED NEWS. This Dog Has A Human Face. Disponível em: <https://www.buzzfeednews.com/article/ellievhall/this-dog-has-a-human-like-face-and-people-are-freaking/>. Acesso em 1 de setembro de 2020.